Casa de Sócrates penhorada pelas Finanças

Miguel A. Lopes / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

A casa de José Sócrates, na Rua Braamcamp, em Lisboa, foi penhorada pelas Finanças.

Correio da Manhã descreve que está em causa uma dívida do ex-Primeiro-ministro no valor de 5.863 euros.

A penhora foi registada na Conservatória do Registo Predial de Lisboa, a 28 de maio de 2015, mas a certidão com os registos de inscrições, averbamentos e anotações relativos ao apartamento de Sócrates não indica o imposto a que a dívida diz respeito.

A situação poderá ser resolvida se Sócrates pagar a dívida fiscal; caso não aconteça, a casa corre o risco de entrar no sistema de venda eletrónica de bens penhorados.

Segundo a caderneta predial, o imóvel, com quatro divisões e uma área bruta privativa de 165m2, tem um valor patrimonial atribuído pelas Finanças de 271.740 euros e está hipotecado à Caixa Geral de Depósitos.

Em janeiro, Sócrates pediu um crédito de 250.000 euros ao banco estatal e deu como garantia esta casa.

ZAP

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Onde vai a perseguição política? Menino bem comportado no exercício de cargo público, passa à peluda e cheio de rabos de palha, prendem-no, recusa pulseirinha, e depois, vejam só, ainda querem que ele pague impostos… Isto é que é perseguição… da justiça!
    Prof. Dr. Mr. Anafado de Gordo Arvorado

  2. O interessante nesta história é como alguém que supostamente nada em dinheiro vê um seu imóvel penhorado por falta de pagamento ao fisco, imóvel esse hipotecado à CGD por conta de um empréstimo.

  3. Essa casa nunca sera vendida em hasta pública. Ninguém a quer nem dada. A casa está assombrada. Aparecem lá bruxas à meia noite e só se ouvem passos e portas a bater.

  4. Interessante! O Passos devia 8000€ e nada lhe aconteceu. Nada lhe penhoraram!! Os ” mesmos ” mas Finanças, como se vê!! O ódio cega-os!

  5. Boa noite, não resisto responder a ANA B., não sou partidário, mas o seu comentário é, se o Sócrates pagar a divida como fez o Passos Coelho, nada acontece, se bem que a divida de Passos já tinha prescrito e a do Sócrates ainda não, isto é básico não é politico, de qualquer forma pense só um pouco, será que as provas que os Juízes detêm não valem nada?, será que se dão ao luxo de manter este cidadão preso tanto tempo sem ter provas?, lembre-se do caso Carlos Cruz, até jantares organizaram para mostrar que era inocente, até alguém morreu á conta disso, quando afinal as provas existiam e ficou provado.

    • E prescreveu porquê? E por que não prescreveu a “dívida” do Engº Sócrates? Já agora não vá, também, apelidar-me de Socrática porque até nem sou. Não ando é a dormir.

  6. A única coisa que acho um pouco curioso e penhorarem uma casa inteira por 5,000 euros. Decerto que podiam pegar nos sofás, televisões e eletrónicas e chegavam esses valores…

    • Isso era se as fiananças soubessem o que lá estada dentro! Estranho, isso sim, é não haver outro património de valor inferior em nome do detento…
      Faz lembrar a bandeira de campanha do A.Costa: “em 2011 a dívida era 90” (falidos) “e 4 anos depois (sob resgate – emprétimos da troika) é 140”!?! Cada um usa o gorro que lhe aprouver. Até lhe pode meter umas fitinhas esvoaçantes.

  7. Se bem percebi: – A justiça não sabe onde está J. S., daí mandar a correspondência para casa, ele não recebeu os avisos e a casa foi-lhe penhorada….
    Façam uma boa acção, informem os cobradores fiscais da situação de José Sócrates que este cobradores certamente, desconhecem….

  8. bom dia, como sempre quando algo acontece dentro ou fora do pais onde os otarios do governo sao referidos por situacoes dubias algo acotece ao engenho .o socrates é preso politico desde a PIDE ele e o primeiro a sofrer na pele ser democratico ….ATE QUANDO A LEI DESTE PAIS VAI SERVIR AOS INTERESSES DOS KE GOVERNAM, ? DESSA FORMA NINGUEM SE SENTE BEM VINDO NESTE PAIS ONDE SE DESTROI A VIDA DE QUALQUER UM MESMO INOCENTE? SIM INOCENTE PK AO FIM DE TANTOS MESES NADA APRESENTAM DE CONCRETO E DIFIVITIVO CONTRA ELE VERGONHA DE PAIS

  9. O A.Vara foi de pulseirinha associado ao “Marquês” para lhe dar coro de “pujança política” Não é? E qto a tempos, inda não sabe que a acusação tem ATÉ Nov.15 para a produzir!
    … Deve ser impressão minha mas este arvorado observador quando em bicos de pés até parece que se perfila como “trombonista” da coisa “Marquês”!

  10. Todos ou quase todos os comentários são dor de cotovelo ou o seu contrário,os portugueses antigamente não eram: “isto”. vergonha!!!!

RESPONDER

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …

À boleia da pandemia, Parlamento da Hungria reforça poderes de Viktor Orbán

O Parlamento húngaro aprovou, esta segunda-feira, uma série de medidas para fazer face à pandemia de covid-19, entre as quais um projeto de lei que permite o estado de emergência por tempo indeterminado. De acordo com …

Portugal deverá perder dois milhões de habitantes até 2080

A população residente em Portugal poderá baixar dos atuais 10,3 milhões de habitantes para 8,2 milhões em 2080, de acordo com projeções do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira divulgadas. Os mesmos dados indicam, porém, …

Ministro da Economia admite nacionalizar empresas em caso de necessidade para combater surto

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, admitiu esta terça-feira a possibilidade do Estado vir a nacionalizar empresas, caso seja necessário para combater as consequências económicas do surto de Covid-19. "O Estado tem ferramentas …