Se Chega vencer eleições, “ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar prisão”

José Sena Goulão / Lusa

André Ventura, líder do Chega, com a t-shirt do Movimento Zero durante manifestação de polícias em frente ao Parlamento.

Tal como Donald Trump, André Ventura abriu guerra contra o Twitter e deixou um aviso: “Se o Chega vencer as eleições, ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar mesmo prisão”.

Numa altura em que os protestos contra a morte de George Floyd e a violência policial nos Estados Unidos se adensam, por cá, André Ventura marcou a sua posição. O deputado da Assembleia da República escreveu na sua conta de Twitter que, “se o Chega vencer as eleições, ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar mesmo prisão”.

Além disso, tal como fez Donald Trump, André Ventura declarou guerra à rede social Twitter. “O Twitter deixará de ser a bandalheira que é, pelo menos em Portugal”, escreveu o deputado único do Chega. O Presidente dos Estados Unidos assinou um decreto que pede a revisão da proteção legal das redes sociais, após o Twitter ter assinalado mensagens de Donald Trump com alertas de verificação de factos.

“Hoje uma cópia de Trump, amanhã uma cópia de Bolsonaro: Ventura é um populista que corre pela margem, vai todos os dias dizer coisas polémicas, que ultrapassem os limites”, disse o politólogo Adelino Maltez, em declarações ao Diário de Notícias.

O entusiasmo com as recentes sondagens, que colocam o Chega à frente do Bloco de Esquerda, e a perda de palco na CMTV são duas das razões apontadas por Maltez para este comportamento de Ventura.

A mais recente sondagem da Pitagórica para o JN e para a TSF mostra que o Chega ultrapassa o Bloco de Esquerda, sendo a terceira força política com mais intenções de votos. O partido até desce face a abril – de 7,3% para 6,4%, mas como o BE desce mais (de 8,1% para 6,1%), o partido chega ao pódio da sondagem.

Em maio, a CMTV dispensou o deputado único do Chega André Ventura, que há vários anos era colunista do Correio da Manhã e comentador da estação televisiva.

“Foi uma decisão editorial. Acho que enquanto comentador fez a sua parte e foi sempre muito fiel ao projeto. Mas considero que recentemente foram ultrapassadas algumas linhas vermelhas e também já era altura de repensar os painéis”, disse Octávio Ribeiro, diretor geral editorial do grupo Cofina.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não voto há mais de 30 anos. Nas próximas eleições votarei no CHEGA. É preciso mostrar um enorme cartão vermelho a todos estes partidos e famílias que vivem do poder desde o 25 de abril.
    Fazem o que querem, têm a justiça na mão, roubam o quanto podem, fazem tudo à descarada, inventam desculpas patéticas para os seus atos criminosos e tudo impunemente. Veja-se a título de exemplo o caso do lítio em que um ministro disse que é natural uma empresa constituir-se 3 dias antes, com capital mínimo, sede social na junta de freguesia do PS e ganhar um concurso público de atribuição de uma concessão que poderá valer muitos milhões ao longo das próximas décadas. Isto é gozar com o povo.
    É um regabofe.
    Vou votar no CHEGA.

  2. O chega veio á meia duzia de dias para a politica,e já anda a fazer mais barulho do que qualquer outro partido que tem 30 ou 40 anos de história ,eu não vou em cantigas ,estou cheio de ouvir aldrabices ,e pelos vistos cada vez mais ,já não aguento tanta trafulhice a ficar impune ,

  3. Imagine, se o PS tem a justiça na mão o que acha que o CHEGA terá se ganhar? Eles antes de ganhar já estão a dar coisas para eles hahaha

RESPONDER

Pessoas a explorar o mapa 3D mais detalhado do Universo com realidade virtual

Google Earth do Espaço. Já é possível navegar pelo mapa mais detalhado do Universo

Investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, lançaram este mês um software de código aberto que permite visitas virtuais ao Espaço. O Virtual Reality Universe Project (VIRUP) utiliza o maior conjunto de dados do …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …