Centeno pode ter mais 150 milhões para aumentos na função pública

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças já disse e repetiu que só tem 50 milhões de euros para aumentar os salários da função pública em 2019. No entanto, esta verba faz plano de um plano mais generoso, que pode ascender aos 200 milhões de euros nos próximos dois anos. 

De acordo com o Dinheiro Vivo, que avança a notícia nesta quinta-feira, Mário Centeno vai distribuir, já em 2019, 50 milhões pela função pública. Porém, há mais 150 milhões que ficam para o próximo executivo. Os números foram enviados recentemente para Bruxelas.

A tranche dos 50 milhões serve para atualizar os valores salariais, acumulando com a verba destinada às progressões nas carreira e promoções.

Fonte do Governo, ouvida pelo Dinheiro Vivo, explicou, que, no âmbito do Programa de Estabilidade (enviado em abril à Comissão Europeia), a dotação orçamental dedicada à atualização dos salários na função pública poderá ascender a 200 milhões de euros nos próximos dois anos.

Ainda segundo a mesma fonte, os primeiros 50 milhões de euros entram já em 2019 – como já reiterou Centeno – e, os restantes 150 milhões, podem entrar em 2020.

O Programa de Estabilidade 2018-2022 não contemplava ainda uma eventual atualização salarial da função pública, que só começou a ser discutida no âmbito das negociações do próximo Orçamento de Estado, revelou fonte do executivo.

Na verdade, estes primeiros 50 milhões podem ser vistos como uma antecipação de 25% de uma verba orçamental que já tinha sido prevista. Contudo, ressalva o DV, Centeno e o atual Governo só se podem responsabilizar por 50 milhões. O valor sobrante transita para a responsabilidade do próximo Executivo, que será eleito no próximo ano.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Para a função publica não falta nada, nem que para isso tenham de arrancar a pele e beber o sangue a quem trabalha no privado

  2. Este governo só trabalha para a função publica,todos os outros servem para descontar e pagar todas essas regalias.Isto é o socialismo,uns trabalham e produzem,outros vivem do trabalho dos outros…Socialismo/comunismo nunca mais..!!!Os direitos deverão ser iguais tanto no privado como no público,venham as eleições…!!

RESPONDER

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …

Booking abandona a criptomoeda do Facebook

  Booking junta-se ao Mastercard, eBay, Visa, PayPal, Stripe e Mercado Pago e desiste do projeto da Associação Libra, promovida por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, para a desenvolver a infraestrutura financeira que está na base …