Costa, Ferro, Medina e 85% dos socialistas querem que Marcelo continue em Belém

Tiago Petinga / Lusa

Cerca de 85% dos socialistas querem que Marcelo Rebelo de Sousa continue na Presidência da República para um segundo mandato, revela uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF.

A seis meses das eleições presidenciais, a maioria dos portugueses (71%) concorda que o PS deve apoiar uma eventual recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa, disparando este desejo entre o eleitorado socialista (85%) – mais cinco pontos percentuais do que em abril.

Os números cresceram depois de o primeiro-ministro ter “lançado” publicamente Marcelo Rebelo de Sousa para uma recandidatura. Numa visita à Autoeuropa, e sem deixar claro um apoio oficial do PS, António Costa desafiou o chefe de Estado a entrar na corrida a Belém para conseguir um segundo mandato.

Os eleitores mais à direita mostraram-se nesta sondagem menos entusiasmados do que os socialistas:  Apenas 65% dos que votam no PSD, 62% dos que preferem “outros” – que inclui os eleitores do Chega e da Iniciativa Liberal -, e 57% dos votantes que restam ao CDS concordam com esta espécie de candidato do “bloco central”, escreve o JN.

No que respeita à popularidade, o atual Chefe de Estado continua em alta, havendo agora 99% os eleitores do PS que consideram “boa” ou “muito boa” a sua atuação em Belém, contra os 95% registados em abril passado.

Depois de António Costa, e do Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, o presidente da Câmara de Lisboa, António Medina, demonstrou publicamente este domingo o seu apoio a uma eventual recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa.

“Já o disse e volto a repetir que seria um candidato a quem daria o meu apoio, apesar de ainda não haver qualquer decisão ou posição por parte do PS [também disputado pela ala mais à direita], que só será tomada mais para a frente”, disse durante uma entrevista neste domingo ao programa “Isto é Gozar com Quem Trabalha”, de Ricardo Araújo Pereira.

Na mesma intervenção, deixou elogios ao atual Chefe de Estado: “Desempenhou muito bem o seu papel durante este mandato e dignificou o Estado”, considerou.

Resultados desta mesma sondagem da Pitagórica divulgados este domingo mostraram que o PS de António Costa está muito perto da maioria absoluta (44,8%), aumentando a distância para o PSD (24,1%) – mais de 20 pontos percentuais de diferença.

A mesma sondagem dá conta que o Chega (6,4%) ultrapassou o Bloco de Esquerda (6,1%), sendo a terceira força política que reúne mais intenções de votos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Claro que os xuxas querem o Ti Marcelo porque assim,o circo continua e ninguém será punido.O que eu quero ver é,por onde fica o Chega do Ventura isso sim,vai ser interessante.

RESPONDER

"Espero contar tudo o que sei". Cientista chinesa fugiu da China para alertar que "não temos muito tempo"

A virologista chinesa Li-Meng Yan, que fugiu para os Estados Unidos, deu uma segunda entrevista à Fox News, na qual alertou que "não temos muito tempo".   Li-Meng Yan, especialista em virologia e imunologia, era uma …

Galp perde 60 milhões de euros em negócios não autorizados

A Galp perdeu 60 milhões de euros em negócios não autorizados com licenças de CO2. A petrolífera já avançou com ações disciplinares e uma auditoria. A Galp informou que foram identificadas transações, não autorizadas pela empresa, …

"Bandeira vermelha". Tóquio em alerta máximo após aumento de novas infeções

A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados. “Os especialistas disseram-nos que a situação das infeções está …

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …