Centeno no Eurogrupo? “Só na cabeça dos portugueses”

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Mário Centeno nunca teve sequer uma hipótese de se tornar presidente do Eurogrupo, garante o site norte-americano Politico, habitualmente bem informado, em consonância com o eurodeputado do PSD Paulo Rangel.

O nome do ministro das Finanças foi avançado como forte hipótese para a presidência do Eurogrupo, na sucessão ao “mal-amado” Jeroen Dijsselbloem, especialmente depois de ter sido apelidado de “Ronaldo do Ecofin” pelo ministro alemão Wolfgang Schäuble.

Mas, afinal, Mário Centeno nunca terá tido sequer qualquer possibilidade de assumir o lugar, sustenta o site Politico, que adianta que o actual comissário dos Assuntos Económicos e Financeiros da União Europeia, Pierre Moscovici, está a preparar-se para se tornar no próximo presidente do Eurogrupo.

Os legisladores de Portugal são os únicos a pensar que o seu ministro das Finanças tem uma hipótese”, considera a publicação norte-americana num artigo para subscritores, citado pelo jornal Público.

“Nas últimas semanas, quatro dirigentes de diferentes instâncias europeias confirmaram aquela intenção do comissário francês [Moscovici], que já tutela as taxas, tarifas e assuntos económicos e financeiros da Comissão Europeia”, adianta o Politico, referindo que o responsável deverá acumular o cargo actual com a liderança do Eurogrupo.

O eurodeputado Paulo Rangel, eleito pelo PSD, confirma este cenário ao Público, frisando que “só em Portugal é que se fala da hipótese de Centeno, é uma coisa para consumo interno que não tem qualquer eco em Bruxelas”. “Aqui, até hoje, nunca ninguém falou no ministro português”, garante.

Também Marques Mendes, ex-líder do PSD, tinha avançado com esta ideia, chegando a realçar que Centeno estaria “deslumbrado e a oferecer-se” ao Eurogrupo.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Talvez o Eurogrupo não faça muita questão em ter um presidente competente! Até porque a avaliar pelas últimas escolhas…
    De qualquer maneira os portugueses só têm que ficar felizes!
    Que alívio! Assim podemos continuar por cá, com o Ministro das Finanças mais competente que já tivemos neste século.
    Os que porventura por cá não gostem de competência, que se catem…

  2. levar em linha de conta, um país, em que 16milhões, acreditam que o leite com chocolate vem de uma vaca castanha…, podem dizer tudo.

  3. “Também Marques Mendes, ex-líder do PSD, tinha avançado com esta ideia” Foi ele que começou o boato (infundado)!
    mas não deixa de ser curioso que um jornal norte americano sabe tanto do que se passa na “Europa”… Eles nem sabem o que se passa no estado vizinho, quanto mais na “Europa”…
    É como diz o Jose Ramalheiro…

  4. A comunicação social é perniciosa nas relações entre instituições, titulares de cargos públicos e não só, muitos dos conflitos têm origem em falsas notícias, insinuações e calúnias quando os mídia deviam informar com rigor e credibilidade das fontes. Seguramente, que não foram os portugueses que se puseram em bicos de pés alguém, com segundas intenções, lançou o nome do ministro Mário Centeno para a praça pública. Outra péssima atitude, tem a ver com a posição assumida pelos adversários politicos internos, é o ADN da mediocridade.

  5. Pois é pena pois daria um ar mais sorridente àquela malta com ar de poucos amigos, se não distribuísse competência pelo menos distribuiria sorrisos!.

  6. o porta chaves da mumia de boliqueime e o babuzeiras a granel em consonancia com um site que não sabe o que se passa em sua própria casa dizem que quem eles tentaram deslumbrar lançado boatos, afinal não tem hipoteses para desempenhar o cargo que só eles e mais ninguém preconizaram, diz tudo das pessoas envolvidas. gente de baixo caracter dispostos a lamber tomates se necessário for para se manterem à tona e a quem o próprio partido sacudiu por falta de competencia.

  7. Paulo Rangel, esse certamente não irá para o EUROGRUPO, nem para cargo nenhum de relevância.
    Talvez no PSD tenha direito ao cargo de maldicente-mor no caminho que estão a fazer para a decadência…

RESPONDER

Governo de Bolsonaro bate recorde de aprovação durante a pandemia

A aprovação do Governo brasileiro, presidido por Jair Bolsonaro, subiu para 40%, a maior percentagem desde o início do seu mandato, iniciado em janeiro de 2019, segundo uma sondagem do Instituto Ibope divulgada na quinta-feira. A …

Número de casos baixa nos EUA. Na Bélgica, deixa de ser obrigatório usar máscara na rua

A pandemia tem assolado toda a população mundial, mas há países que têm sofrido mais com o aumento de número de infetados e com mortes. Apesar de serem um dos países mais afetados, os EUA …

Seis enfermeiros infetados e cirurgias canceladas no hospital de Beja

O hospital de Beja detetou esta quinta-feira seis enfermeiros do bloco operatório infetados com Covid-19 e cancelou algumas cirurgias programadas por questões de segurança, disse à agência Lusa a presidente da Unidade Local de Saúde …

Reformas na função pública subiram para 43% (e um quinto são professores)

Mais de 6.500 trabalhadores das administrações públicas aposentaram-se na primeira metade deste ano, o que representa um crescimento de 43% face ao mesmo período de 2019. A maioria das saídas deriva de áreas como a …

“Arma de diagnóstico”. Teste que distingue covid-19 de outras infeções respiratórias chega a Portugal

A Unilabs vai disponibilizar um teste que permite “diferenciar o novo coronavírus de outros tipos de infeções respiratórias sazonais”, auxiliando os clínicos a realizarem diagnósticos mais precisos. “A ideia era tentarmos ter uma ferramenta de diagnóstico …

Jovem de 23 anos morre baleada em ação da PSP. Polícias vão alegar legítima defesa

Uma jovem de 23 anos morreu, na madrugada de quinta-feira, na sequência de ferimentos causados por uma arma de fogo, após uma intervenção policial em São João da Madeira. A mulher, de 23 anos, morreu na …

PS recua nas petições e propõe 7.500 assinaturas para ultrapassar veto de Marcelo

O PS vai avançar com uma proposta de alteração que coloca nos 7.500 o número de assinaturas necessário para que uma petição seja discutida na Assembleia da República.  O objetivo do PS é contornar o veto …

Rui Rangel endividava-se, teve execuções fiscais e contas penhoradas

Rui Rangel teve vários processos de execução fiscal por falta de pagamentos de impostos e até contas penhoradas. Era o seu alegado testa-de-ferro que o ajudava a regularizar os pagamentos. Era comum o ex-juiz Rui Rangel …

Todos os dias, 500 famílias pedem à EDP para pagarem a luz em prestações

Desde o início da pandemia até ao fim de agosto, 500 famílias pediram diariamente ajuda à EDP para pagarem a fatura da luz em prestações. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Nem a DGS nem a Segurança Social sabem o número real de infetados em lares

O Governo tem vindo a dizer que os lares de idosos são uma “prioridade total” em plena pandemia, mas não conhece o problema em detalhe. A DGS conta que sejam mais de 4.700 infetados, mas …