Centeno no Eurogrupo? “Só na cabeça dos portugueses”

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Mário Centeno nunca teve sequer uma hipótese de se tornar presidente do Eurogrupo, garante o site norte-americano Politico, habitualmente bem informado, em consonância com o eurodeputado do PSD Paulo Rangel.

O nome do ministro das Finanças foi avançado como forte hipótese para a presidência do Eurogrupo, na sucessão ao “mal-amado” Jeroen Dijsselbloem, especialmente depois de ter sido apelidado de “Ronaldo do Ecofin” pelo ministro alemão Wolfgang Schäuble.

Mas, afinal, Mário Centeno nunca terá tido sequer qualquer possibilidade de assumir o lugar, sustenta o site Politico, que adianta que o actual comissário dos Assuntos Económicos e Financeiros da União Europeia, Pierre Moscovici, está a preparar-se para se tornar no próximo presidente do Eurogrupo.

Os legisladores de Portugal são os únicos a pensar que o seu ministro das Finanças tem uma hipótese”, considera a publicação norte-americana num artigo para subscritores, citado pelo jornal Público.

“Nas últimas semanas, quatro dirigentes de diferentes instâncias europeias confirmaram aquela intenção do comissário francês [Moscovici], que já tutela as taxas, tarifas e assuntos económicos e financeiros da Comissão Europeia”, adianta o Politico, referindo que o responsável deverá acumular o cargo actual com a liderança do Eurogrupo.

O eurodeputado Paulo Rangel, eleito pelo PSD, confirma este cenário ao Público, frisando que “só em Portugal é que se fala da hipótese de Centeno, é uma coisa para consumo interno que não tem qualquer eco em Bruxelas”. “Aqui, até hoje, nunca ninguém falou no ministro português”, garante.

Também Marques Mendes, ex-líder do PSD, tinha avançado com esta ideia, chegando a realçar que Centeno estaria “deslumbrado e a oferecer-se” ao Eurogrupo.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Talvez o Eurogrupo não faça muita questão em ter um presidente competente! Até porque a avaliar pelas últimas escolhas…
    De qualquer maneira os portugueses só têm que ficar felizes!
    Que alívio! Assim podemos continuar por cá, com o Ministro das Finanças mais competente que já tivemos neste século.
    Os que porventura por cá não gostem de competência, que se catem…

  2. levar em linha de conta, um país, em que 16milhões, acreditam que o leite com chocolate vem de uma vaca castanha…, podem dizer tudo.

  3. “Também Marques Mendes, ex-líder do PSD, tinha avançado com esta ideia” Foi ele que começou o boato (infundado)!
    mas não deixa de ser curioso que um jornal norte americano sabe tanto do que se passa na “Europa”… Eles nem sabem o que se passa no estado vizinho, quanto mais na “Europa”…
    É como diz o Jose Ramalheiro…

  4. A comunicação social é perniciosa nas relações entre instituições, titulares de cargos públicos e não só, muitos dos conflitos têm origem em falsas notícias, insinuações e calúnias quando os mídia deviam informar com rigor e credibilidade das fontes. Seguramente, que não foram os portugueses que se puseram em bicos de pés alguém, com segundas intenções, lançou o nome do ministro Mário Centeno para a praça pública. Outra péssima atitude, tem a ver com a posição assumida pelos adversários politicos internos, é o ADN da mediocridade.

  5. Pois é pena pois daria um ar mais sorridente àquela malta com ar de poucos amigos, se não distribuísse competência pelo menos distribuiria sorrisos!.

  6. o porta chaves da mumia de boliqueime e o babuzeiras a granel em consonancia com um site que não sabe o que se passa em sua própria casa dizem que quem eles tentaram deslumbrar lançado boatos, afinal não tem hipoteses para desempenhar o cargo que só eles e mais ninguém preconizaram, diz tudo das pessoas envolvidas. gente de baixo caracter dispostos a lamber tomates se necessário for para se manterem à tona e a quem o próprio partido sacudiu por falta de competencia.

  7. Paulo Rangel, esse certamente não irá para o EUROGRUPO, nem para cargo nenhum de relevância.
    Talvez no PSD tenha direito ao cargo de maldicente-mor no caminho que estão a fazer para a decadência…

RESPONDER

Conselho de Ministros reúne-se para discutir próximos passos no desconfinamento

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira para decidir os próximos passos no processo de abertura do país, dois dias depois de especialistas terem sugerido a evolução das medidas de restrição de acordo com a …

Capacete magnético mostra-se eficaz na redução de tumor cerebral

O diagnóstico de um cancro é sempre complicado, mas há partes do corpo onde a presença da doença pode ser mais ameaçadora. É o caso do glioblastoma, um tipo de cancro cerebral, que se não …

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …