Casa de Sócrates penhorada pelas Finanças

Miguel A. Lopes / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

A casa de José Sócrates, na Rua Braamcamp, em Lisboa, foi penhorada pelas Finanças.

Correio da Manhã descreve que está em causa uma dívida do ex-Primeiro-ministro no valor de 5.863 euros.

A penhora foi registada na Conservatória do Registo Predial de Lisboa, a 28 de maio de 2015, mas a certidão com os registos de inscrições, averbamentos e anotações relativos ao apartamento de Sócrates não indica o imposto a que a dívida diz respeito.

A situação poderá ser resolvida se Sócrates pagar a dívida fiscal; caso não aconteça, a casa corre o risco de entrar no sistema de venda eletrónica de bens penhorados.

Segundo a caderneta predial, o imóvel, com quatro divisões e uma área bruta privativa de 165m2, tem um valor patrimonial atribuído pelas Finanças de 271.740 euros e está hipotecado à Caixa Geral de Depósitos.

Em janeiro, Sócrates pediu um crédito de 250.000 euros ao banco estatal e deu como garantia esta casa.

ZAP

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Onde vai a perseguição política? Menino bem comportado no exercício de cargo público, passa à peluda e cheio de rabos de palha, prendem-no, recusa pulseirinha, e depois, vejam só, ainda querem que ele pague impostos… Isto é que é perseguição… da justiça!
    Prof. Dr. Mr. Anafado de Gordo Arvorado

  2. O interessante nesta história é como alguém que supostamente nada em dinheiro vê um seu imóvel penhorado por falta de pagamento ao fisco, imóvel esse hipotecado à CGD por conta de um empréstimo.

  3. Essa casa nunca sera vendida em hasta pública. Ninguém a quer nem dada. A casa está assombrada. Aparecem lá bruxas à meia noite e só se ouvem passos e portas a bater.

  4. Interessante! O Passos devia 8000€ e nada lhe aconteceu. Nada lhe penhoraram!! Os ” mesmos ” mas Finanças, como se vê!! O ódio cega-os!

  5. Boa noite, não resisto responder a ANA B., não sou partidário, mas o seu comentário é, se o Sócrates pagar a divida como fez o Passos Coelho, nada acontece, se bem que a divida de Passos já tinha prescrito e a do Sócrates ainda não, isto é básico não é politico, de qualquer forma pense só um pouco, será que as provas que os Juízes detêm não valem nada?, será que se dão ao luxo de manter este cidadão preso tanto tempo sem ter provas?, lembre-se do caso Carlos Cruz, até jantares organizaram para mostrar que era inocente, até alguém morreu á conta disso, quando afinal as provas existiam e ficou provado.

    • E prescreveu porquê? E por que não prescreveu a “dívida” do Engº Sócrates? Já agora não vá, também, apelidar-me de Socrática porque até nem sou. Não ando é a dormir.

  6. A única coisa que acho um pouco curioso e penhorarem uma casa inteira por 5,000 euros. Decerto que podiam pegar nos sofás, televisões e eletrónicas e chegavam esses valores…

    • Isso era se as fiananças soubessem o que lá estada dentro! Estranho, isso sim, é não haver outro património de valor inferior em nome do detento…
      Faz lembrar a bandeira de campanha do A.Costa: “em 2011 a dívida era 90” (falidos) “e 4 anos depois (sob resgate – emprétimos da troika) é 140”!?! Cada um usa o gorro que lhe aprouver. Até lhe pode meter umas fitinhas esvoaçantes.

  7. Se bem percebi: – A justiça não sabe onde está J. S., daí mandar a correspondência para casa, ele não recebeu os avisos e a casa foi-lhe penhorada….
    Façam uma boa acção, informem os cobradores fiscais da situação de José Sócrates que este cobradores certamente, desconhecem….

  8. bom dia, como sempre quando algo acontece dentro ou fora do pais onde os otarios do governo sao referidos por situacoes dubias algo acotece ao engenho .o socrates é preso politico desde a PIDE ele e o primeiro a sofrer na pele ser democratico ….ATE QUANDO A LEI DESTE PAIS VAI SERVIR AOS INTERESSES DOS KE GOVERNAM, ? DESSA FORMA NINGUEM SE SENTE BEM VINDO NESTE PAIS ONDE SE DESTROI A VIDA DE QUALQUER UM MESMO INOCENTE? SIM INOCENTE PK AO FIM DE TANTOS MESES NADA APRESENTAM DE CONCRETO E DIFIVITIVO CONTRA ELE VERGONHA DE PAIS

  9. O A.Vara foi de pulseirinha associado ao “Marquês” para lhe dar coro de “pujança política” Não é? E qto a tempos, inda não sabe que a acusação tem ATÉ Nov.15 para a produzir!
    … Deve ser impressão minha mas este arvorado observador quando em bicos de pés até parece que se perfila como “trombonista” da coisa “Marquês”!

  10. Todos ou quase todos os comentários são dor de cotovelo ou o seu contrário,os portugueses antigamente não eram: “isto”. vergonha!!!!

RESPONDER

Davos comemora 50 anos entre o apocalipse climático e um fraco crescimento económico

O Fórum Económico Mundial comemora este ano o seu 50º aniversário. O evento decorre sob o signo das alterações climáticas e da necessidade de transformar a economia. Davos, na Suíça, recebe esta semana mais um Fórum …

Precários da RTP entregam suplemento para a memória à ministra do Trabalho

Os trabalhadores precários da RTP entregaram esta segunda-feira uma carta e uma caixa de "Cerebrum Forte", um suplemento para a memória, à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. De acordo com o Expresso, que avança …

Governo está a "tomar medidas" para responder ao novo vírus mortal que vem da China

Portugal está a acompanhar "com grande atenção" o fenómeno de propagação do novo vírus mortal que surgiu na China. A garantia é dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que assegura que estão já a …

Revelada a identidade do novo líder do Estado Islâmico

Um dos membros fundadores do Estado Islâmico, Amir Mohammed Abdul Rahman al-Mawli al-Salbi, foi confirmado por vários serviços de inteligência como novo líder do grupo terrorista. Após a morte de Al Baghdadi numa operação norte-americana na …

Polícias em protesto em Braga, Porto e Lisboa. Esperam um sinal de apoio de Marcelo

Elementos da PSP e da GNR realizam esta terça-feira protestos em simultâneo em Braga, Lisboa e Faro, numa ação convocada pelos sindicatos, enquanto o Movimento Zero (M0) inicia uma vigília nos aeroportos portugueses. Organizadas por sete …

Investigação confirma que avião ucraniano foi abatido por dois mísseis iranianos

Um relatório de investigação preliminar da Organização de Aviação Civil Iraniana (CAO) acaba de confirmar que foram lançados dois mísseis contra o Boeing 737 da Ukraine International Airlines, abatido a 8 de janeiro pelas forças …

Real Madrid contrata Reinier. É a transferência de inverno mais cara de sempre do clube

O Real Madrid confirmou hoje a contratação do médio ofensivo brasileiro Reinier, que atuava no Flamengo de Jorge Jesus, num negócio que envolve uma verba de 30 milhões de euros, segundo a imprensa espanhola. Os 'merengues' …

Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente querem "internar" em casa 1.800 pacientes por ano

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) vai começar no princípio de fevereiro a “internar” doentes em casa, projetando que, dentro de três anos, seja o maior serviço de hospitalização domiciliária do país, tratando 1.800 …

Pneumonia viral na China já fez seis vítimas mortais

Subiu para seis o número de mortos na China devido ao vírus de pneumonia que está a assolar o País. Esta terça-feira registaram-se 77 novos casos da misteriosa doença com origem na cidade Wuhan, elevando …

Gil Vicente tem um registo único em Portugal e apenas igualado por "gigantes" europeus

O Gil Vicente é a única equipa imbatível em casa na liga portuguesa. Apenas oito equipas no resto da Europa conseguem equiparar este registo de invencibilidade. O Gil Vicente é a única equipa da Liga NOS …