Rio impôs candidatos a Leiria e Castelo Branco (e causou desconforto no PSD)

ppdpsd / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

Em Leiria e Castelo Branco as estruturas locais do PSD mostraram-se descontentes com as escolhas de Rui Rio para a corrida às autárquicas e imputam os resultados de outubro à direção nacional do partido.

Ainda no início de 2021, Rui Rio fez saber que chamara a si o processo, à semelhança do que aconteceu com outros municípios do país que o PSD identificara como pontos-chave para recuperar.

Em Leiria, foram convidadas várias figuras de âmbito nacional, mas nenhuma delas aceitou encabeçar a lista.

O médico Hélder Roque, ex-administrador do Centro Hospitalar de Leiria, chegou a ser dado como certo, mas acabou por recusar liderar a candidatura.

Com a escolha de Álvaro Madureira na mira, um grupo de meia centena de militantes dirigiu uma carta aberta ao presidente do partido mostrando-se contra a decisão.

Os “laranjas” defenderam que Madureira “jamais colocou no centro da sua atividade quer os interesses da população do concelho quer os interesses do PSD”.

Segundo o Diário de Notícias, Rui Rio terá recebido a carta, mas nunca respondeu aos militantes em causa.

Por outro lado, também a comissão política distrital contestou a escolha de Álvaro Madureira para candidato a Leiria.

Já em Castelo Branco, a autarquia está nas mãos do PS, mas também aqui o PSD quer ganhar terreno.

No entanto, ao contrário da vontade das estruturas locais, que queriam avançar com Carlos Almeida, candidato nas autárquicas de 2017 e vereador, Rio impôs o nome de João Belém, antigo deputado e professor aposentado que foi durante anos membro da distrital e concelhia locais do partido.

“Não tive qualquer tipo de justificação para a escolha”, diz ao DN o presidente da Distrital de Castelo Branco do PSD, Luís Santos, que lembra que dos nove nomes propostos para as autarquias do distrito, só o de Carlos Almeida não foi homologado.

O dirigente assume que “a partir do momento em que o candidato está escolhido, o processo está terminado”, mas alerta que “o resultado de Castelo Branco será assumido pela direção nacional”.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …