Centeno à frente do Eurogrupo: a “boa notícia” que joga contra a geringonça

Olivier Hoslet / EPA

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Mário Centeno deverá ser eleito, nesta segunda-feira, como presidente do Eurogrupo, o que é uma “boa notícia” para Portugal, mas nem tanto para a coligação de Governo. Quem o diz é Marques Mendes que considera que esta provável eleição vai trazer “amargos de boca” à geringonça.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes comentou a provável eleição de Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo. O ministro das Finanças de Portugal está apontado como favorito, contando com o apoio dos Socialistas Europeus.

Ora, se a eleição de Centeno para a liderança do Eurogrupo se confirmar, nesta segunda-feira à tarde, é uma “boa notícia” para Portugal, considera Marques Mendes na SIC, porque “dá prestígio” ao país, constata.

“Há 3 anos éramos um país sob resgate, três anos depois, presidimos ao Eurogrupo, é prestigiante”, salienta o antigo líder do PSD, notando, ainda, que vai dar a Portugal “algum poder de intervenção”.

Mas, por outro lado, esta possível eleição vai trazer alguns “amargos de boca” à coligação de Governo, alerta Marques Mendes. “É mais um atrito dentro da coligação”, diz.

“Os parceiros da geringonça, PCP e Bloco de Esquerda, não acham graça a esta mudança”, pois, sendo “contra a política do Euro”, isto significa que Centeno se passou para dentro do “inimigo””, aponta o comentador da SIC.

Certo também é que a possível eleição de Centeno para a presidência do Eurogrupo, é “uma vitória pessoal” do ministro das Finanças e “uma valorização do seu estatuto, um reconhecimento do trabalho que tem realizado”, refere Marques Mendes.

E “para quem é adepto em Portugal de contas públicas em ordem, esta é também uma boa notícia”, pois “com Centeno a presidir ao Eurogrupo, Portugal tem de dar o exemplo de disciplina orçamental”, constata ainda, concluindo que será um sinal de “menos aventuras financeiras”.

Também possibilitará a Portugal “uma voz mais activa na definição do futuro modelo de reforma” da Zona Euro, que é “uma das próximas prioridades da União Europeia”, conclui o ex-líder do PSD.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes abordou também a polémica da taxa sobre as energias renováveis, sublinhando que o Governo “meteu o pé na argola” porque “deu o dito pelo não dito”.

“Votou a favor num dia e votou contra três dias depois”, realça, constatando que não foi “leal”, nem deu “uma explicação clara e transparente sobre a mudança de posição”.

Todavia, Marques Mendes critica a proposta do Bloco de Esquerda, considerando que desencadearia pedidos de indemnização ao Estado por parte de investidores e que jogaria contra o investimento estrangeiro no nosso país.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

    • Concordo consigo.
      Que boa notícia que nada para Portugal!
      Quando o Durão Barroso foi para a UE todos festejaram… E agora, ninguém fala nele nem na porcaria de política que implementou na Europa que levou à crise do Euro.
      Já se esqueceram… Que foi durão Barroso que incentivou os países a aumentar a dívida!
      Quando o Centeno for para o Eurogrupo, para dar um ar que esta tudo bem em Portugal, durante 2 anos (que o mandato é de 2 anos) vai mentir e aldrabar as contas de Portugal (que só Deus saberá até que ponto), para depois termos um 2º resgate (e provavelmente o 3º). Esperem para ver…
      Antes de me criticarem pensem um pouco pelas vossas cabeças e não pelos ditos e ilusões dos políticos.
      Infelizmente a economia e vida real estão bem piores do que a população pensa…

      • Não sei se percebeu, mas eu estava a falar do Marques Mendes; essa nulidade que tem opinião sobre tudo e todos, e que andou na politica apenas para arranjar clientes!

        • Esse também podia ir para a Europa… Eles que o aturem e o mantenham.
          Infelizmente, em Portugal os políticos em geral (tirando um ou outro que ainda não esta viciado ou que é ingénuo para saber como a “coisa” funciona) são os piores Portugueses que este pais tem.
          O pais ficaria mais rico e beneficiado se os politicos fossem ” exportados”…

          • Completamente de acordo!…
            Infelizmente, como se tem visto pela Europa fora, EUA, etc, o mal dos políticos é geral e muito terá que mudar para que os políticos comecem realmente a trabalhar para os países/povos e não para os interesses económicos que nos sugam!!

  1. Vai e não voltes. Fica lá com o outro supra-sumo nacional… o vitó do banco de portugal que por cá, tal como tu, nada fez. Vai e fica… por muitos e bons anos.

  2. O engraçado é que em Maio deste ano, o mesmo anão mental do Marques Mendes dizia que Centeno estava “literalmente a colocar-se em bicos de pés e a oferecer-se” para o cargo. Afinal parece ser o favorito e toda a gente o quer lá.. E vai ganhar.

    https://zap.aeiou.pt/centeno-esta-deslumbrado-oferecer-ao-eurogrupo-161119

    Ou então o Paulo Rangel, que em Dezembro garantia que “só em Portugal é que se fala da hipótese de Centeno, é uma coisa para consumo interno que não tem qualquer eco em Bruxelas”. “Aqui, até hoje, nunca ninguém falou no ministro português”.

    https://zap.aeiou.pt/centeno-no-eurogrupo-so-na-cabeca-dos-portugueses-164106#comment-283630

    Paulo Rangel, recomendo cotoveleieras acolchoadas. Marques Mendes, cresce e desaparece!

    https://zap.aeiou.pt/centeno-esta-deslumbrado-oferecer-ao-eurogrupo-161119

  3. “Antes, era impossível. Depois, é altamente provável.
    Antes, era uma campanha de marketing. Depois, é uma realidade.
    Antes, era Centeno a promover-se. Depois, é o reconhecimento do seu trabalho.
    Antes, era prestigiante. Depois, é um ministro a part-time.
    Antes, a Europa não gostava da “geringonça.” Depois, a eleição resulta da boa imagem do governo.
    Antes, seria bom para a “geringonça”. Depois, cria atrito na “geringonça.”
    Antes, notícia é mentira de 1 de Abril. Depois, o Expresso merece uma palavra de felicitação.
    A credibilidade de Marques Mendes desmorona-se semana após semana. E se está demonstrado que a SIC perde audiências com a emissão – isto é, que nem uma racionalidade económica está subjacente a este espaço de comentário – qual a razão para continuar a ir para o ar?
    in: https://www.facebook.com/ostruques/
    .
    Muito bom!!!

RESPONDER

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …