Chega ultrapassa Bloco e é terceiro. PS muito perto da maioria absoluta

José Sena Goulão / Lusa

André Ventura, Chega

Uma nova sondagem da Pitagórica para o JN e para a TSF mostra que o PS reúne 44,8% das intenções de voto dos portugueses. Subiu 2,9 pontos percentuais face a abril, aproximando-se do limiar da maioria absoluta.

O PSD de Rui Rio regista nesta pesquisa de opinião este domingo divulgada 24,1 das intenções de voto, subindo ligeiramente face aos 23,1% do mês passado.

A vantagem do PS face ao PSD é maior no Grande Porto, Centro e Grande Lisboa, precisamente onde há maior concentração populacional. E só não existe na faixa etária dos 45 aos 54 anos, escreve o semanário Expresso.

O Chega ultrapassa o Bloco de Esquerda, sendo a terceira força política com mais intenções de votos. O partido até desce face a abril – de 7,3% para 6,4%, mas como o BE desce mais (de 8,1% para 6,1%), o partido chega ao pódio da sondagem.

Com os bloquistas na quarta posição, segue-se depois o PCP com uma ligeira subida. Tem agora 5,8%, mais 0,2 pontos percentuais que na anterior sondagem.

Segue-se o PAN (3,3%), o CDS (2,8%) e a Iniciativa Liberal (1,6%).

O antigo primeiro-ministro José Sócrates foi o único a conseguir uma maioria absoluta socialista em 46 anos de democracia. Reuniu 45% dos votos em 2005.

Já António Guterres ficou a um deputado da maioria em 1999, com 44% dos votos, menos 8 décimas das projeções que esta sondagem atribuem a António Costa.

As entrevistas para esta sondagem foram recolhidas entre 16 e 24 maio, depois da polémica entre o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro das Finanças, Mário Centeno, sobre o Novo Banco e depois de o líder do Executivo ter “atirado” o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para a recandidatura a Belém.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. “O antigo primeiro-ministro José Sócrates foi o único a conseguir uma maioria absoluta socialista em 46 anos de democracia. Reuniu 45% dos votos em 2005.”
    E este PM fez parte desse governo, desse seu grande amigo que por sua vez tinha muitos outros amigos com grandes fortunas e casas. São tudo amigalhaços.

  2. Exmo Sr,(Sra) AT,será que V.Ex.Tem o dom da clarividencia,os muitos milhões apoiantes de Trump,são todos imbecis?

  3. Só cinco? Estes neo nazis desmiolados estão mesmo muito em baixo, afinal nem sei se devemos acreditar na sondagem.
    No entanto, fico satisfeito em constatar que sois uma pequenina (assim como o vosso cérebro), parte do todo nacional.

    • E tu és simplesmente burro todos os dias da tua vida.
      Neo nazis?! Por alma de quem?! Apenas por achar que o Costa é um charlatão? Alguém por acaso defendeu o Chega? Olha, com a abertura agora das grandes superfícies, procura comprar um cérebro. E depois usa-o. Não é só para pôr na cabeça.

  4. Estas sondagens já são o resultado dos milhões para a comunicação social que foram prometidos mas ainda não pagos porque a bazuca da CEE é de tiro retardado!

    • Tu também andas um pouco retardado…
      A CEE acabou há uns 20 anos – desde então  é União Europeia (UE).
      Quem fez a sondagem não foi a CS; foi a Pitagórica – uma empresa de estudos de mercado.
      O Chega de Ventura aparece em 3°, portanto, mesmo depois do advogado comentador da bola se ter divorciado da Cofina/CMTV, continua popular entre os mais limitados e, nem precisou dos milhões…

  5. A mim nada me surpreende, perante tanta impunidade com assassinos, ladrões e outros foliões, vai-se preparando a maneira de muitos portugueses não verem outra forma de demonstrarem a sua indignação perante tanta impunidade, até falar de raças ou etnias daqui a pouco passa a ser crime.

  6. Mais um que se agarra às designações em vez do conteúdo! Tanto faz ser CE como UE. Trata-se da mesma coisa. Quanto aos “estudos” de mercado e demais parafrenália de mecanismos de lobby e influência, ligados à comunicação social, os objectivos explicitos são normalmente diferentes dos implicitos.

  7. O senhor, és todos os dias, tem experiência do que fala, portanto, terá comprado um cérebro antes do fecho dos estabelecimentos comerciais há cerca de dois meses e qualquer coisa atrás, só que o mesmo é de fabrico chinês e como tal já se avariou. E o burro sou eu? E o povo português que mostra claramente de que lado está?
    Charlatães sois vós, que independentemente do muito que se faça, só porque são do clube contrário, já o trabalho não tem valor nenhum e inventa-se tudo o que vier à cabeça só para denegrir. Felizmente o povo português já não é tão analfabeto como há uns anos atrás, e por tal, já consegue pensar sem estar carneirísticamente a seguir o padre ou o sr todo poderoso lá do burgo. Vá chamar burro ao seu parente mais próximo, e viva a vida que tem, porque só há uma, com alguns escrúpulos, que lhe permitam a educação que qualquer ser humano necessita ter para aprender a respeitar as maiorias. DEMOCRACIA, não sabe o que é pois não? Nos tempos que correm existe há muito escolaridade obrigatória.

  8. Nao quero quer nesta sondagem, porque mostra que em Portugal há cada vez mais pessoas racistas e xenofobas, Para onde vai este Portugal com gente desta.

RESPONDER

Imunidade de grupo não vai travar pandemia, diz estudo espanhol

Um estudo espanhol, que abrangeu mais de 60 mil pessoas, colocou em causa a viabilidade da imunidade de grupo como forma de combater a pandemia de covid-19, estimando que apenas 5% da população tenha desenvolvido anticorpos …

Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da "rebelião dos grisalhos", na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial. Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua …

EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas. Em entrevista à emissora …

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …