Centeno pode ter mais 150 milhões para aumentos na função pública

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças já disse e repetiu que só tem 50 milhões de euros para aumentar os salários da função pública em 2019. No entanto, esta verba faz plano de um plano mais generoso, que pode ascender aos 200 milhões de euros nos próximos dois anos. 

De acordo com o Dinheiro Vivo, que avança a notícia nesta quinta-feira, Mário Centeno vai distribuir, já em 2019, 50 milhões pela função pública. Porém, há mais 150 milhões que ficam para o próximo executivo. Os números foram enviados recentemente para Bruxelas.

A tranche dos 50 milhões serve para atualizar os valores salariais, acumulando com a verba destinada às progressões nas carreira e promoções.

Fonte do Governo, ouvida pelo Dinheiro Vivo, explicou, que, no âmbito do Programa de Estabilidade (enviado em abril à Comissão Europeia), a dotação orçamental dedicada à atualização dos salários na função pública poderá ascender a 200 milhões de euros nos próximos dois anos.

Ainda segundo a mesma fonte, os primeiros 50 milhões de euros entram já em 2019 – como já reiterou Centeno – e, os restantes 150 milhões, podem entrar em 2020.

O Programa de Estabilidade 2018-2022 não contemplava ainda uma eventual atualização salarial da função pública, que só começou a ser discutida no âmbito das negociações do próximo Orçamento de Estado, revelou fonte do executivo.

Na verdade, estes primeiros 50 milhões podem ser vistos como uma antecipação de 25% de uma verba orçamental que já tinha sido prevista. Contudo, ressalva o DV, Centeno e o atual Governo só se podem responsabilizar por 50 milhões. O valor sobrante transita para a responsabilidade do próximo Executivo, que será eleito no próximo ano.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Para a função publica não falta nada, nem que para isso tenham de arrancar a pele e beber o sangue a quem trabalha no privado

  2. Este governo só trabalha para a função publica,todos os outros servem para descontar e pagar todas essas regalias.Isto é o socialismo,uns trabalham e produzem,outros vivem do trabalho dos outros…Socialismo/comunismo nunca mais..!!!Os direitos deverão ser iguais tanto no privado como no público,venham as eleições…!!

RESPONDER

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …