Carreiras finta críticas a Rio (mas coloca-se “na primeira fila” se Passos voltar)

Mário Cruz / Lusa

Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais

Na antecâmara do que pode ser o seu último mandato autárquico, o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, não quer prejudicar o PSD e, por isso, foge às críticas a Rio Rio. Mas suspira por Pedro Passos Coelho, prometendo apoiá-lo na “primeira fila” se regressar à política.

Carlos Carreiras vai concorrer, nas próximas eleições autárquicas, ao seu último mandato como presidente da Câmara de Cascais. Num sufrágio que será tão importante para o PSD, o autarca não quer “dar armas aos inimigos” e, por isso, finta críticas a Rui Rio.

Em entrevista ao Diário de Notícias (DN), Carreiras assume que não tem “uma avaliação positiva da liderança do doutor Rui Rio”, a quem já apontou o dedo no passado recente, mas recusa-se a apontar-lhe críticas concretas.

“Neste momento, qualquer crítica que eu formule vai em desfavor de muitos companheiros meus que estão a dar a cara pelo partido nos seus municípios para as autárquicas”, justifica.

“De uma forma geral, o PSD tem apresentado excelentes candidatos“, diz ainda.

“Na primeira fila a dar apoio a Passos Coelho”

Mas é certo que Carreiras não está do lado de Rio e deixa, mais uma vez, elogios a Pedro Passos Coelho, espreitando o seu eventual regresso à política.

Em Fevereiro, o autarca disse que Passos Coelho “não é passado, é presente”. Agora, salienta que no dia em que o ex-primeiro-ministro “considere que deve voltar à política activa”, ele estará “na primeira fila a dar-lhe apoio, até como reconhecimento da importância que teve ao pegar num país completamente falido”.

“Eu tenho o maior respeito pelo doutor Pedro Passos Coelho”, vinca, deixando-lhe elogios porque conseguiu, “com grande mestria”, “recuperar o país, com muita dor, com decisões muito difíceis, que naturalmente tiveram de afectar muita gente, mas sempre salvaguardando que já não era uma questão de redistribuir a riqueza, era uma questão de atenuar o impacto na pobreza”.

Sobre Marcelo Rebelo de Sousa, Carreiras entende que o Presidente da República “tem exercido os seus mandatos da mesma forma como viveu a sua vida”.

Não cabe ao Presidente da República ser o líder da oposição“, nota, destacando que deve, antes, ser “o garante do respeito pela Constituição e exercer a sua magistratura de influência”.

Costa sabia das negociações para comprar vacina russa

O presidente da Câmara de Cascais também volta ao caso das negociações com a Rússia pela vacina Sputnik V para salientar que o Governo era “conhecedor da situação”, depois de se ter noticiado que o caso tinha causado mal-estar no seio do executivo.

O autarca do PSD volta a reforçar que o Governo foi informado das negociações com Moscovo.

“Fui mantendo o Governo português, através do gabinete do primeiro-ministro, conhecedor da situação”, refere na entrevista ao DN, onde destaca que teve “conhecimento que o senhor ministro da Economia tinha feito uma identificação de 11 empresas em Portugal que poderiam intervir em várias fases da produção da vacina”.

Carreiras nota que houve muitos autarcas a participarem nas negociações, mas frisa que o assunto era “uma questão colocada ao nível do Governo”.

O presidente da Câmara de Cascais realça que percebeu que “isto só se resolve quando houver uma generalização da vacinação na população“, para atingir a “imunidade de grupo”. Assim, procedeu a contactos com Rússia, Israel e China sobre a compra de vacinas.

Carreiras também realça que aproveitou o facto de haver “residentes no concelho que poderiam facilitar essas abordagens” para estabelecer “canais com China, Estados Unidos, Israel e Rússia”.

Susana Valente Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Tem que haver alguma razão este artista “suspirar” pelo gangue dos maiores vendilhões do país… que negócios terá esta “ave rara”, que é o braço direito do Relvas, para fazer?!
    Convém relembrar que esta “peça” foi administrador do grupo da cerveja Cintra, que acabou na falência (e ele despedido!) e, com o Sousa Cintra com todos os seus bens apreendidos – e com a fábrica de Santarém vendida por 1 euro!…

    • Pois ao contrário dos presentes governantes corruptos e criminosos o passos não entachou a família nem teve “amigos” a pagarem as contas e oferecerem carros e mordomias. Dói muito aos incompetentes socialistas que o trabalho e planeamento em Cascais são de excelência.

      • Claro que não… o jotinha que nunca fez nada na vida, sacou uns milhões para a Tecnoforma (e até se esqueceu de pagar a segurança social!) não é amigo do Relvas, do Catroga, do Macedo, etc, etc… é que nem pensar!…
        O Passos, tal como o Sócrates, andou “na escola” da JSD e, os resultados não enganam:
        “Os tachos de Passos: a “relvanização” da política”
        Expresso, 06-08-2012
        .
        “Patrão de Passos na Tecnoforma: “O Pedro é que abria as portas todas”
        O ex-dono da Tecnoforma já foi ouvido pelo Ministério Público. Conta como conheceu Passos Coelho e como foram a Bruxelas ter com João de Deus Pinheiro. Não recorda se lhe pagava – e fez parar o gravador nessa questão. Passos estava em exclusividade no parlamento”
        Sábado, 31 de março de 2016
        .
        “Caso Tecnoforma: Bruxelas contraria DCIAP e diz que houve fraude”
        JE, 13 Novembro 2017
        .
        .
        Não sei se o trabalho do Carreiras em Cascais é “de excelência”, mas tendo em conta que é o mesmo “artista” que levou o grupo Cintra à falência, que é o braço direito do manfioso Relvas (com quem tem negócios no Brasil, etc), e que “supira” pelo “salvador” Passos, coisa boa não deve vir dali!…

        • Sê honesto, caro Eu! O maior vilão da democracia portuguesa, o político mais imoral e autoritário de que há memória, o menino dourado do PS, usou o cargo de primeiro-ministro para enriquecer ilicitamente. Passos Coelho, comparado com isto é um santo. Põe isso na cabeça e deixa-te de perceções patéticas. Concentra-te no real, no autêntico e não venhas com as tentativas de manipulação, de que és useiro e vezeiro.

          • Caso não tenhas percebido, a noticia refere o Passos; não Sócrates!…
            Mas, já agora, onde fui desonesto e onde está a tentativa de manipulação?! Há algum erro no que coloquei?
            Diz-me onde e eu corrijo!…
            .
            Por falar no Sócrates, olha o que disse o Relvas – o braço direito/”sócio” do Carreias e líder do gangue do Passos:

            “Elogio à JSD por ter gerado José Sócrates”

            “Miguel Relvas elogiou a capacidade da JSD de ter gerado o novo líder do PS, José Sócrates, e desafiou os jovens sociais-democratas a assumirem uma atitude política irreverente em ligação com a sociedade.”
            JN, 27 Setembro 2004

      • Fala da destruição dos chalets e o aparecimento em massa de condomínios? Excelência.. para o “pato bravismo” que tomou conta do concelho, um Estoril que deixou de ter o propósito para o qual foi imaginado. Pobre Fausto de Figueiredo!

    • Este Eu! defende a bancarrota socrática, porque nunca a contestou. Interessa-lhe é falar daquele que, sem culpa alguma, recebeu o país falido e supervisado pela Troika, que o seu antecessor chamou, em socorro. Fomos todos fodricados pela desgraça que o seu antecessor nos legou. Isso é que me revolta. É a esse patife que nunca perdoarei. Mas alguns, tipo chicos-espertos, nunca falam assim desta cacetada que levámos, legada por um louco. Falam nos anti-Passos para para não ter que se referir a esta realidade histórica que mantemos bem presente na nossa memória.

      • Quem?!
        Tu és daqueles que gosta de desviar o assunto, mas, como eu já disse acima, a notícia não refere o Sócrates mas sim o Passos!…
        .
        O Sócrates “fodricou” o país, depois veio o Passos e “fodricou” ainda mais, vendeu (ao desbarato) o máximo que conseguiu (empresas estruturais, sólidas, lucrativas como CTT, EDP, ANA, CP Carga, Oceanário, Parvalhão Atlântico, REN, EGF, etc, etc) com a ajuda/para beneficiar os “amigos” (Relvas, Catroga, Macedo, Maria Luís, etc, etc), criou o Novo Banco (para depois os portugueses pagarem a conta), deixou o Banif mesmo a “estourar” e no fim, como nunca fez nada na vida a não ser “consultadoria” e derreter fundos públicos (Tecnoforma, etc), e se licenciou aos 37 anos, ainda arranjou um tacho a “dar aulas” numa universidade onde, por 3h por semana, saca 2000€/mês!…

        • Eu quero lá saber da teoria estafada do “vendeu ao desbarato”, cassete esquerdoide! O que doeu e dói, é aquele bandido (que vai a julgamento) ter rebentado o país e eu e tantos milhares, se não milhões, de portugueses termos ficado sem o nosso dinheiro (sustento das nossas casas e famílias). Isso é que uma realidade indesmentível. A tua oratória patética é apenas estratégia politiqueira que, em confronto com a realidade, é apenas tentativa de ilusionismo. Tentas camuflar-te, mas já não consegues.

          • Não queres tu, mas quer qualquer Português que se preze!!
            Claro que os ceguetas/fracos/cobardes/vendilhões/consultores não se importam!…
            .
            Mas, mais uma vez, a notícia refere o Passos; não o Sócrates e, por falar em “ficar sem o dinheiro”:
            “Pobres ficaram 25% mais pobres durante os anos da “troika””
            “Os portugueses mais carenciados ficaram 25% mais pobres durante os anos em que decorreu o programa de ajustamento financeiro. Entre os mais ricos, o impacto da crise foi bem menor, revela à Renascença o presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza.”
            RR, 09 Maio 2016

RESPONDER

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …