OMS declara emergência de saúde pública mundial

Jean-Christophe Bott / EPA

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública mundial devido ao surto de coronavírus que teve origem na China.

A organização elogiou a atuação do Governo chinês e salienta que este não é um voto de não confiança ao país. “O governo chinês deve ser congratulado pelas medidas extraordinárias que tomou contra este surto”, começou por dizer o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, no seu discurso esta quinta-feira.

“A velocidade com que o governo chinês detetou o surto foi impressionante e sem palavras. A China está a implementar um novo padrão para aquela que deverá ser a resposta a um surto”, atirou, citado pelo Observador.

O líder da OMS disse ainda que “se não fossem os esforços do governo e o progresso que fizeram para proteger as suas pessoas e as do mundo”, a situação poderia ser ainda muito pior do que já é.

A única forma de ultrapassar o coronavírus é com todo os países unidos. Só podemos pará-lo todos juntos. Este tempo é para factos e não rumores, é tempo para solidariedade e não para estigma”, acrescentou.

Adhanom informou ainda que já há oito casos de transmissão de coronavírus entre humanos, em quatro países para além da China: Alemanha, Japão, Vietname e Estados Unidos. “Não há mortes fora da China. Devemos estar todos gratos por isso”, acrescentou.

A Organização Mundial de Saúde apenas declarou emergência de saúde global à terceira reunião. Ainda esta quinta-feira, falou-se da possibilidade de a China ter pressionado a OMS a não declarar emergência mundial devido ao novo coronavírus. A informação foi avançada pelo jornal francês Le Monde.

“As considerações políticas parecem ter superado os argumentos científicos”, escreveu o diário francês, com base em declarações que recolheu junto de várias fontes próximas à OMS. A pressão chinesa teria a ver com o facto de que poderia expor ao mundo que Pequim não soube controlar a propagação do vírus.

Todavia, Adhanom acabou por mostrar o seu voto de confiança na China, dizendo estar confiante com o que estão a fazer. “Nunca vi na minha vida este tipo de mobilização. Ir lá, testemunhar aquilo, foi muito importante. Testemunhar aquele tipo de liderança foi uma inspiração também para mim”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …

"Votei num tipo chamado Trump". Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram. Donald Trump …

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …