Catalunha partida ao meio decide hoje o seu futuro

Andreu Dalmau / EPA

Uma jovem com a bandeira “estrelada” catalã e uma jovem com a bandeira espanhola a caminho de protestos em Barcelona contra a violência policial no dia do referendo pela independência da Catalunha

As urnas abriram hoje na Catalunha com uma grande afluência de eleitores desde a primeira hora, que foram votar numas eleições chave para o futuro da região, imersa num profundo debate entre partidários e contrários à independência.

Os centros de votação estarão abertos desde as 9 horas (8 horas em Portugal) até às 20h (19h em Portugal) para que 5.554.395 catalães possam escolher os 135 deputados que compõem o Parlamento regional entre um total de 38 candidaturas.

Segundo as sondagens, espera-se uma participação em massa, superior a 80%, apesar das eleições serem realizadas num dia laboral, algo que não acontecia em Espanha desde as eleições gerais de 1982.

Estas eleições têm um caráter excecional, já que foram convocadas pelo Governo espanhol após destituir o Executivo regional após a declaração ilegal de independência da Catalunha do passado 27 de outubro.

Além disso, os cabeças de lista dos dois principais partidos independentistas, o ex-presidente catalão Carles Puigdemont e o seu ex-vice-presidente Oriol Junqueras, vivem este dia de maneira incomum.

Puigdemont fugiu para a Bélgica de modo a não responder perante a justiça espanhola pelo seu envolvimento no processo separatista e lá não se registou no consulado espanhol para poder votar desde o estrangeiro, pelo que “cedeu” o seu voto a uma jovem de 18 anos.

Junqueras votou pelo correio desde a prisão de Estremera, em Madrid, onde se encontra desde o passado 2 de novembro, investigado por rebelião, sedição e desvio de fundos.

Esta é a quarta vez em sete anos que os catalães realizam eleições regionais, após as de 2010, 2012 e 2015, exemplo da instabilidade política vivida pela região, marcada pelo debate independentista dos últimos tempos.

Partidos unionistas tentam “roubar” maioria aos independentistas

As últimas sondagens dão um empate técnico entre os dois blocos sem que nenhum consiga a maioria, mas o aumento da taxa de participação e a transferência votos dentro de cada bloco torna o resultado imprevisível.

O partido constitucionalista de direita liberal Cidadãos e os independentistas da Esquerda Republicana (ERC) parecem destacar-se na luta pela vitória, apesar se estarem muito longe da maioria absoluta e obrigados a negociar coligações muito difíceis.

A campanha eleitoral foi caracterizada pela ausência de vários candidatos suspeitos de delitos de rebelião, sedição e peculato: uns detidos preventivamente, como o vice-presidente do governo regional anterior, Oriol Junqueras, outros refugiados na Bélgica, como o ex-presidente do Governo regional, Carles Puigdemont.

Este último fez campanha eleitoral em direto por videoconferência apresentando-se como o presidente ainda em funções do executivo regional e como refugiado político em Bruxelas.

Os partidos separatistas ganharam as últimas eleições regionais, em 2015, com 72 deputados num total de 135 no parlamento regional, o que lhes permitiu formar um governo que organizou um referendo de autodeterminação em 01 de outubro último, que foi considerado ilegal pelo Estado espanhol.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se neste caso o direito a voto fosse apenas dos catalães certamente a música seria outra mas como há largos milhares de emigrantes espanhóis e muitos condicionalismos por parte do governo de Madrid a luta será mais renhida, mesmo assim se verá quem ganhará!.

RESPONDER

A Grande Mancha Vermelha de Júpiter tem uma nova companhia

Um astrónomo amador na África do Sul detetou uma nova mancha no hemisfério sul do maior planeta do Sistema Solar. A mancha, apelidada de "Mancha de Clyde", aparece entre a icónica Grande Mancha Vermelha de …

Nova aplicação deteta insuficiência cardíaca através da voz

Foi desenvolvida uma nova aplicação para smartphones que prevê a insuficiência cardíaca através da voz. A tecnologia baseia-se num dos sintomas mais comuns: a falta de ar. O sintoma mais comum da insuficiência cardíaca é a …

Atividade física ajuda a prevenir a perda de visão

Uma nova investigação sugere que o exercício físico pode ser um componente-chave na prevenção da perda de visão. Os benefícios da atividade física são cada vez mais conhecidos, mas há alguns que devem ser tidos em …

Dubai vai construir uma cidade marciana no deserto

O Dubai tem em mãos um projeto ambicioso: a construção de uma cidade marciana. O projeto foi apresentado por uma empresa sediada em Copenhaga e Nova Iorque e é uma parte do plano dos Emirados …

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …