//

Centeno ataca Rio: “Não sabe nada de economia ou nunca viu um Orçamento”

4

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Mário Centeno reagiu às críticas ao Orçamento do Estado para 2020 de Rui Rio, alegando que o líder social democrata “ou não sabe nada de economia ou nunca viu um Orçamento”.

O presidente do PSD, Rui Rio, acusou esta quarta-feira o Governo de “fraude democrática” na proposta orçamental para 2020, apontando que só haverá excedente se não for executada a despesa que está inscrita no documento.

Por outras palavras, Rio argumenta que ou o excedente orçamental de 2020 não é verdadeiro ou as contas de Centeno são uma “fraude democrática”.

“Ou aquilo que vai ser aprovado pela Assembleia da República vai ser executado e as contas não vão ter superávite, mas um pequeno défice, ou então há parte da despesa que, desde já e à partida, não vai ser executada para lá de outras cativações que o ministro das Finanças entenda fazer”, afirmou Rio, na sua intervenção antes do jantar de Natal do grupo parlamentar do PSD, em Lisboa.

Em resposta, numa entrevista a ser publicada no semanário Expresso este sábado, Mário Centeno, ataca o líder social democrata. “Ou o dr. Rui Rio não sabe nada de economia – e muito menos Finanças públicas – ou nunca viu fazer um Orçamento do Estado“, atirou o ministro das Finanças.

Centeno confessa ainda estar “perplexo” com o que ouviu de Rui Rio e disse que “uma fraude democrática é ter uma oposição que reage de forma… com um complexo de Pavlov a palavras e depois não consegue entender o que são as regras de contabilidade pública e da contabilidade nacional”.

ZAP //

4 Comments

  1. Uau… quando não há argumentos qualquer coisa serve. Alguém devia fazer um contador de erros do orçamento de 2020. Devia também fazer um contador de medidas não implementadas e cativações, como o deferir de mais de 150 milhões das verbas devidas em 2019 à SS e já de anos anteriores para 2020… se forem efectivamente pagos em 2020. Pelo que vimos até agora, devem ser pagos em 2024, se o governo se aguentar até lá.

    Centeno o CaRrasco (CR8) das finanças.

  2. Um palerma a querer comparar-se com Rui Rio um economista competente e um extraordinário ex-presidente da autarquia da 2ª maior cidade do País. O Cen-té-no tem que comer muita broa para chegar aos calcanhares de Rio.

  3. A realidade é que o senhor Centeno com toda a sua sabedoria mais o governo a que pertence estão obrigados a cumprir as regras impostas pela UE, as quais anteriormente criticadas por terem sido cumpridas por outro governo, o qual se viu obrigado a governar de braços atados. Este agora sustenta-se em cativações e na prática os serviços essenciais do país estão cada vez mais asfixiados sem solução à vista.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.