Centeno ataca Rio: “Não sabe nada de economia ou nunca viu um Orçamento”

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Mário Centeno reagiu às críticas ao Orçamento do Estado para 2020 de Rui Rio, alegando que o líder social democrata “ou não sabe nada de economia ou nunca viu um Orçamento”.

O presidente do PSD, Rui Rio, acusou esta quarta-feira o Governo de “fraude democrática” na proposta orçamental para 2020, apontando que só haverá excedente se não for executada a despesa que está inscrita no documento.

Por outras palavras, Rio argumenta que ou o excedente orçamental de 2020 não é verdadeiro ou as contas de Centeno são uma “fraude democrática”.

“Ou aquilo que vai ser aprovado pela Assembleia da República vai ser executado e as contas não vão ter superávite, mas um pequeno défice, ou então há parte da despesa que, desde já e à partida, não vai ser executada para lá de outras cativações que o ministro das Finanças entenda fazer”, afirmou Rio, na sua intervenção antes do jantar de Natal do grupo parlamentar do PSD, em Lisboa.

Em resposta, numa entrevista a ser publicada no semanário Expresso este sábado, Mário Centeno, ataca o líder social democrata. “Ou o dr. Rui Rio não sabe nada de economia – e muito menos Finanças públicas – ou nunca viu fazer um Orçamento do Estado“, atirou o ministro das Finanças.

Centeno confessa ainda estar “perplexo” com o que ouviu de Rui Rio e disse que “uma fraude democrática é ter uma oposição que reage de forma… com um complexo de Pavlov a palavras e depois não consegue entender o que são as regras de contabilidade pública e da contabilidade nacional”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Uau… quando não há argumentos qualquer coisa serve. Alguém devia fazer um contador de erros do orçamento de 2020. Devia também fazer um contador de medidas não implementadas e cativações, como o deferir de mais de 150 milhões das verbas devidas em 2019 à SS e já de anos anteriores para 2020… se forem efectivamente pagos em 2020. Pelo que vimos até agora, devem ser pagos em 2024, se o governo se aguentar até lá.

    Centeno o CaRrasco (CR8) das finanças.

  2. Um palerma a querer comparar-se com Rui Rio um economista competente e um extraordinário ex-presidente da autarquia da 2ª maior cidade do País. O Cen-té-no tem que comer muita broa para chegar aos calcanhares de Rio.

  3. A realidade é que o senhor Centeno com toda a sua sabedoria mais o governo a que pertence estão obrigados a cumprir as regras impostas pela UE, as quais anteriormente criticadas por terem sido cumpridas por outro governo, o qual se viu obrigado a governar de braços atados. Este agora sustenta-se em cativações e na prática os serviços essenciais do país estão cada vez mais asfixiados sem solução à vista.

RESPONDER

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …