Carlos Alexandre prolonga segredo de justiça para Sócrates

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

Carlos Alexandre prolongou recentemente o segredo de justiça do caso Marquês, que nega à defesa de Sócrates o acesso a partes do processo do Ministério Público, de forma a proteger a investigação, que ainda decorre.

 

A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que relembra que João Araújo já contestou a aplicação do segredo interno no processo, tendo mesmo recorrido para a Relação de Lisboa, mas perdeu o recurso.

A defesa continua, assim, sem acesso a todos os documentos e dados que constam do processo por fraude fiscal, corrupção e branqueamento de capitais contra o ex-primeiro-ministro José Sócrates.

O CM noticia que, nos próximos dias, os pressupostos da prisão preventiva deverão ser reanalisados, altura em que o procurador Rosário Teixeira poderá voltar a propor a prisão domiciliária com pulseira eletrónica a José Sócrates – o que João Araújo já anunciou que voltará a ser rejeitado.

A decisão do juiz será conhecida até 9 de setembro, data em que se completam três meses desde a última reavaliação da medida de coação.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Até setembro e porque pode prolongar-se até 3 anos, talvez seja mais interessante debruçar-me sobre a “entrada dos macacos na sua idade da pedra”

  2. Mais outro funcionário público “isento” de tramanhas políticas. Mas será que alguém duvida da parcilidade partidária deste senhor Carlos Alexandre? Mas será que alguém ainda acredita em “supers” qualuer coisa, Superjuizes, supehimens etc.etc.
    Este senhor está a fazer o jogo da maioria de direita, tal qual o faria se estivesse o Salazar.
    Cambada!!!!!

    • Se não consegue provar o que diz ou do que diz nem sabe do que fala deveria mastigar casca de nozes enquanto o que diz ao menos soaria a triturador de cascalho!

  3. Como é possível que esta república tenha leis em que uma pessoa, que não é suspeita de crime de sangue ou de violência, possa estar presa sem culpa formada e sem acesso aos dados da acusação por tanto tempo, até um ano ou mais. Se além desta aparecerem outras suspeitas noutros processos, uma pessoa poderá estar indefinidamente presa? Parece que ainda estamos no tempo em que alguém era preso e entregue ao governo e lá ficava indefinidamente. Isto não é uma violação dos Direitos Humanos? Mais de 3 meses um preso não violento ou de sangue sem culpa formada é uma desumanidade à terceiro mundo. Estas leis são um escândalo de república bananeira. Quem deve estar a dar voltas na tumba deve ser Manoel de Arriaga, de que se recomenda o seu livro a “Poesia do Direito”. Pode ser que estes políticos republicanos aprendam alguma coisa e tenham a humanidade do primeiro presidente.

    • Não se trata de uma xuxa mas sim de uma figura da lei que prevê casos de “especial complexidade” e aí chegado fica sujeito à medida de coação que o M.P. determinar passando o prazo para acusar a ser até um ano! E depois, convenhamos que um crime de sangue será menos labiríntico do que qualquer outro de ‘colarinho branco’, ‘punhos de renda’ e até de ‘mão no pote de mel’!

  4. Não sei se o Sr. Sócrates é culpado ou não, e já nem quero saber.
    O que quero é que a justiça seja aplicada com a veracidade que a ela lhe compete.
    Não me parece que este esteja a ser o caso, e vejo o Sr. Dr. Juís a tentar tirar o pé do sapato, á custa da sua ignorância e precipitação. Se assim está e vai continuar, já não é justiça, nem aplicação básica da lei. Sera sim, o que parece ser,…. isto é, o Sr Dr Juis a tentar salvar as costas com o apoio dos colegas e do Governo. ( e obviamente da P. J. (que foi quem o convenceu a tal.) Ao que me parece ( cidadão mal informado) é que o Sr. Presidente da republica face ao mediatismo ( nacional e internacional) do caso, deverá pedir explicações a quem de direito, tomando atitudes aplicáveis, no minimo falar e dar explicações ao povo sobre o caso …. o que realmente, não vejo. “HAJA DEUS”

RESPONDER

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …