Centeno pode ter mais 150 milhões para aumentos na função pública

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças já disse e repetiu que só tem 50 milhões de euros para aumentar os salários da função pública em 2019. No entanto, esta verba faz plano de um plano mais generoso, que pode ascender aos 200 milhões de euros nos próximos dois anos. 

De acordo com o Dinheiro Vivo, que avança a notícia nesta quinta-feira, Mário Centeno vai distribuir, já em 2019, 50 milhões pela função pública. Porém, há mais 150 milhões que ficam para o próximo executivo. Os números foram enviados recentemente para Bruxelas.

A tranche dos 50 milhões serve para atualizar os valores salariais, acumulando com a verba destinada às progressões nas carreira e promoções.

Fonte do Governo, ouvida pelo Dinheiro Vivo, explicou, que, no âmbito do Programa de Estabilidade (enviado em abril à Comissão Europeia), a dotação orçamental dedicada à atualização dos salários na função pública poderá ascender a 200 milhões de euros nos próximos dois anos.

Ainda segundo a mesma fonte, os primeiros 50 milhões de euros entram já em 2019 – como já reiterou Centeno – e, os restantes 150 milhões, podem entrar em 2020.

O Programa de Estabilidade 2018-2022 não contemplava ainda uma eventual atualização salarial da função pública, que só começou a ser discutida no âmbito das negociações do próximo Orçamento de Estado, revelou fonte do executivo.

Na verdade, estes primeiros 50 milhões podem ser vistos como uma antecipação de 25% de uma verba orçamental que já tinha sido prevista. Contudo, ressalva o DV, Centeno e o atual Governo só se podem responsabilizar por 50 milhões. O valor sobrante transita para a responsabilidade do próximo Executivo, que será eleito no próximo ano.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Para a função publica não falta nada, nem que para isso tenham de arrancar a pele e beber o sangue a quem trabalha no privado

  2. Este governo só trabalha para a função publica,todos os outros servem para descontar e pagar todas essas regalias.Isto é o socialismo,uns trabalham e produzem,outros vivem do trabalho dos outros…Socialismo/comunismo nunca mais..!!!Os direitos deverão ser iguais tanto no privado como no público,venham as eleições…!!

RESPONDER

É urgente moldar as áreas urbanas de África para suportar futuras pandemias

Quando o tema é a Covid-19, o poder das cidades provém do número de interações entre pessoas, empresas e mercados que estes centros populacionais permitem. Apesar de todas as suas virtudes, a verdade é que …

Incêndio em Chernobyl pode ter provocado valores de radiação acima do normal

Um fogo florestal atingiu este domingo a zona interditada da central nuclear de Chernobyl, mas as informações sobre o aumento dos níveis de radiação são contraditórias. O fogo já consumiu 100 hectares de floresta, disse Yehor …

Em pânico, os norte-americanos estão a comprar pintainhos para lidar com a pandemia

Todo o mundo está a ser afetado pela pandemia de covid-19, tendo os norte-americanos, inicialmente, corrido aos supermercados para comprar o máximo de papel higiénico possível. Porém, agora, o produto é outro. De acordo com o …

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …