/

Caso suspeito de coronavírus no Porto

José Coelho / Lusa

Um homem está a caminho do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, com suspeitas de poder estar infetado com o coronavírus.

A confirmação foi dada ao jornal Público por uma fonte do hospital. “Este doente regressou da China no dia 22 de janeiro, onde teve contacto com um cidadão com provável infeção pelo 2019-nCoV, e está a ser encaminhado para o Centro Hospitalar Universitário de S. João no Porto, Hospital de Referência para estas situações”, informa a Direção-Geral da Saúde, em comunicado.

A nacionalidade do homem não é conhecida. No entanto, segundo a RTP, trata-se de um empresário de Felgueiras, com mais de 45 anos, e que fez uma viagem de negócios à China.

A fonte consultada pelo Público avança que o hospital se está a preparar para internar o homem num quarto de pressão negativa, em isolamento, para depois serem feitas as colheitas de sangue para análise. As análises vão ser enviadas para o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, em Lisboa, ainda esta sexta-feira.

Este é o segundo caso suspeito em Portugal. O primeiro, encaminhado para o Curry Cabral, em Lisboa, no sábado, revelou-se negativo.

Na quinta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional (PHEIC) por causa do surto do novo coronavírus na China.

O número de mortos subiu para 213 e o de pessoas infetadas com o novo coronavírus para 9692. Segundo o último relatório da OMS, já foram registados casos em, pelo menos, outros 18 países, além da China.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.