Centeno no Eurogrupo? “Só na cabeça dos portugueses”

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Mário Centeno nunca teve sequer uma hipótese de se tornar presidente do Eurogrupo, garante o site norte-americano Politico, habitualmente bem informado, em consonância com o eurodeputado do PSD Paulo Rangel.

O nome do ministro das Finanças foi avançado como forte hipótese para a presidência do Eurogrupo, na sucessão ao “mal-amado” Jeroen Dijsselbloem, especialmente depois de ter sido apelidado de “Ronaldo do Ecofin” pelo ministro alemão Wolfgang Schäuble.

Mas, afinal, Mário Centeno nunca terá tido sequer qualquer possibilidade de assumir o lugar, sustenta o site Politico, que adianta que o actual comissário dos Assuntos Económicos e Financeiros da União Europeia, Pierre Moscovici, está a preparar-se para se tornar no próximo presidente do Eurogrupo.

Os legisladores de Portugal são os únicos a pensar que o seu ministro das Finanças tem uma hipótese”, considera a publicação norte-americana num artigo para subscritores, citado pelo jornal Público.

“Nas últimas semanas, quatro dirigentes de diferentes instâncias europeias confirmaram aquela intenção do comissário francês [Moscovici], que já tutela as taxas, tarifas e assuntos económicos e financeiros da Comissão Europeia”, adianta o Politico, referindo que o responsável deverá acumular o cargo actual com a liderança do Eurogrupo.

O eurodeputado Paulo Rangel, eleito pelo PSD, confirma este cenário ao Público, frisando que “só em Portugal é que se fala da hipótese de Centeno, é uma coisa para consumo interno que não tem qualquer eco em Bruxelas”. “Aqui, até hoje, nunca ninguém falou no ministro português”, garante.

Também Marques Mendes, ex-líder do PSD, tinha avançado com esta ideia, chegando a realçar que Centeno estaria “deslumbrado e a oferecer-se” ao Eurogrupo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Talvez o Eurogrupo não faça muita questão em ter um presidente competente! Até porque a avaliar pelas últimas escolhas…
    De qualquer maneira os portugueses só têm que ficar felizes!
    Que alívio! Assim podemos continuar por cá, com o Ministro das Finanças mais competente que já tivemos neste século.
    Os que porventura por cá não gostem de competência, que se catem…

  2. levar em linha de conta, um país, em que 16milhões, acreditam que o leite com chocolate vem de uma vaca castanha…, podem dizer tudo.

  3. “Também Marques Mendes, ex-líder do PSD, tinha avançado com esta ideia” Foi ele que começou o boato (infundado)!
    mas não deixa de ser curioso que um jornal norte americano sabe tanto do que se passa na “Europa”… Eles nem sabem o que se passa no estado vizinho, quanto mais na “Europa”…
    É como diz o Jose Ramalheiro…

  4. A comunicação social é perniciosa nas relações entre instituições, titulares de cargos públicos e não só, muitos dos conflitos têm origem em falsas notícias, insinuações e calúnias quando os mídia deviam informar com rigor e credibilidade das fontes. Seguramente, que não foram os portugueses que se puseram em bicos de pés alguém, com segundas intenções, lançou o nome do ministro Mário Centeno para a praça pública. Outra péssima atitude, tem a ver com a posição assumida pelos adversários politicos internos, é o ADN da mediocridade.

  5. Pois é pena pois daria um ar mais sorridente àquela malta com ar de poucos amigos, se não distribuísse competência pelo menos distribuiria sorrisos!.

  6. o porta chaves da mumia de boliqueime e o babuzeiras a granel em consonancia com um site que não sabe o que se passa em sua própria casa dizem que quem eles tentaram deslumbrar lançado boatos, afinal não tem hipoteses para desempenhar o cargo que só eles e mais ninguém preconizaram, diz tudo das pessoas envolvidas. gente de baixo caracter dispostos a lamber tomates se necessário for para se manterem à tona e a quem o próprio partido sacudiu por falta de competencia.

  7. Paulo Rangel, esse certamente não irá para o EUROGRUPO, nem para cargo nenhum de relevância.
    Talvez no PSD tenha direito ao cargo de maldicente-mor no caminho que estão a fazer para a decadência…

RESPONDER

Governo altera excecionalmente limite de idade para tratamentos de fertilidade

O Governo está a rever a norma para alterar, de forma excecional, o limite de idade das mulheres que querem aceder aos tratamentos de fertilidade no setor público. Na segunda-feira, o Jornal de Notícias tinha avançado …

Gana é o primeiro país a receber vacinas financiadas pelo Covax

O programa Covax já começou a fornecer as primeiras remessas de vacinas contra a covid-19. O Gana foi o primeiro país a receber doses. Gana deve receber o primeiro lote de vacinas contra o SARS CoV-2, …

"Como produtos de exportação". Filipinas querem trocar os seus enfermeiros por vacinas da Europa

As Filipinas estão a pedir ao Reino Unido e à Alemanha que forneçam centenas de milhares de vacinas contra a covid-19 em troca do envio de enfermeiros filipinos para ajudar na linha de frente da …

Despacho da ACT limita capacidade de intervenção dos inspetores do trabalho

Um despacho assinado pela inspetora-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está a limitar a capacidade de intervenção dos inspetores. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios, que escreve que o …

Só muda o preâmbulo. Decreto do novo estado de emergência já seguiu para o Parlamento

O novo decreto do estado de emergência já seguiu para o Parlamento. Marcelo Rebelo de Sousa só mudou o preâmbulo do documento. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou esta quarta-feira o decreto do …

Governo já está a desenhar um plano de desconfinamento. Rio quer desconfinar por regiões ou concelhos

Depois de uma primeira ronda de audiências, onde anunciou que o decreto do novo estado de emergência será igual ao da última quinzena, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta quarta-feira, o Bloco de Esquerda, o …

Serviços de inteligência desvalorizaram ameaça de invasão ao Capitólio

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos subestimaram o perigo de invasão ao Capitólio, admitiram vários responsáveis durante uma audiência no Senado, realizada esta terça-feira. Depois da absolvição do antigo Presidente dos Estados Unidos, que estava …

Polícias que prestam serviço no 112 não recebem subsídio desde setembro

Os agentes e militares que fazem a triagem das chamadas do 112 não auferem a gratificação mensal pelo serviço prestado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desde setembro do ano passado. Segundo o Jornal de Notícias, …

Contrariando ordem judicial, Malásia deportou mais de mil pessoas para Myanmar

A Malásia entregou 1086 cidadãos que tinham fugido de Myanmar aos militares que organizaram o golpe de Estado de 01 de fevereiro, estando entre esses requerentes de asilo já registados oficialmente junto da Organização das …

Assassino da jornalista Daphne Caruana Galizia condenado a 15 anos de prisão

Vincent Muscat, um dos três homens acusados do assassínio, em outubro de 2017, da jornalista anticorrupção de Malta Daphne Caruana Galizia, foi condenado a uma pena de 15 anos de prisão pelo tribunal da La …