Cantinas escolares obrigadas a estar abertas durante todo o ano

O Ministério da Educação quer que os refeitórios de todas as escolas públicas estejam ao serviço nas férias do Natal e da Páscoa.

Segundo o Jornal de Notícias, o Ministério da Educação exige que as cantinas de todas as escolas públicas funcionem durante a totalidade do próximo ano letivo 2018/2019, servindo refeições também nas férias do Natal e da Páscoa.

A medida, que entra em vigor a partir de setembro, já tinha sido aplicada este ano letivo nas escolas onde existe uma maior percentagem de crianças com carências económicas.

De acordo com a TSF, as autarquias, responsáveis pela gestão de algumas destas escolas, não se opõem, mas pedem ao Governo que haja possibilidade de não abrirem os refeitórios se não houver alunos interessados.

Em declarações à rádio, Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, admite que se trata de uma medida positiva, mas que precisa de ser analisada “caso a caso”.

“Ao nível do 1.º ciclo, essa medida pode ter sucesso, com alunos que têm o almoço mas que da parte da manhã e da parte da tarde também têm atividades”, refere. “O mesmo já não se passa quando se fala de escolas secundárias e de escola E.B.2/3, que já têm alunos com alguma maturidade, que querem ficar em casa e gozar as férias, sem ir à escola – que não lhes proporciona qualquer atividade”, explica.

A proposta também é aplaudida pelo presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), que recorda que algumas autarquias já garantiam estas refeições. “Em casos de maior necessidade, faz sentido que se possa continuar a proporcionar esse serviço em tempo de pausa letiva”, declarou.

Leite sem lactose, bebidas vegetais e fruta

Mas também há outra novidade. O despacho de Ação Social Escolar agora assinado também estabelece novas regras na alimentação dos estudantes. O Governo quer que todos os estabelecimentos de ensino disponibilizem pacotes de leite sem lactose e bebidas vegetais alternativas ao leite.

Pelo menos, 5% de bebidas vegetais, desde que solicitado pelos encarregados de educação. O pedido deve ser feito por escrito, em qualquer altura do ano letivo, à direção do agrupamento escolar, explica a rádio.

Além disso, o mesmo despacho também alarga a distribuição de fruta às crianças do pré-escolar. Alguns alunos do 1.º ao 4.º ano já beneficiam desta medida. Segundo o JN, que cita dados referentes ao ano letivo 2016/2017, 41% dos alunos inscritos tiveram direito a uma peça de fruta ao lanche.

Recorde-se que, no início deste mês, o Público avançou que Portugal só aproveita um quarto das verbas disponibilizadas para o Regime de Fruta Escolar (RFE), programa financiado em 85% pela União Europeia.

Em causa estará a elevada carga burocrática associada ao processo, devido ao facto de o RFE ser gerido por dois departamentos do Ministério da Agricultura e também pelos Ministérios da Educação e da Saúde.

Portugal ocupa o antepenúltimo lugar na taxa de execução do programa, contrastando com a realidade de países como Espanha e Itália que usaram mais de 85% das verbas atribuídas pela UE.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Assunção Cristas vai deixar o Parlamento

A líder demissionária do CDS-PP, Assunção Cristas, vai renunciar ao mandato de deputada, mas ficará na Assembleia da República até ao próximo congresso, em 25 e 26 de janeiro de 2020. O anúncio foi feito esta …

Carles Puigdemont entregou-se às autoridades belgas

O ex-presidente da Generalitat Carles Puigdemont apresentou-se voluntariamente às autoridades belgas na sequência do mandado de detenção emitido pelo Tribunal Supremo de Espanha, disseram à EFE fontes ligadas ao político catalão. Na passada segunda-feira segunda-feira, o …

O muco tem a capacidade secreta de dominar germes

https://vimeo.com/366782239 O nosso corpo está repleto de muco, e isto não se explica apenas pela chegada do outono. Um estudo recente demonstrou uma das inesperadas propriedades benéficas do muco: contém açúcares que controlam os germes potencialmente …

Cientistas desenvolvem "corda de guitarra" que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa. Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a …

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …