Rio impôs candidatos a Leiria e Castelo Branco (e causou desconforto no PSD)

ppdpsd / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

Em Leiria e Castelo Branco as estruturas locais do PSD mostraram-se descontentes com as escolhas de Rui Rio para a corrida às autárquicas e imputam os resultados de outubro à direção nacional do partido.

Ainda no início de 2021, Rui Rio fez saber que chamara a si o processo, à semelhança do que aconteceu com outros municípios do país que o PSD identificara como pontos-chave para recuperar.

Em Leiria, foram convidadas várias figuras de âmbito nacional, mas nenhuma delas aceitou encabeçar a lista.

O médico Hélder Roque, ex-administrador do Centro Hospitalar de Leiria, chegou a ser dado como certo, mas acabou por recusar liderar a candidatura.

Com a escolha de Álvaro Madureira na mira, um grupo de meia centena de militantes dirigiu uma carta aberta ao presidente do partido mostrando-se contra a decisão.

Os “laranjas” defenderam que Madureira “jamais colocou no centro da sua atividade quer os interesses da população do concelho quer os interesses do PSD”.

Segundo o Diário de Notícias, Rui Rio terá recebido a carta, mas nunca respondeu aos militantes em causa.

Por outro lado, também a comissão política distrital contestou a escolha de Álvaro Madureira para candidato a Leiria.

Já em Castelo Branco, a autarquia está nas mãos do PS, mas também aqui o PSD quer ganhar terreno.

No entanto, ao contrário da vontade das estruturas locais, que queriam avançar com Carlos Almeida, candidato nas autárquicas de 2017 e vereador, Rio impôs o nome de João Belém, antigo deputado e professor aposentado que foi durante anos membro da distrital e concelhia locais do partido.

“Não tive qualquer tipo de justificação para a escolha”, diz ao DN o presidente da Distrital de Castelo Branco do PSD, Luís Santos, que lembra que dos nove nomes propostos para as autarquias do distrito, só o de Carlos Almeida não foi homologado.

O dirigente assume que “a partir do momento em que o candidato está escolhido, o processo está terminado”, mas alerta que “o resultado de Castelo Branco será assumido pela direção nacional”.

  ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Técnicos insistem que INEM transporta muitos doentes não urgentes para urgências hospitalares

Os técnicos de emergência pré-hospitalar insistiram na necessidade de rever os fluxos de triagem dos doentes transportados pelo INEM para as urgências dos hospitais e reconhecem maior dificuldade na passagem do doente devido à elevada …

Ministro da Defesa não participou na organização das comemorações do Dia do Exército — onde foi vaiado

João Gomes Cravinho não participou no processo de organização do Dia do Exército, cerimónia onde foi vaiado e onde não foi tocado o hino daquela força militar. O governante foi, nas últimas 24 horas, defendido …

Recorde: Palmeiras de Abel rematou... 36 vezes num jogo

Um "massacre" da equipa de Abel Ferreira, que conseguiu uma vitória difícil contra o Sport. O Palmeiras prolongou a série positiva no Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira chegou à terceira vitória consecutiva no campeonato, levando …

A vitória em Barcelona deve ajudar... a bilheteira do Real Madrid

O máximo que o Santiago Bernabéu registou nesta época foi 24 mil espectadores. Com condicionantes. O renovado Estádio Santiago Bernabéu já acolheu três jogos do Real Madrid nesta temporada mas muitas cadeiras ficaram vazias. O mítico palco …

Mais três mortes e 829 novos casos por covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal conta mais mais 1284 recuperados. A maioria dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo e no Centro. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais três mortes e 829 casos de infecção pelo …

Operação Marquês. Relação de Lisboa obriga Ivo Rosa a admitir o recurso do MP e a ficar com os autos da não pronúncia

O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu que o juiz de instrução criminal tem de continuar a ser responsável por parte do megaprocesso da Operação Marquês, contra a vontade do magistrado. O Tribunal da Relação de …

OE2022: Catarina Martins diz que Governo “talvez queira” uma crise política

A coordenadora do BE, Catarina Martins, acusou hoje o PS de não querer uma solução para o Orçamento do Estado, considerando que o Governo “talvez queira” uma crise política e eleições antecipadas, o que será …

Nova maternidade de Gaia entra em funcionamento em janeiro de 2022

Vila Mova de Gaia está prestes a ter uma nova maternidade. Espera-se que as obras fiquem concluídas em dezembro deste ano. O funcionamento deverá ter início em janeiro de 2022. Rui Guimarães, presidente do Conselho de …

Teste à covid-19

Investigadores descobrem marcador biológico que antecipa prognóstico de covid-19

Um grupo internacional de investigadores no qual estiveram envolvidos especialistas da Fundação Champalimaud descobriu um marcador biológico com potencial para dar prognóstico da gravidade da covid-19, com a deteção do marcador a resultar de um …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Nem as regiões autónomas são boia de salvação. PSD Açores e PSD Madeira contra OE2022

As regiões autónomas têm historial de votar de forma diferente o Orçamento do Estado, caso seja essa a indicação da comissão política regional e se houver ganhos para a região. Desta vez, parece não ser …