Costa, Ferro, Medina e 85% dos socialistas querem que Marcelo continue em Belém

Tiago Petinga / Lusa

Cerca de 85% dos socialistas querem que Marcelo Rebelo de Sousa continue na Presidência da República para um segundo mandato, revela uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF.

A seis meses das eleições presidenciais, a maioria dos portugueses (71%) concorda que o PS deve apoiar uma eventual recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa, disparando este desejo entre o eleitorado socialista (85%) – mais cinco pontos percentuais do que em abril.

Os números cresceram depois de o primeiro-ministro ter “lançado” publicamente Marcelo Rebelo de Sousa para uma recandidatura. Numa visita à Autoeuropa, e sem deixar claro um apoio oficial do PS, António Costa desafiou o chefe de Estado a entrar na corrida a Belém para conseguir um segundo mandato.

Os eleitores mais à direita mostraram-se nesta sondagem menos entusiasmados do que os socialistas:  Apenas 65% dos que votam no PSD, 62% dos que preferem “outros” – que inclui os eleitores do Chega e da Iniciativa Liberal -, e 57% dos votantes que restam ao CDS concordam com esta espécie de candidato do “bloco central”, escreve o JN.

No que respeita à popularidade, o atual Chefe de Estado continua em alta, havendo agora 99% os eleitores do PS que consideram “boa” ou “muito boa” a sua atuação em Belém, contra os 95% registados em abril passado.

Depois de António Costa, e do Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, o presidente da Câmara de Lisboa, António Medina, demonstrou publicamente este domingo o seu apoio a uma eventual recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa.

“Já o disse e volto a repetir que seria um candidato a quem daria o meu apoio, apesar de ainda não haver qualquer decisão ou posição por parte do PS [também disputado pela ala mais à direita], que só será tomada mais para a frente”, disse durante uma entrevista neste domingo ao programa “Isto é Gozar com Quem Trabalha”, de Ricardo Araújo Pereira.

Na mesma intervenção, deixou elogios ao atual Chefe de Estado: “Desempenhou muito bem o seu papel durante este mandato e dignificou o Estado”, considerou.

Resultados desta mesma sondagem da Pitagórica divulgados este domingo mostraram que o PS de António Costa está muito perto da maioria absoluta (44,8%), aumentando a distância para o PSD (24,1%) – mais de 20 pontos percentuais de diferença.

A mesma sondagem dá conta que o Chega (6,4%) ultrapassou o Bloco de Esquerda (6,1%), sendo a terceira força política que reúne mais intenções de votos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Claro que os xuxas querem o Ti Marcelo porque assim,o circo continua e ninguém será punido.O que eu quero ver é,por onde fica o Chega do Ventura isso sim,vai ser interessante.

RESPONDER

Para prevenir acidentes, China inaugura o primeiro semáforo para camelos do mundo

Autoridades do norte da China inauguraram este domingo o que dizem ser o primeiro sinal de trânsito para camelos do mundo perto da cidade de Dunhuang, província de Gansu. O semáforo para camelos entrou em operação …

PRR terá mecanismo de fiscalização no Parlamento. PSD quer bazuca durante a presidência portuguesa da UE

O ministro do Planeamento, Nelson Souza recebeu nesta terça-feira, os partidos com assento parlamentar e as deputadas não inscritas para conversas bilaterais sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Trata-se da chamada "bazuca" que virá …

Ministro da Saúde austríaco demite-se por falta de apoio na gestão da pandemia

O ministro da Saúde de Áustria, Rudolf Anschober, anunciou esta terça-feira a sua demissão, devido à falta de apoio na gestão da crise pandémica, cessando funções na próxima segunda-feira. "A situação é dramática nos serviços de …

OMS quer suspender venda de mamíferos selvagens vivos em mercados de alimentos

A Organização Mundial de Saúde defende a suspensão da venda de mamíferos selvagens vivos nos mercados de alimentos para evitar a propagação de doenças, avança a AFP. "Os animais, especialmente os selvagens, são a fonte de …

“Frescura, juventude e capacidade“. Coligação improvável em Penafiel junta PS e partido de Tino de Rans

O PS e o partido RIR, liderado pelo ex-candidato presidencial Vitorino Silva, formaram a coligação Penafiel Unido, que vai concorrer às autárquicas em Penafiel, distrito do Porto, com Paulo Araújo Correia como cabeça de lista, …

Marcelo, IL e Chega querem avanço do desconfinamento. PSD pede travão nos concelhos de maior risco

Marcelo Rebelo de Sousa ouviu os partidos ao longo desta tarde. A renovação de mais um Estado de Emergência está na mira, mas há quem não concorde. O Presidente da República começou por receber o Iniciativa …

MP "não nos ligava patavina. Zero", disse major Vasco Brazão

O major Vasco Brazão, ex-porta-voz da Polícia Judiciária Militar (PJM), disse esta terça-feira ao coletivo de juízes do Tribunal de Santarém que o Ministério Público (MP) não "ligava patavina" à investigação e às diligências sobre …

Especialista alerta que uso de máscara aumentou doenças da voz

A otorrinolaringologista Clara Capucho alertou que o uso de máscaras imposto pela pandemia da covid-19 aumentou o número de patologias da voz, sobretudo nos aparelhos vocais dos portugueses. O alerta da coordenadora da Unidade de Voz …

Tóquio2020. Missão portuguesa deve ser vacinada para diminuir "insegurança" dos atletas

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, deseja que a Missão portuguesa aos Jogos Olímpicos Tóquio2020 seja vacinada, quanto antes, considerando que a demora cria "insegurança" entre os atletas e restante …

Rússia proíbe oficialmente casamento entre pessoas do mesmo sexo

A Rússia proibiu oficialmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo, numa emenda constitucional ratificada esta segunda-feira pelo Presidente russo, Vladimir Putin. Segundo avançou esta terça-feira a NBC, o deputado Pyotr Tolstoy, opositor ao casamento homossexual, …