OMS declara emergência de saúde pública mundial

Jean-Christophe Bott / EPA

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública mundial devido ao surto de coronavírus que teve origem na China.

A organização elogiou a atuação do Governo chinês e salienta que este não é um voto de não confiança ao país. “O governo chinês deve ser congratulado pelas medidas extraordinárias que tomou contra este surto”, começou por dizer o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, no seu discurso esta quinta-feira.

“A velocidade com que o governo chinês detetou o surto foi impressionante e sem palavras. A China está a implementar um novo padrão para aquela que deverá ser a resposta a um surto”, atirou, citado pelo Observador.

O líder da OMS disse ainda que “se não fossem os esforços do governo e o progresso que fizeram para proteger as suas pessoas e as do mundo”, a situação poderia ser ainda muito pior do que já é.

A única forma de ultrapassar o coronavírus é com todo os países unidos. Só podemos pará-lo todos juntos. Este tempo é para factos e não rumores, é tempo para solidariedade e não para estigma”, acrescentou.

Adhanom informou ainda que já há oito casos de transmissão de coronavírus entre humanos, em quatro países para além da China: Alemanha, Japão, Vietname e Estados Unidos. “Não há mortes fora da China. Devemos estar todos gratos por isso”, acrescentou.

A Organização Mundial de Saúde apenas declarou emergência de saúde global à terceira reunião. Ainda esta quinta-feira, falou-se da possibilidade de a China ter pressionado a OMS a não declarar emergência mundial devido ao novo coronavírus. A informação foi avançada pelo jornal francês Le Monde.

“As considerações políticas parecem ter superado os argumentos científicos”, escreveu o diário francês, com base em declarações que recolheu junto de várias fontes próximas à OMS. A pressão chinesa teria a ver com o facto de que poderia expor ao mundo que Pequim não soube controlar a propagação do vírus.

Todavia, Adhanom acabou por mostrar o seu voto de confiança na China, dizendo estar confiante com o que estão a fazer. “Nunca vi na minha vida este tipo de mobilização. Ir lá, testemunhar aquilo, foi muito importante. Testemunhar aquele tipo de liderança foi uma inspiração também para mim”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …