Peru proíbe saídas à rua de homens e mulheres nos mesmos dias para conter surto

Maxim Shipenkov / EPA

Tal como o Panamá, o Peru proibiu na quinta-feira as saídas à rua de homens e mulheres nos mesmos dias, uma medida que as autoridades alegam fazer parte da estratégia para conter o surto da Covid-19.

A decisão foi anunciada pelo Presidente peruano, Martin Vizcarra. Os homens só podem deixar as respetivas casas à segunda, quarta e sexta-feira, enquanto as mulheres apenas o poderão fazer à terça, quinta e sábado. E ninguém pode sair ao domingo.

“Ainda temos dez dias, vamos fazer um esforço extra para controlar esta doença”, disse o Presidente durante uma conferência de imprensa, noticiou a agência Lusa.

A medida estará em vigor até 12 de abril, data prevista para o fim do período de confinamento que começou a 16 de março no país. O Peru, na quinta-feira, tinha registado 55 mortos e 1.414 casos confirmados de contaminação por Covid-19. A primeira morte foi registada a 06 de março.

Vizcarra disse que a nova medida visa reduzir para metade o número de pessoas nas ruas, porque as restrições atuais não são suficientes. “As medidas de controlo [em vigor] deram resultados, mas não os que se esperavam”, justificou.

Esta medida não se aplica a funcionários de serviços essenciais que operam durante uma emergência de saúde, mercados, bancos, farmácias e hospitais. Vizcarra enfatizou que os soldados e polícias devem, nessas circunstâncias particulares, respeitar os transexuais. “As forças armadas e a polícia são instruídas a não ter atitudes homofóbicas”, afirmou.

O Peru está sob recolher noturno e a população está em confinamento obrigatório há quase três semanas. Além disso, o país fechou as fronteiras, exceto a passagem de mercadorias, e suspendeu as aulas.

Para responder à enorme perda de receitas devido ao impacto económico causado pelo surto do novo coronavírus, o governo está a planear avançar com um programa de apoios estimado em 7,8 mil milhões de euros.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 52 mil. Dos casos de infeção, cerca de 190 mil são considerados curados. Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Lusa //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esta COVID 19 tem um aspeto positivo. Aos poucos os doidos dão-se a conhecer. Depois do Trumpeta, do palerma que mora no nº10 da rua que desce, do Bolsas, do artista dos amuletos do México, do do Vodka e trabalho da Bielo-Rússia, temos agora este. Para além dos outros todos (o cagatacos ca Venezuela, o canibal das Filipinas e por aí fora).
    O mundo anda bonito. E o pior é que grande parte destes gajos foi “mais ou menos” eleita democraticamente.

RESPONDER

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …

Marcelo e Rio almoçaram a sós em frente ao Tejo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o líder do PSD, Rui Rio, pela apresentação do programa de recuperação económica. Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio almoçaram, esta sexta-feira, num restaurante em frente …