Carlos Alexandre prolonga segredo de justiça para Sócrates

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

Carlos Alexandre prolongou recentemente o segredo de justiça do caso Marquês, que nega à defesa de Sócrates o acesso a partes do processo do Ministério Público, de forma a proteger a investigação, que ainda decorre.

 

A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que relembra que João Araújo já contestou a aplicação do segredo interno no processo, tendo mesmo recorrido para a Relação de Lisboa, mas perdeu o recurso.

A defesa continua, assim, sem acesso a todos os documentos e dados que constam do processo por fraude fiscal, corrupção e branqueamento de capitais contra o ex-primeiro-ministro José Sócrates.

O CM noticia que, nos próximos dias, os pressupostos da prisão preventiva deverão ser reanalisados, altura em que o procurador Rosário Teixeira poderá voltar a propor a prisão domiciliária com pulseira eletrónica a José Sócrates – o que João Araújo já anunciou que voltará a ser rejeitado.

A decisão do juiz será conhecida até 9 de setembro, data em que se completam três meses desde a última reavaliação da medida de coação.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Até setembro e porque pode prolongar-se até 3 anos, talvez seja mais interessante debruçar-me sobre a “entrada dos macacos na sua idade da pedra”

  2. Mais outro funcionário público “isento” de tramanhas políticas. Mas será que alguém duvida da parcilidade partidária deste senhor Carlos Alexandre? Mas será que alguém ainda acredita em “supers” qualuer coisa, Superjuizes, supehimens etc.etc.
    Este senhor está a fazer o jogo da maioria de direita, tal qual o faria se estivesse o Salazar.
    Cambada!!!!!

    • Se não consegue provar o que diz ou do que diz nem sabe do que fala deveria mastigar casca de nozes enquanto o que diz ao menos soaria a triturador de cascalho!

  3. Como é possível que esta república tenha leis em que uma pessoa, que não é suspeita de crime de sangue ou de violência, possa estar presa sem culpa formada e sem acesso aos dados da acusação por tanto tempo, até um ano ou mais. Se além desta aparecerem outras suspeitas noutros processos, uma pessoa poderá estar indefinidamente presa? Parece que ainda estamos no tempo em que alguém era preso e entregue ao governo e lá ficava indefinidamente. Isto não é uma violação dos Direitos Humanos? Mais de 3 meses um preso não violento ou de sangue sem culpa formada é uma desumanidade à terceiro mundo. Estas leis são um escândalo de república bananeira. Quem deve estar a dar voltas na tumba deve ser Manoel de Arriaga, de que se recomenda o seu livro a “Poesia do Direito”. Pode ser que estes políticos republicanos aprendam alguma coisa e tenham a humanidade do primeiro presidente.

    • Não se trata de uma xuxa mas sim de uma figura da lei que prevê casos de “especial complexidade” e aí chegado fica sujeito à medida de coação que o M.P. determinar passando o prazo para acusar a ser até um ano! E depois, convenhamos que um crime de sangue será menos labiríntico do que qualquer outro de ‘colarinho branco’, ‘punhos de renda’ e até de ‘mão no pote de mel’!

  4. Não sei se o Sr. Sócrates é culpado ou não, e já nem quero saber.
    O que quero é que a justiça seja aplicada com a veracidade que a ela lhe compete.
    Não me parece que este esteja a ser o caso, e vejo o Sr. Dr. Juís a tentar tirar o pé do sapato, á custa da sua ignorância e precipitação. Se assim está e vai continuar, já não é justiça, nem aplicação básica da lei. Sera sim, o que parece ser,…. isto é, o Sr Dr Juis a tentar salvar as costas com o apoio dos colegas e do Governo. ( e obviamente da P. J. (que foi quem o convenceu a tal.) Ao que me parece ( cidadão mal informado) é que o Sr. Presidente da republica face ao mediatismo ( nacional e internacional) do caso, deverá pedir explicações a quem de direito, tomando atitudes aplicáveis, no minimo falar e dar explicações ao povo sobre o caso …. o que realmente, não vejo. “HAJA DEUS”

RESPONDER

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …