/

Centeno está “deslumbrado e a oferecer-se” ao Eurogrupo

28

Nuno Veiga / Lusa

O antigo presidente do PSD, Luis Marques Mendes

O antigo presidente do PSD, Luis Marques Mendes

Mário Centeno está “deslumbrado” e em “campanha de auto-promoção” para se tornar presidente do Eurogrupo. É Luís Marques Mendes quem o refere, criticando o ministro das Finanças por estar a “oferecer-se” para o cargo.

Em declarações no Jornal da Noite de domingo, na SIC, no seu habitual espaço de comentário, Marques Mendes salienta que Mário Centeno está “a abrir ele mesmo as portas que ninguém lhe abriu”.

“Não há na União Europeia uma única alma a falar da hipótese de Mário Centeno para presidir ao Eurogrupo”, destaca o ex-líder do PSD, notando que é até “um bocadinho ridículo” o facto de o ministro estar “literalmente a colocar-se em bicos de pés e a oferecer-se” para o cargo.

Embora note que “há, em teoria, uma janela de oportunidades para Centeno” se tornar presidente do Eurogrupo, Marques Mendes entende que está em causa “uma campanha meramente interna” e da “exclusiva iniciativa” do próprio ministro.

“Mário Centeno está num processo de auto-promoção, está deslumbrado com a ideia de um cargo europeu e está a correr em pista própria, à margem do primeiro-ministro”, diz, frisando que o governante é movido por “orgulho e vaidade” e que deveria antes ter “mais humildade”.

Marques Mendes realça ainda que, durante a semana finda, Centeno “deu várias entrevistas e até escreveu um artigo de opinião” num jornal, embora não tenha marcado presença nas Jornadas Parlamentares do PS. Isto significa que “quer correr sozinho e não em conjunto com os seus colegas e parceiros de Governo”, conclui.

A este propósito lembra os elogios do ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaüble, que disse que Centeno é “o Ronaldo do Ecofin”. “O que quis dizer, com ironia, é que o mérito dos resultados é de Centeno e não do Governo, que ele detesta”, considera Marques Mendes, salientando que se trata de “elogiar para dividir”, o que deixa “Centeno babado” e “os seus pares furiosos”.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

28 Comments

  1. Calaram-se com os e-mails, têm que arranjar outra para ver se o desacreditam!
    São assim, alguns patriotas que temos! Tentando desacreditar um bom ministro, servindo assim interesses partidários acima dos interesses do país.

    • Bom ministro?! Mas o que fez este homem de positivo para o país? Não me venham com o défice!!! Pior que ser cego é não querer ver. Mas será que o povo ainda não percebeu que o défice de 2016 foi a maior vigarice desde que há contas públicas em Portugal!

      • “o défice de 2016 foi a maior vigarice desde que há contas públicas em Portugal!”. Bem… Se quer falar em “desde que há contas públicas em Portugal!” então que tal dizer… TODAS FORAM!!! Caro Contabartista: não há um Governo que seja (em qualquer lado do mundo) que não aldrabe as contas! Se acha que foi só o Centeno, então vive no mundo de fantasia do Passos. Aí não há saída. É viver na fantasia até morrer. “maior vigarice”? Então o vigarista não era o Sócrates?

      • Pois…
        Bom era o Gaspar e a Maria Luís – que NUNCA conseguiram cumprir as metas (mesmo depois de empobrecerem a população e venderam o pais ao desbarato)!…
        Isso é que era gente competente (e que fazia coisas positivas pelo o país!)…
        Vigarice é a tua inteligência…

        • Bom mesmo bom é o Centeno que ficará para a história como:

          O CATIVADOR

          E nalguns casos logo a partir do mês de janeiro

  2. Quando o PSD estava no Governo, ele era o que mandava bitaites para a praça pública (com informações directas do Passos) a “ver se colava” (por isso houve boatos de medidas que nunca chegaram a ser porque o povo não gostou). Para isso não era preciso muita imaginação (coisa que este “caga-tacos” tem pouco). Desde que o Governo virou à esquerda, já não tem informações da fonte (na minha terra chama-se bufo) por isso, usando a pouca imaginação que tem (será que tem?) inventa histórias da carochinha… Mas o que me choca mais não é os disparates que este minorca diz… É o facto de ainda haver muita gente que o ouve (considerando que acredita na palavra dele)! Caso contrário ele já não teria um programa na TV (não apareceria para comentar seja o que fosse!). Este lapa vai continuar a entrar nas nossas casas enquanto tiver audiências. Enquanto houver portugueses que acreditam nas histórias da carochinha. Enquanto acreditarem que o Passos tornou Portugal e a vida dos portugueses, melhor. Enquanto acreditarem que a venda (ao desbarato) de empresas vitais a capitais estrangeiros, foi uma boa ideia (e benéfico para Portugal). Enquanto acreditarem que todas as medidas boas (?) do Passos não foram consequências dos chumbos do Tribunal Cosntitucional… Mas a maioria do povinho gosta de coscuvilhices e de escândalos (á la CM) por isso gosta de ouvir este tipo vomitar ficção que só existe bem abaixo do nivel médio do mar (refiro-me à cabecinha dele, para quem não percebeu).
    O que fazer? Quanto a vocês não sei. Eu vou continuar a fazer aquilo que faço desde que soube da existência deste cromo. IGNORÁ-lO! Façam um esforço e; para vosso bem, ignorem-no também. Vão ver que ele desaparece rápidamente. Nem a casa das celebridades o vai querer!

  3. É incrível a volta que as pequenas mentalidades dão aos textos para tentar diminuir quem vive do seu trabalho e não da intriga. Marques! Mentes? Sempre que me dá jeito.

  4. É lamentável ver aqui comentários de ter xenófobo e de apoucamento sobre pessoas com opiniões diferentes (divergentes) de um poder instituído num parlamento de ocasião. Para que tipo de cidadania contribuem? Deviam ter vergonha mesmo que não se goste da personagem (comentador). Eu também não o aprecio mas se fosse assim viveria com esse sentimento acerca da maior parte das pessoas que conheço pessoalmente ou através da comunicação social. Sejam justos e cordiais e vivam sem azedume antes que este vos afogue.

    • Ah?!
      Comentários xenófobos?
      Onde?
      Isto, partindo do principio que sabe o que isso é!…
      .
      Opinião diferente?
      Mas acha que este meio-metro de lixo dá o sua opinião?!
      É um troca-tintas mafioso e tudo o que diz tem segundas intenções (para defender os seus interesses e o dos seus clientes)!!
      Mais do que comentador da treta, preocupante é ter este trapaceiro como Conselheiro de Estado (onde vai sondar para depois bufar cá fora)!
      É mais um advogado manhoso que foi politico na” horas vagas” e ainda vive (e tira proveito) disso!…
      Escumalha, portanto…

      • A xenofobia pode se caracterizar como uma forma de preconceito. Mas é ridículo fazer referência à estatura de uma pessoa.
        Quanto aos interesses (preocupações) dos que nos têm desgovernado, já dizia o Capitão Salgueiro Maia: os políticos preocupam-se com o valor da sua reforma em vez de reformarem o país.
        Muito pouco fazemos pela cidadania. Só um povo esclarecido sem preconceitos ideológicos poderá colocar esses indivíduos (políticos) a servir o país e não a servirem-se. Veja que até os do BE que não foram escolhidos para deputados logo criaram outro partido, o Livre. E para quê? Para manterem os privilégios ou como se diz popularmente: não queriam largar a mama. Outros estão no poder legislativo há mais tempo que Salazar na ditadura. Para eles não existem limitações de mandatos como para as autarquias locais. São muito democratas a defenderem os sues privilégios. E são de todos os partidos ou tem alguma dúvida? Portanto…

        • Que confusão para aí vai…
          Riduculo porquê, se esta personagem é pequeno em tudo?
          A sua estatura é só coincidência!
          Como virou a discussão para os partidos (e não era esse o objetivo), não se esqueça que esta abecula foi presidente do PSD e representa tudo de mau que existe nos partidos (tal como o sr refere!), pois ele NADA fez a não ser tratar dos seus interesses (como agora faz no triste tempo de antena da SIC, onde faz de comentador)!!

  5. Este cavalheiro, é uma péssima cópia do professor Marcelo, devia ter o respeito pelo ministro Centeno, tal como gosta que o respeitem a ele mas, como é pequenino, comporta-se como tal.

    • Tudo bem que os dois foram presidentes do PSD (e este faz de conta que é comentador), mas, só tentar comparar já é um insulto para o Marcelo!!!

      • Não, não, não!… Não me parece que tenha sido isso que o Sr José disse. Eu penso que quis dizer que o “pequenote” quer ser um Marcelo, (em ponto pequeno) armando-se em comentador para ganhar notoriedade, para depois de uns anos (muitos) ser … Presidente da República! O Sr Marcelo é um mestre manipulador (poucos sabem disso… porque será?) mas o Marques Pentes é mestre em nada! Nem imaginação ele tem! Para mim ele não é nada mais que uma chiclete colada no sapato (mas fácil de tirar). Incomoda, mas depressa livramo-nos dela.

  6. E agora Marques Mendes?.. Ainda dizes que Centeno estava “literalmente a colocar-se em bicos de pés e a oferecer-se” para o cargo? Afinal parece ser o favorito e toda a gente o quer lá.. E vai ganhar.

    Mais uma borrada do anão mental. Marques Mendes, cresce e desaparece!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.