Centeno à frente do Eurogrupo: a “boa notícia” que joga contra a geringonça

Olivier Hoslet / EPA

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Mário Centeno deverá ser eleito, nesta segunda-feira, como presidente do Eurogrupo, o que é uma “boa notícia” para Portugal, mas nem tanto para a coligação de Governo. Quem o diz é Marques Mendes que considera que esta provável eleição vai trazer “amargos de boca” à geringonça.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes comentou a provável eleição de Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo. O ministro das Finanças de Portugal está apontado como favorito, contando com o apoio dos Socialistas Europeus.

Ora, se a eleição de Centeno para a liderança do Eurogrupo se confirmar, nesta segunda-feira à tarde, é uma “boa notícia” para Portugal, considera Marques Mendes na SIC, porque “dá prestígio” ao país, constata.

“Há 3 anos éramos um país sob resgate, três anos depois, presidimos ao Eurogrupo, é prestigiante”, salienta o antigo líder do PSD, notando, ainda, que vai dar a Portugal “algum poder de intervenção”.

Mas, por outro lado, esta possível eleição vai trazer alguns “amargos de boca” à coligação de Governo, alerta Marques Mendes. “É mais um atrito dentro da coligação”, diz.

“Os parceiros da geringonça, PCP e Bloco de Esquerda, não acham graça a esta mudança”, pois, sendo “contra a política do Euro”, isto significa que Centeno se passou para dentro do “inimigo””, aponta o comentador da SIC.

Certo também é que a possível eleição de Centeno para a presidência do Eurogrupo, é “uma vitória pessoal” do ministro das Finanças e “uma valorização do seu estatuto, um reconhecimento do trabalho que tem realizado”, refere Marques Mendes.

E “para quem é adepto em Portugal de contas públicas em ordem, esta é também uma boa notícia”, pois “com Centeno a presidir ao Eurogrupo, Portugal tem de dar o exemplo de disciplina orçamental”, constata ainda, concluindo que será um sinal de “menos aventuras financeiras”.

Também possibilitará a Portugal “uma voz mais activa na definição do futuro modelo de reforma” da Zona Euro, que é “uma das próximas prioridades da União Europeia”, conclui o ex-líder do PSD.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes abordou também a polémica da taxa sobre as energias renováveis, sublinhando que o Governo “meteu o pé na argola” porque “deu o dito pelo não dito”.

“Votou a favor num dia e votou contra três dias depois”, realça, constatando que não foi “leal”, nem deu “uma explicação clara e transparente sobre a mudança de posição”.

Todavia, Marques Mendes critica a proposta do Bloco de Esquerda, considerando que desencadearia pedidos de indemnização ao Estado por parte de investidores e que jogaria contra o investimento estrangeiro no nosso país.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

    • Concordo consigo.
      Que boa notícia que nada para Portugal!
      Quando o Durão Barroso foi para a UE todos festejaram… E agora, ninguém fala nele nem na porcaria de política que implementou na Europa que levou à crise do Euro.
      Já se esqueceram… Que foi durão Barroso que incentivou os países a aumentar a dívida!
      Quando o Centeno for para o Eurogrupo, para dar um ar que esta tudo bem em Portugal, durante 2 anos (que o mandato é de 2 anos) vai mentir e aldrabar as contas de Portugal (que só Deus saberá até que ponto), para depois termos um 2º resgate (e provavelmente o 3º). Esperem para ver…
      Antes de me criticarem pensem um pouco pelas vossas cabeças e não pelos ditos e ilusões dos políticos.
      Infelizmente a economia e vida real estão bem piores do que a população pensa…

      • Não sei se percebeu, mas eu estava a falar do Marques Mendes; essa nulidade que tem opinião sobre tudo e todos, e que andou na politica apenas para arranjar clientes!

        • Esse também podia ir para a Europa… Eles que o aturem e o mantenham.
          Infelizmente, em Portugal os políticos em geral (tirando um ou outro que ainda não esta viciado ou que é ingénuo para saber como a “coisa” funciona) são os piores Portugueses que este pais tem.
          O pais ficaria mais rico e beneficiado se os politicos fossem ” exportados”…

          • Completamente de acordo!…
            Infelizmente, como se tem visto pela Europa fora, EUA, etc, o mal dos políticos é geral e muito terá que mudar para que os políticos comecem realmente a trabalhar para os países/povos e não para os interesses económicos que nos sugam!!

  1. Vai e não voltes. Fica lá com o outro supra-sumo nacional… o vitó do banco de portugal que por cá, tal como tu, nada fez. Vai e fica… por muitos e bons anos.

  2. O engraçado é que em Maio deste ano, o mesmo anão mental do Marques Mendes dizia que Centeno estava “literalmente a colocar-se em bicos de pés e a oferecer-se” para o cargo. Afinal parece ser o favorito e toda a gente o quer lá.. E vai ganhar.

    https://zap.aeiou.pt/centeno-esta-deslumbrado-oferecer-ao-eurogrupo-161119

    Ou então o Paulo Rangel, que em Dezembro garantia que “só em Portugal é que se fala da hipótese de Centeno, é uma coisa para consumo interno que não tem qualquer eco em Bruxelas”. “Aqui, até hoje, nunca ninguém falou no ministro português”.

    https://zap.aeiou.pt/centeno-no-eurogrupo-so-na-cabeca-dos-portugueses-164106#comment-283630

    Paulo Rangel, recomendo cotoveleieras acolchoadas. Marques Mendes, cresce e desaparece!

    https://zap.aeiou.pt/centeno-esta-deslumbrado-oferecer-ao-eurogrupo-161119

  3. “Antes, era impossível. Depois, é altamente provável.
    Antes, era uma campanha de marketing. Depois, é uma realidade.
    Antes, era Centeno a promover-se. Depois, é o reconhecimento do seu trabalho.
    Antes, era prestigiante. Depois, é um ministro a part-time.
    Antes, a Europa não gostava da “geringonça.” Depois, a eleição resulta da boa imagem do governo.
    Antes, seria bom para a “geringonça”. Depois, cria atrito na “geringonça.”
    Antes, notícia é mentira de 1 de Abril. Depois, o Expresso merece uma palavra de felicitação.
    A credibilidade de Marques Mendes desmorona-se semana após semana. E se está demonstrado que a SIC perde audiências com a emissão – isto é, que nem uma racionalidade económica está subjacente a este espaço de comentário – qual a razão para continuar a ir para o ar?
    in: https://www.facebook.com/ostruques/
    .
    Muito bom!!!

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …