Carlos Alexandre prolonga segredo de justiça para Sócrates

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

Carlos Alexandre prolongou recentemente o segredo de justiça do caso Marquês, que nega à defesa de Sócrates o acesso a partes do processo do Ministério Público, de forma a proteger a investigação, que ainda decorre.

 

A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que relembra que João Araújo já contestou a aplicação do segredo interno no processo, tendo mesmo recorrido para a Relação de Lisboa, mas perdeu o recurso.

A defesa continua, assim, sem acesso a todos os documentos e dados que constam do processo por fraude fiscal, corrupção e branqueamento de capitais contra o ex-primeiro-ministro José Sócrates.

O CM noticia que, nos próximos dias, os pressupostos da prisão preventiva deverão ser reanalisados, altura em que o procurador Rosário Teixeira poderá voltar a propor a prisão domiciliária com pulseira eletrónica a José Sócrates – o que João Araújo já anunciou que voltará a ser rejeitado.

A decisão do juiz será conhecida até 9 de setembro, data em que se completam três meses desde a última reavaliação da medida de coação.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Até setembro e porque pode prolongar-se até 3 anos, talvez seja mais interessante debruçar-me sobre a “entrada dos macacos na sua idade da pedra”

  2. Mais outro funcionário público “isento” de tramanhas políticas. Mas será que alguém duvida da parcilidade partidária deste senhor Carlos Alexandre? Mas será que alguém ainda acredita em “supers” qualuer coisa, Superjuizes, supehimens etc.etc.
    Este senhor está a fazer o jogo da maioria de direita, tal qual o faria se estivesse o Salazar.
    Cambada!!!!!

    • Se não consegue provar o que diz ou do que diz nem sabe do que fala deveria mastigar casca de nozes enquanto o que diz ao menos soaria a triturador de cascalho!

  3. Como é possível que esta república tenha leis em que uma pessoa, que não é suspeita de crime de sangue ou de violência, possa estar presa sem culpa formada e sem acesso aos dados da acusação por tanto tempo, até um ano ou mais. Se além desta aparecerem outras suspeitas noutros processos, uma pessoa poderá estar indefinidamente presa? Parece que ainda estamos no tempo em que alguém era preso e entregue ao governo e lá ficava indefinidamente. Isto não é uma violação dos Direitos Humanos? Mais de 3 meses um preso não violento ou de sangue sem culpa formada é uma desumanidade à terceiro mundo. Estas leis são um escândalo de república bananeira. Quem deve estar a dar voltas na tumba deve ser Manoel de Arriaga, de que se recomenda o seu livro a “Poesia do Direito”. Pode ser que estes políticos republicanos aprendam alguma coisa e tenham a humanidade do primeiro presidente.

    • Não se trata de uma xuxa mas sim de uma figura da lei que prevê casos de “especial complexidade” e aí chegado fica sujeito à medida de coação que o M.P. determinar passando o prazo para acusar a ser até um ano! E depois, convenhamos que um crime de sangue será menos labiríntico do que qualquer outro de ‘colarinho branco’, ‘punhos de renda’ e até de ‘mão no pote de mel’!

  4. Não sei se o Sr. Sócrates é culpado ou não, e já nem quero saber.
    O que quero é que a justiça seja aplicada com a veracidade que a ela lhe compete.
    Não me parece que este esteja a ser o caso, e vejo o Sr. Dr. Juís a tentar tirar o pé do sapato, á custa da sua ignorância e precipitação. Se assim está e vai continuar, já não é justiça, nem aplicação básica da lei. Sera sim, o que parece ser,…. isto é, o Sr Dr Juis a tentar salvar as costas com o apoio dos colegas e do Governo. ( e obviamente da P. J. (que foi quem o convenceu a tal.) Ao que me parece ( cidadão mal informado) é que o Sr. Presidente da republica face ao mediatismo ( nacional e internacional) do caso, deverá pedir explicações a quem de direito, tomando atitudes aplicáveis, no minimo falar e dar explicações ao povo sobre o caso …. o que realmente, não vejo. “HAJA DEUS”

RESPONDER

"Dirty Dancing" está de volta e conta com Jennifer Grey

John Feltheimer, CEO da Lionsgate, confirmou ao The Guardian que a produtora está a desenvolver uma sequela de Dirty Dancing. O clássico dos anos 80 que agora regressa foi protagonizado originalmente por Patrick Swayze e …

A Bugatti está a vender um carro elétrico "para crianças". Chama-se Baby II e custa 30 mil euros

A Bugatti e a Little Car Company, sediada em Londres, uniram-se para criar 500 Bugattis elétricos em miniatura para crianças. Agora, fruto dos desenvolvimentos mundiais, alguns veículos ficaram disponíveis para compra. O mais recente brinquedo da …

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …