“Centeno omitiu problema sério” que põe em causa venda do Novo Banco

Nuno Veiga / Lusa

O antigo presidente do PSD, Luis Marques Mendes

O antigo presidente do PSD, Luis Marques Mendes.

O Governo português está a encontrar maiores dificuldades do que alega no processo de venda do Novo Banco. Isto porque Mário Centeno, ministro das Finanças, omitiu “um problema que se arrasta há semanas”, segundo alega Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário na SIC.

A venda do Novo Banco tem que ser concretizada até à próxima sexta-feira, 31 de Março, e Marques Mendes revela que o processo não está a decorrer tão bem como Mário Centeno tem dito.

De acordo com o comentador, o ministro das Finanças “omitiu um problema sério que se arrasta há semanas” e que deixa tudo num impasse. Isto porque a Comissão Europeia se opõe a que o Estado português mantenha 25% do capital do banco, depois de o Governo de António Costa se ter proposto a vender a totalidade da instituição.

A proposta dos norte-americanos do Fundo Lone Star, a que foi seleccionada pelo Banco de Portugal para avançar para a venda, prevê a aquisição de apenas 65% do capital do banco, mantendo-se 25% nas mãos do Fundo de Resolução ou do próprio Estado e 10% na posse de empresas portuguesas.

Marques Mendes atesta que a solução final deverá passar por cedências de parte a parte. “Vai ser um meio termo”, salienta o comentador, prevendo que “Bruxelas recua um pouco e o Governo também recua um pouco”.

“Bruxelas aceita que o Estado fique com uma participação de 25%, mas uma participação sem mandar, sem direito a voto, sem interferência na gestão, ou seja, impõe condições”, conclui Marques Mendes.

Ora, esta solução “vai gerar polémica” à esquerda e à direita e será “politicamente difícil” de explicar, vaticina o ex-líder do PSD, notando que para tentar resolver a situação o Governo vai reunir, ao longo desta semana, com os diferentes partidos.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes falou ainda do caso do Montepio, concluindo que “qualquer comparação com o BES é exagerada”.

Sobre a redução do défice para 2,1%, reconhece que é “uma vitória do Governo”, especialmente quando “há um ano atrás ninguém considerava possível” que isso sucedesse e com a “ajuda da oposição” que alimentou a ideia de que não seria possível de alcançar.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Estas do Sr Mendes são seguidas. Conforme levanta a mão e aponta os dedos,… logo se apanha o comprimento da opinião. Digamos que não dá ponto sem nó. Tudo o que diz tem sentido de interesse pessoal. Muito pouco de informação,.. isto é,… o leitor é para controlar e convencer, não para informar. Lamentavelmente, dispõe de jornalismo inocente ( ou a fingir) que o apoiam os seus intencionados objectivos. Lamentavel atitude de ambos.

  2. O pequenote sempre quis pôr-se em bicos de pés. Diz umas coisas na televisão, que para os mais incautos até parece que o baixote percebe da poda. É mais um fingidor. Só o Presidente Marcelo é que o aguenta.

  3. O senhor Centeno homem infalível tem andado nos últimos tempos talvez embriagado com o resultado da geringonça a meter um pouco os pés na argola, é perigoso porque um dia poderá ficar preso!

RESPONDER

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …