CDS quer criminalizar o abandono de idosos

Paulo Novais / Lusa

O líder do CDS-PP anunciou esta quinta-feira que o partido voltará a apresentar iniciativas legislativas para criminalizar o abandono dos idosos no sentido de resgatar o valor da “solidariedade intergeracional”.

“O CDS-PP já anunciou que a primeira grande bandeira política que vai assumir será precisamente o apoio social à terceira idade”, afirmou Francisco Rodrigues dos Santos à margem de uma visita ao Centro Social Paroquial de S. Pedro e S. João do Estoril, no concelho de Cascais, distrito de Lisboa.

Para Francisco Rodrigues dos Santos, é necessário assegurar todos os apoios sociais relacionados com a qualidade de vida e o conforto dos idosos, de forma a “permitir que se sintam úteis na sociedade onde estão inseridos”.

O líder centrista sublinhou ainda a necessidade de resgatar um valor “muito caro” ao CDS, “que é o da solidariedade intergeracional”. “Eu sou, como é sabido, o líder partidário mais jovem e considero muito útil, numa sociedade humanista como aquela em que vivemos, que possamos cuidar de quem cuidou de nós e nos permitiu sermos quem somos e o Estado não se pode demitir das suas funções de cuidador”, vincou o dirigente.

Francisco Rodrigues dos Santos confessou querer “viver num país que criminaliza o abandono de animais mas que também criminaliza o abandono dos idosos” e revelou que o CDS irá voltar a apresentar propostas legislativas nesse sentido.

“Queremos que o estatuto do cuidador informal, que neste momento está criado muito por iniciativa política do CDS, tenha efetivos direitos para quem cuida dos seus familiares, possamos mitigar o abandono dos idosos e as suas situações de isolamento e, por último, que sejam criadas condições para que a população possa viver em segurança, sem ameaças à sua integridade física e ao seu património”, concluiu o líder.

Covid-19: Mecanismos “não estão a funcionar”

Questionado sobre as explicações dadas por António Costa, esta quarta-feira sobre o surto do novo Covid-19, o líder deixou algumas críticas às “contradições” entre o discurso da ministra da Saúde, Marta Temido, e a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas.

“O que verificamos é que os mecanismos colocados à disposição das populações não estão a funcionar. Ontem verificámos que a linha de assistência e de apoio foi contactada 44 vezes por uma médica e não obteve nenhuma resposta“, afirmou o líder.

Francisco Rodrigues dos Santos lembrou ainda que Costa “chamou a si a responsabilidade na gestão deste assunto” o que, para o líder, “significa que, daqui para a frente, uma vez avocada esta matéria, a quem os partidos políticos e a sociedade irá pedir responsabilidades é ao primeiro-ministro que está, sob exame de toda a sociedade”.

Portugal tem mais três casos confirmados do novo coronavírus, elevando para nove o número de casos confirmados, revelou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificam pela primeira vez expressões faciais emocionais em ratos

Pela primeira vez, cientistas de Neurobiologia do Instituto Max Planck, na Alemanha, identificaram expressões faciais emocionais em ratos. À semelhança dos seres humanos, as expressões faciais dos ratos mudam quando estes animais provam algo doce …

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …