“Centeno omitiu problema sério” que põe em causa venda do Novo Banco

Nuno Veiga / Lusa

O antigo presidente do PSD, Luis Marques Mendes

O antigo presidente do PSD, Luis Marques Mendes.

O Governo português está a encontrar maiores dificuldades do que alega no processo de venda do Novo Banco. Isto porque Mário Centeno, ministro das Finanças, omitiu “um problema que se arrasta há semanas”, segundo alega Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário na SIC.

A venda do Novo Banco tem que ser concretizada até à próxima sexta-feira, 31 de Março, e Marques Mendes revela que o processo não está a decorrer tão bem como Mário Centeno tem dito.

De acordo com o comentador, o ministro das Finanças “omitiu um problema sério que se arrasta há semanas” e que deixa tudo num impasse. Isto porque a Comissão Europeia se opõe a que o Estado português mantenha 25% do capital do banco, depois de o Governo de António Costa se ter proposto a vender a totalidade da instituição.

A proposta dos norte-americanos do Fundo Lone Star, a que foi seleccionada pelo Banco de Portugal para avançar para a venda, prevê a aquisição de apenas 65% do capital do banco, mantendo-se 25% nas mãos do Fundo de Resolução ou do próprio Estado e 10% na posse de empresas portuguesas.

Marques Mendes atesta que a solução final deverá passar por cedências de parte a parte. “Vai ser um meio termo”, salienta o comentador, prevendo que “Bruxelas recua um pouco e o Governo também recua um pouco”.

“Bruxelas aceita que o Estado fique com uma participação de 25%, mas uma participação sem mandar, sem direito a voto, sem interferência na gestão, ou seja, impõe condições”, conclui Marques Mendes.

Ora, esta solução “vai gerar polémica” à esquerda e à direita e será “politicamente difícil” de explicar, vaticina o ex-líder do PSD, notando que para tentar resolver a situação o Governo vai reunir, ao longo desta semana, com os diferentes partidos.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes falou ainda do caso do Montepio, concluindo que “qualquer comparação com o BES é exagerada”.

Sobre a redução do défice para 2,1%, reconhece que é “uma vitória do Governo”, especialmente quando “há um ano atrás ninguém considerava possível” que isso sucedesse e com a “ajuda da oposição” que alimentou a ideia de que não seria possível de alcançar.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Estas do Sr Mendes são seguidas. Conforme levanta a mão e aponta os dedos,… logo se apanha o comprimento da opinião. Digamos que não dá ponto sem nó. Tudo o que diz tem sentido de interesse pessoal. Muito pouco de informação,.. isto é,… o leitor é para controlar e convencer, não para informar. Lamentavelmente, dispõe de jornalismo inocente ( ou a fingir) que o apoiam os seus intencionados objectivos. Lamentavel atitude de ambos.

  2. O pequenote sempre quis pôr-se em bicos de pés. Diz umas coisas na televisão, que para os mais incautos até parece que o baixote percebe da poda. É mais um fingidor. Só o Presidente Marcelo é que o aguenta.

  3. O senhor Centeno homem infalível tem andado nos últimos tempos talvez embriagado com o resultado da geringonça a meter um pouco os pés na argola, é perigoso porque um dia poderá ficar preso!

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …