A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d’Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a pandemia.
“Às terças, quintas e sábados, as mulheres podem ir à padaria”, disse Gianmaria Cerea, dirigindo-se a uma mulher-polícia de Canonica d’Adda, perto de Bergamo, considerada a “cidade-mártir” da pandemia em território italiano.
“Em contrapartida, nos outros dias, é o seu marido que lá pode ir”, explicou.
O município prevê multas de até 400 euros para os infratores desta nova norma.
Segundo a presidente deste município, que tem cerca de 4.400 habitantes, a pandemia de covid-19 provocou a morte de cerca de 20 dos seus cidadãos em março, embora não seja a mais afetada da região de Bergamo.
O Peru anunciou recentemente uma estratégia semelhante. Tal como o Panamá, o país proibiu as saídas à rua de homens e mulheres nos mesmos dias, uma medida que as autoridades alegam fazer parte da estratégia para conter o surto da covid-19.
A decisão foi anunciada pelo Presidente peruano, Martin Vizcarra. Os homens só podem deixar as respetivas casas à segunda, quarta e sexta-feira, enquanto as mulheres apenas o poderão fazer à terça, quinta e sábado. E ninguém pode sair ao domingo.
“Ainda temos dez dias, vamos fazer um esforço extra para controlar esta doença”, disse o Presidente durante uma conferência de imprensa, noticiou a agência Lusa.
ZAP // Lusa
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe