//

Centeno no Eurogrupo? “Só na cabeça dos portugueses”

11

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Mário Centeno nunca teve sequer uma hipótese de se tornar presidente do Eurogrupo, garante o site norte-americano Politico, habitualmente bem informado, em consonância com o eurodeputado do PSD Paulo Rangel.

O nome do ministro das Finanças foi avançado como forte hipótese para a presidência do Eurogrupo, na sucessão ao “mal-amado” Jeroen Dijsselbloem, especialmente depois de ter sido apelidado de “Ronaldo do Ecofin” pelo ministro alemão Wolfgang Schäuble.

Mas, afinal, Mário Centeno nunca terá tido sequer qualquer possibilidade de assumir o lugar, sustenta o site Politico, que adianta que o actual comissário dos Assuntos Económicos e Financeiros da União Europeia, Pierre Moscovici, está a preparar-se para se tornar no próximo presidente do Eurogrupo.

Os legisladores de Portugal são os únicos a pensar que o seu ministro das Finanças tem uma hipótese”, considera a publicação norte-americana num artigo para subscritores, citado pelo jornal Público.

“Nas últimas semanas, quatro dirigentes de diferentes instâncias europeias confirmaram aquela intenção do comissário francês [Moscovici], que já tutela as taxas, tarifas e assuntos económicos e financeiros da Comissão Europeia”, adianta o Politico, referindo que o responsável deverá acumular o cargo actual com a liderança do Eurogrupo.

O eurodeputado Paulo Rangel, eleito pelo PSD, confirma este cenário ao Público, frisando que “só em Portugal é que se fala da hipótese de Centeno, é uma coisa para consumo interno que não tem qualquer eco em Bruxelas”. “Aqui, até hoje, nunca ninguém falou no ministro português”, garante.

Também Marques Mendes, ex-líder do PSD, tinha avançado com esta ideia, chegando a realçar que Centeno estaria “deslumbrado e a oferecer-se” ao Eurogrupo.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

11 Comments

  1. Talvez o Eurogrupo não faça muita questão em ter um presidente competente! Até porque a avaliar pelas últimas escolhas…
    De qualquer maneira os portugueses só têm que ficar felizes!
    Que alívio! Assim podemos continuar por cá, com o Ministro das Finanças mais competente que já tivemos neste século.
    Os que porventura por cá não gostem de competência, que se catem…

  2. levar em linha de conta, um país, em que 16milhões, acreditam que o leite com chocolate vem de uma vaca castanha…, podem dizer tudo.

  3. “Também Marques Mendes, ex-líder do PSD, tinha avançado com esta ideia” Foi ele que começou o boato (infundado)!
    mas não deixa de ser curioso que um jornal norte americano sabe tanto do que se passa na “Europa”… Eles nem sabem o que se passa no estado vizinho, quanto mais na “Europa”…
    É como diz o Jose Ramalheiro…

  4. A comunicação social é perniciosa nas relações entre instituições, titulares de cargos públicos e não só, muitos dos conflitos têm origem em falsas notícias, insinuações e calúnias quando os mídia deviam informar com rigor e credibilidade das fontes. Seguramente, que não foram os portugueses que se puseram em bicos de pés alguém, com segundas intenções, lançou o nome do ministro Mário Centeno para a praça pública. Outra péssima atitude, tem a ver com a posição assumida pelos adversários politicos internos, é o ADN da mediocridade.

  5. Pois é pena pois daria um ar mais sorridente àquela malta com ar de poucos amigos, se não distribuísse competência pelo menos distribuiria sorrisos!.

  6. o porta chaves da mumia de boliqueime e o babuzeiras a granel em consonancia com um site que não sabe o que se passa em sua própria casa dizem que quem eles tentaram deslumbrar lançado boatos, afinal não tem hipoteses para desempenhar o cargo que só eles e mais ninguém preconizaram, diz tudo das pessoas envolvidas. gente de baixo caracter dispostos a lamber tomates se necessário for para se manterem à tona e a quem o próprio partido sacudiu por falta de competencia.

  7. Paulo Rangel, esse certamente não irá para o EUROGRUPO, nem para cargo nenhum de relevância.
    Talvez no PSD tenha direito ao cargo de maldicente-mor no caminho que estão a fazer para a decadência…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.