/

Carreiras finta críticas a Rio (mas coloca-se “na primeira fila” se Passos voltar)

10

Mário Cruz / Lusa

Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais

Na antecâmara do que pode ser o seu último mandato autárquico, o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, não quer prejudicar o PSD e, por isso, foge às críticas a Rio Rio. Mas suspira por Pedro Passos Coelho, prometendo apoiá-lo na “primeira fila” se regressar à política.

Carlos Carreiras vai concorrer, nas próximas eleições autárquicas, ao seu último mandato como presidente da Câmara de Cascais. Num sufrágio que será tão importante para o PSD, o autarca não quer “dar armas aos inimigos” e, por isso, finta críticas a Rui Rio.

Em entrevista ao Diário de Notícias (DN), Carreiras assume que não tem “uma avaliação positiva da liderança do doutor Rui Rio”, a quem já apontou o dedo no passado recente, mas recusa-se a apontar-lhe críticas concretas.

“Neste momento, qualquer crítica que eu formule vai em desfavor de muitos companheiros meus que estão a dar a cara pelo partido nos seus municípios para as autárquicas”, justifica.

“De uma forma geral, o PSD tem apresentado excelentes candidatos“, diz ainda.

“Na primeira fila a dar apoio a Passos Coelho”

Mas é certo que Carreiras não está do lado de Rio e deixa, mais uma vez, elogios a Pedro Passos Coelho, espreitando o seu eventual regresso à política.

Em Fevereiro, o autarca disse que Passos Coelho “não é passado, é presente”. Agora, salienta que no dia em que o ex-primeiro-ministro “considere que deve voltar à política activa”, ele estará “na primeira fila a dar-lhe apoio, até como reconhecimento da importância que teve ao pegar num país completamente falido”.

“Eu tenho o maior respeito pelo doutor Pedro Passos Coelho”, vinca, deixando-lhe elogios porque conseguiu, “com grande mestria”, “recuperar o país, com muita dor, com decisões muito difíceis, que naturalmente tiveram de afectar muita gente, mas sempre salvaguardando que já não era uma questão de redistribuir a riqueza, era uma questão de atenuar o impacto na pobreza”.

Sobre Marcelo Rebelo de Sousa, Carreiras entende que o Presidente da República “tem exercido os seus mandatos da mesma forma como viveu a sua vida”.

Não cabe ao Presidente da República ser o líder da oposição“, nota, destacando que deve, antes, ser “o garante do respeito pela Constituição e exercer a sua magistratura de influência”.

Costa sabia das negociações para comprar vacina russa

O presidente da Câmara de Cascais também volta ao caso das negociações com a Rússia pela vacina Sputnik V para salientar que o Governo era “conhecedor da situação”, depois de se ter noticiado que o caso tinha causado mal-estar no seio do executivo.

O autarca do PSD volta a reforçar que o Governo foi informado das negociações com Moscovo.

“Fui mantendo o Governo português, através do gabinete do primeiro-ministro, conhecedor da situação”, refere na entrevista ao DN, onde destaca que teve “conhecimento que o senhor ministro da Economia tinha feito uma identificação de 11 empresas em Portugal que poderiam intervir em várias fases da produção da vacina”.

Carreiras nota que houve muitos autarcas a participarem nas negociações, mas frisa que o assunto era “uma questão colocada ao nível do Governo”.

O presidente da Câmara de Cascais realça que percebeu que “isto só se resolve quando houver uma generalização da vacinação na população“, para atingir a “imunidade de grupo”. Assim, procedeu a contactos com Rússia, Israel e China sobre a compra de vacinas.

Carreiras também realça que aproveitou o facto de haver “residentes no concelho que poderiam facilitar essas abordagens” para estabelecer “canais com China, Estados Unidos, Israel e Rússia”.

Susana Valente, ZAP //

10 Comments

  1. Tem que haver alguma razão este artista “suspirar” pelo gangue dos maiores vendilhões do país… que negócios terá esta “ave rara”, que é o braço direito do Relvas, para fazer?!
    Convém relembrar que esta “peça” foi administrador do grupo da cerveja Cintra, que acabou na falência (e ele despedido!) e, com o Sousa Cintra com todos os seus bens apreendidos – e com a fábrica de Santarém vendida por 1 euro!…

    • Pois ao contrário dos presentes governantes corruptos e criminosos o passos não entachou a família nem teve “amigos” a pagarem as contas e oferecerem carros e mordomias. Dói muito aos incompetentes socialistas que o trabalho e planeamento em Cascais são de excelência.

      • Claro que não… o jotinha que nunca fez nada na vida, sacou uns milhões para a Tecnoforma (e até se esqueceu de pagar a segurança social!) não é amigo do Relvas, do Catroga, do Macedo, etc, etc… é que nem pensar!…
        O Passos, tal como o Sócrates, andou “na escola” da JSD e, os resultados não enganam:
        “Os tachos de Passos: a “relvanização” da política”
        Expresso, 06-08-2012
        .
        “Patrão de Passos na Tecnoforma: “O Pedro é que abria as portas todas”
        O ex-dono da Tecnoforma já foi ouvido pelo Ministério Público. Conta como conheceu Passos Coelho e como foram a Bruxelas ter com João de Deus Pinheiro. Não recorda se lhe pagava – e fez parar o gravador nessa questão. Passos estava em exclusividade no parlamento”
        Sábado, 31 de março de 2016
        .
        “Caso Tecnoforma: Bruxelas contraria DCIAP e diz que houve fraude”
        JE, 13 Novembro 2017
        .
        .
        Não sei se o trabalho do Carreiras em Cascais é “de excelência”, mas tendo em conta que é o mesmo “artista” que levou o grupo Cintra à falência, que é o braço direito do manfioso Relvas (com quem tem negócios no Brasil, etc), e que “supira” pelo “salvador” Passos, coisa boa não deve vir dali!…

      • Sê honesto, caro Eu! O maior vilão da democracia portuguesa, o político mais imoral e autoritário de que há memória, o menino dourado do PS, usou o cargo de primeiro-ministro para enriquecer ilicitamente. Passos Coelho, comparado com isto é um santo. Põe isso na cabeça e deixa-te de perceções patéticas. Concentra-te no real, no autêntico e não venhas com as tentativas de manipulação, de que és useiro e vezeiro.

      • Caso não tenhas percebido, a noticia refere o Passos; não Sócrates!…
        Mas, já agora, onde fui desonesto e onde está a tentativa de manipulação?! Há algum erro no que coloquei?
        Diz-me onde e eu corrijo!…
        .
        Por falar no Sócrates, olha o que disse o Relvas – o braço direito/”sócio” do Carreias e líder do gangue do Passos:

        “Elogio à JSD por ter gerado José Sócrates”

        “Miguel Relvas elogiou a capacidade da JSD de ter gerado o novo líder do PS, José Sócrates, e desafiou os jovens sociais-democratas a assumirem uma atitude política irreverente em ligação com a sociedade.”
        JN, 27 Setembro 2004

      • Fala da destruição dos chalets e o aparecimento em massa de condomínios? Excelência.. para o “pato bravismo” que tomou conta do concelho, um Estoril que deixou de ter o propósito para o qual foi imaginado. Pobre Fausto de Figueiredo!

    • Este Eu! defende a bancarrota socrática, porque nunca a contestou. Interessa-lhe é falar daquele que, sem culpa alguma, recebeu o país falido e supervisado pela Troika, que o seu antecessor chamou, em socorro. Fomos todos fodricados pela desgraça que o seu antecessor nos legou. Isso é que me revolta. É a esse patife que nunca perdoarei. Mas alguns, tipo chicos-espertos, nunca falam assim desta cacetada que levámos, legada por um louco. Falam nos anti-Passos para para não ter que se referir a esta realidade histórica que mantemos bem presente na nossa memória.

      • Quem?!
        Tu és daqueles que gosta de desviar o assunto, mas, como eu já disse acima, a notícia não refere o Sócrates mas sim o Passos!…
        .
        O Sócrates “fodricou” o país, depois veio o Passos e “fodricou” ainda mais, vendeu (ao desbarato) o máximo que conseguiu (empresas estruturais, sólidas, lucrativas como CTT, EDP, ANA, CP Carga, Oceanário, Parvalhão Atlântico, REN, EGF, etc, etc) com a ajuda/para beneficiar os “amigos” (Relvas, Catroga, Macedo, Maria Luís, etc, etc), criou o Novo Banco (para depois os portugueses pagarem a conta), deixou o Banif mesmo a “estourar” e no fim, como nunca fez nada na vida a não ser “consultadoria” e derreter fundos públicos (Tecnoforma, etc), e se licenciou aos 37 anos, ainda arranjou um tacho a “dar aulas” numa universidade onde, por 3h por semana, saca 2000€/mês!…

      • Eu quero lá saber da teoria estafada do “vendeu ao desbarato”, cassete esquerdoide! O que doeu e dói, é aquele bandido (que vai a julgamento) ter rebentado o país e eu e tantos milhares, se não milhões, de portugueses termos ficado sem o nosso dinheiro (sustento das nossas casas e famílias). Isso é que uma realidade indesmentível. A tua oratória patética é apenas estratégia politiqueira que, em confronto com a realidade, é apenas tentativa de ilusionismo. Tentas camuflar-te, mas já não consegues.

      • Não queres tu, mas quer qualquer Português que se preze!!
        Claro que os ceguetas/fracos/cobardes/vendilhões/consultores não se importam!…
        .
        Mas, mais uma vez, a notícia refere o Passos; não o Sócrates e, por falar em “ficar sem o dinheiro”:
        “Pobres ficaram 25% mais pobres durante os anos da “troika””
        “Os portugueses mais carenciados ficaram 25% mais pobres durante os anos em que decorreu o programa de ajustamento financeiro. Entre os mais ricos, o impacto da crise foi bem menor, revela à Renascença o presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza.”
        RR, 09 Maio 2016

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.