Centeno pode ter mais 150 milhões para aumentos na função pública

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças já disse e repetiu que só tem 50 milhões de euros para aumentar os salários da função pública em 2019. No entanto, esta verba faz plano de um plano mais generoso, que pode ascender aos 200 milhões de euros nos próximos dois anos. 

De acordo com o Dinheiro Vivo, que avança a notícia nesta quinta-feira, Mário Centeno vai distribuir, já em 2019, 50 milhões pela função pública. Porém, há mais 150 milhões que ficam para o próximo executivo. Os números foram enviados recentemente para Bruxelas.

A tranche dos 50 milhões serve para atualizar os valores salariais, acumulando com a verba destinada às progressões nas carreira e promoções.

Fonte do Governo, ouvida pelo Dinheiro Vivo, explicou, que, no âmbito do Programa de Estabilidade (enviado em abril à Comissão Europeia), a dotação orçamental dedicada à atualização dos salários na função pública poderá ascender a 200 milhões de euros nos próximos dois anos.

Ainda segundo a mesma fonte, os primeiros 50 milhões de euros entram já em 2019 – como já reiterou Centeno – e, os restantes 150 milhões, podem entrar em 2020.

O Programa de Estabilidade 2018-2022 não contemplava ainda uma eventual atualização salarial da função pública, que só começou a ser discutida no âmbito das negociações do próximo Orçamento de Estado, revelou fonte do executivo.

Na verdade, estes primeiros 50 milhões podem ser vistos como uma antecipação de 25% de uma verba orçamental que já tinha sido prevista. Contudo, ressalva o DV, Centeno e o atual Governo só se podem responsabilizar por 50 milhões. O valor sobrante transita para a responsabilidade do próximo Executivo, que será eleito no próximo ano.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Para a função publica não falta nada, nem que para isso tenham de arrancar a pele e beber o sangue a quem trabalha no privado

  2. Este governo só trabalha para a função publica,todos os outros servem para descontar e pagar todas essas regalias.Isto é o socialismo,uns trabalham e produzem,outros vivem do trabalho dos outros…Socialismo/comunismo nunca mais..!!!Os direitos deverão ser iguais tanto no privado como no público,venham as eleições…!!

RESPONDER

Aos 20 anos, Duplantis bate mítico recorde do mundo de salto com vara

O saltador com vara sueco Armand Duplantis continua a fazer história e esta quinta-feira, no decorrer do 'meeting' de Roma, da Liga Diamante, conseguiu o melhor salto de sempre ao ar livre, com 6,15 metros. O …

PSD vai votar contra propostas para legalizar o lobbying

O PSD vai votar contra a legalização do lobbying. Os sociais-democratas defendem que as regras criam um maior afastamento entre cidadãos e entidades públicas e políticas. CDS, PAN e PS querem discutir propostas para legalizar o …

Feitiço vira-se contra o feiticeiro. Flamengo é humilhado na Libertadores

O Flamengo sofreu a mais pesada derrota do clube na Taça Libertadores, após ter sido goleado por 5-0 pelos equatorianos do Independiente del Valle. Depois da eliminação do SL Benfica da Liga dos Campeões, às mãos …

Governo sabia do amianto em carruagens compradas à Renfe. É de fácil remoção, diz ministro

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse esta quinta-feira que o Governo sabia que carruagens compradas à espanhola Renfe contêm amianto, mas que é de fácil remoção e voltou a considerar …

PJ pediu ajuda à Doyen para identificar Rui Pinto. Aníbal Pinto diz-se "chocado"

Em mais uma sessão do julgamento de Rui Pinto, esta quinta-feira, o investigador da Polícia Judiciária (PJ) José Amador admitiu ter contactado um advogado da Doyen para que o fundo de investimento acelerasse uma investigação …

Gareth Bale está de regresso ao Tottenham

O extremo galês Gareth Bale regressa ao Tottenham num empréstimo válido por uma temporada. Os Spurs também compraram Sergio Reguillon ao Real Madrid. Gareth Bale despediu-se na quinta-feira dos companheiros do Real Madrid, avança a imprensa …

Revelados novos petróglifos neolíticos nas cavernas da "Montanha Alienígena"

Um astrobiólogo e geólogo do Sri Lanka descobriu "petróglifos neolíticos únicos" muito diferentes dos até agora descobertos no Sri Lanka. Estas verdadeiras obras de arte foram esculpidas nas paredes das cavernas na lendária “Montanha Alienígena”. Segundo …

Rio questiona significado de saída de políticos da comissão de honra de Vieira

O presidente do PSD, Rui Rio, questionou esta quinta-feira qual o significado da saída de políticos como o primeiro-ministro da comissão de honra do recandidato a presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. Numa publicação na sua …

Contrariada, Jamila Madeira sai do Governo de "consciência tranquila". Fenprof estranha jurista na Educação

A ex-secretária de Estado Jamila Madeira, que se manifestou "surpreendida" com a sua exoneração do Governo, salientou esta quinta-feira que vai continuar na vida política e que sai do executivo com contas positivas no Serviço …

Encontrado urso das cavernas com 22 mil anos intacto em ilha do Ártico (e ainda tem dentes)

Pastores de renas na remota ilha siberiana de Bolshoy Lyakhovsky descobriram o esqueleto inteiro deum  urso da caverna com tecidos moles ainda preservados após 22 mil anos enterrado no solo congelado. A Ilha Bolshoy Lyakhovsky - …