Centeno ataca Rio: “Não sabe nada de economia ou nunca viu um Orçamento”

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Mário Centeno reagiu às críticas ao Orçamento do Estado para 2020 de Rui Rio, alegando que o líder social democrata “ou não sabe nada de economia ou nunca viu um Orçamento”.

O presidente do PSD, Rui Rio, acusou esta quarta-feira o Governo de “fraude democrática” na proposta orçamental para 2020, apontando que só haverá excedente se não for executada a despesa que está inscrita no documento.

Por outras palavras, Rio argumenta que ou o excedente orçamental de 2020 não é verdadeiro ou as contas de Centeno são uma “fraude democrática”.

“Ou aquilo que vai ser aprovado pela Assembleia da República vai ser executado e as contas não vão ter superávite, mas um pequeno défice, ou então há parte da despesa que, desde já e à partida, não vai ser executada para lá de outras cativações que o ministro das Finanças entenda fazer”, afirmou Rio, na sua intervenção antes do jantar de Natal do grupo parlamentar do PSD, em Lisboa.

Em resposta, numa entrevista a ser publicada no semanário Expresso este sábado, Mário Centeno, ataca o líder social democrata. “Ou o dr. Rui Rio não sabe nada de economia – e muito menos Finanças públicas – ou nunca viu fazer um Orçamento do Estado“, atirou o ministro das Finanças.

Centeno confessa ainda estar “perplexo” com o que ouviu de Rui Rio e disse que “uma fraude democrática é ter uma oposição que reage de forma… com um complexo de Pavlov a palavras e depois não consegue entender o que são as regras de contabilidade pública e da contabilidade nacional”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Uau… quando não há argumentos qualquer coisa serve. Alguém devia fazer um contador de erros do orçamento de 2020. Devia também fazer um contador de medidas não implementadas e cativações, como o deferir de mais de 150 milhões das verbas devidas em 2019 à SS e já de anos anteriores para 2020… se forem efectivamente pagos em 2020. Pelo que vimos até agora, devem ser pagos em 2024, se o governo se aguentar até lá.

    Centeno o CaRrasco (CR8) das finanças.

  2. Um palerma a querer comparar-se com Rui Rio um economista competente e um extraordinário ex-presidente da autarquia da 2ª maior cidade do País. O Cen-té-no tem que comer muita broa para chegar aos calcanhares de Rio.

  3. A realidade é que o senhor Centeno com toda a sua sabedoria mais o governo a que pertence estão obrigados a cumprir as regras impostas pela UE, as quais anteriormente criticadas por terem sido cumpridas por outro governo, o qual se viu obrigado a governar de braços atados. Este agora sustenta-se em cativações e na prática os serviços essenciais do país estão cada vez mais asfixiados sem solução à vista.

RESPONDER

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …

Etiópia. Comissão de direitos humanos denuncia massacre de 600 civis na região de Tigré

A organização independente que investiga acusações de violência contra civis na Etiópia corroborou o relatório da Amnistia Internacional que denunciou a chacina de pelo menos 600 pessoas na região de Tigré, no Norte do país. Segundo …

A Torre de Londres foi palco de várias experiências estranhas com animais

Antigamente, os humanos tinham algumas teorias muito estranhas sobre vários animais e, infelizmente, nem um pouco do bom senso que os impediria de as testar. Segundo o site IFLScience, Plínio, o Velho, era um desses exemplos. …

Grupo hacker português reivindica ataque a 61 sites do Brasil este ano

O grupo do hacker português que assumiu publicamente o recente ataque cibernético ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil admitiu ter invadido 61 sites brasileiros este ano, segundo o jornal O Estado de São Paulo. O …

PCP e PEV vão abster-se na votação final do Orçamento do Estado

O PCP e o PEV anunciaram, esta quarta-feira, que vão abster-se na votação final global do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que está agendada para esta quinta-feira na Assembleia da República. O Partido Comunista vai …

Economia e tecnologia. Quem irá vencer a guerra comercial? EUA não facilitam, mas China já prepara plano para 2025

A atual guerra comercial entre a China e os Estados Unidos começou depois do atual presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar a 22 de março de 2018 uma lista de tarifas superiores a 60 mil milhões …

Estudantes estrangeiros podem renovar autorização de residência online

Os estudantes estrangeiros que frequentam o ensino superior em Portugal podem renovar automaticamente 'online', desde esta semana, os títulos de autorização de residência, anunciou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). A nova funcionalidade está disponível …

Nas pinturas de Van Gogh predomina a cor amarela (e isso tem uma explicação científica)

As obras do pintor Van Gogh encaixam-se na corrente artística do pós-impressionismo. Estas caraterizam-se por terem cores fortes com capacidade de atrair um público bastante diversificado. Mas por que razão predominavam quase sempre as mesmas …

ONU sem dinheiro para alimentar deslocados de Cabo Delgado. Portugal presta ajuda militar a "país irmão"

O Programa Alimentar Mundial diz que as verbas vão acabar para a semana depois de um ano inteiro de sub-financiamento. O conflito no Norte de Moçambique já fez pelo menos 500 mil deslocados. O Programa Alimentar …

Temido diz que risco de o país não estar pronto para receber vacina é "zero"

A ministra da Saúde garantiu, esta quarta-feira, que o risco de Portugal não estar preparado para vacinar contra a covid-19 quando a vacina for distribuída é "zero", referindo que "há muito" que o país se …