Candidatos republicanos unem-se em acordo sem precedentes para derrubar Trump

donkeyhotey / Flickr

Os candidatos republicanos John Kasich, Donald Trump e Ted Cruz, por Donkey Hotey

Os candidatos republicanos John Kasich, Donald Trump e Ted Cruz, por Donkey Hotey

Os candidatos republicanos Ted Cruz e John Kasich anunciaram um acordo para deter o avanço da candidatura do milionário Donald Trump, líder na corrida eleitoral que vai escolher o representante do Partido Republicano nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em novembro deste ano.

O acordo, sem precedentes na história eleitoral norte-americana, consiste em ceder um ao outro os estados que ainda vão eleger delegados do partido e, assim, ganhar energia para a convenção nacional do Partido Republicano, marcada para 18 de julho, em Cleveland, Ohio.

Segundo o acordo, a campanha do candidato Ted Cruz, que é senador pelo Texas, vai concentrar tempo e recursos em Indiana, em 3 de maio, e deixar o caminho livre para o candidato John Kasich, governador de Ohio, fazer comícios e ganhar eleitores nos estados de Oregon e Novo México, em 17 de maio e 7 de junho, respectivamente.

Ao anunciar o entendimento, este domingo, o coordenador da campanha de Ted Cruz, Jeff Roe, declarou que o acordo visa “garantir um candidato que unifique o Partido Republicano”.

Em comunicado distribuído aos jornalistas, o coordenador da campanha de Kasich, John Weaver, disse estar “muito confiante” com a perspectiva de ganhar delegados nos estados previstos pelo acordo.

“Vamos concentrar o nosso tempo e recursos no Novo México e Oregon”, disse Weaver.

Sondagens

O anúncio do acordo foi feito uma semana depois da vitória de Donald Trump nas eleições primárias de Nova York.

Trump conquistou 89 dos 95 delegados em disputa, o que significa um cenário dramático para Cruz e para Kasich na convenção nacional republicana.

Para ganhar a convenção, o candidato republicano precisa do apoio de 1.237 delegados. Trump tem neste momento 845 delegados eleitos, contra 559 de Cruz e 148 de Kasich.

Ao anunciar o acordo, Cruz e Kasich não mencionaram as sondagens mais recentes sobre as intenções de voto dos republicanos, que dão vitória a Donald Trump na Pensilvânia, um dos cinco estados que realizam primárias esta terça-feira.

Os outros são Connecticut, Delaware, Maryland e Rhode Island.

Segundo as sondagems da cadeia de televisão NBC News, do jornal Wall Street Journal e do instituto Marist, Donald Trump tem o apoio, na Pensilvânia, de 45% do eleitorado, enquanto Ted Cruz e John Kasich estão, respectivamente, com 27% e 24%.

A reacção de Donald Trump

A campanha de Donald Trump divulgou esta manhã um comunicado sobre o acordo de “troca de estados” de Cruz e Kasich.

“É triste que dois políticos adultos estejam a conspirar contra uma pessoa que só tem sido um político por dez meses, a fim de tentar impedir essa pessoa de obter a nomeação republicana”.

O acordo pode reacender as críticas de Trump à burocracia do Partido Republicano.

De acordo com o candidato, o partido tem adoptado uma série de medidas burocráticas visando “manipular” as eleições primárias, com o objevtivo de beneficiar Cruz e Kasich, candidatos alegadamente preferidos pela cúpula partidária.

Os coordenadores do Partido Republicano têm negado com insistência as acusações de Trump.

ZAP / ABr

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sim. Na tua Venezuela é que se vive bem. Agora até falam em não trabalhar um dia por semana para poupar energia. Vai para lá e não voltes.

    • Fala-se dos EUA e vem este pobre coitado falar da Venezuela!
      É triste quando não de tem noção do ridículo!…
      Se não tinhas nada útil para a acrescentar ou não tens sequer capacidade ou cultura suficiente para comentar a noticia, remetias-te ao silencio e escusavas de expor publicamente tua notória palermice!

    • Fala-se dos EUA e vem este pobre coitado falar da Venezuela!
      Podes ir indo para lá!…
      Se não tinhas nada útil para a acrescentar ou não tens sequer capacidade ou cultura suficiente para comentar a noticia, remetias-te ao silencio e escusavas de expor publicamente tua notória lerdeza!

RESPONDER

Católica prevê queda do PIB de 2% este ano devido ao confinamento

Os economias da Universidade Católica de Lisboa traçaram cenários, sendo que o mais pessimista prevê uma contração de 4% este ano e o mais otimista aponta para um crescimento de 3%. A Universidade Católica de Lisboa …

Centenas de pessoas deram sangue em Lisboa, mas houve quem esperasse 5 horas

Os portugueses responderam bem ao pedido da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue e, em Lisboa, centenas de pessoas fizeram fila para dar sangue. Na terça-feira, a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes) …

Espanhóis e portugueses interessados na nova PPP do Hospital de Cascais

O concurso internacional para uma nova Parceria Público-Privada (PPP) no Hospital de Cascais atraiu a atenção de interessados portugueses e espanhóis. Em maio do ano passado, o Governo deu a autorização para o lançamento de um …

China impõe sanções a vários responsáveis da administração de Trump

A China impôs esta quinta-feira sanções ao ex-secretário de Estado norte-americano cessante, Mike Pompeo, e a outros funcionários da administração do antigo Presidente, Donald Trump, por "violar" a soberania do país asiático. Uma declaração do Ministério …

Governo fecha estabelecimentos de ensino durante duas semanas. Não vai haver aulas à distância

O primeiro-ministro António Costa anunciou a interrupção de todos as atividades letivas durante os próximos 15 dias devido ao aumento de casos de infeção por covid-19 em Portugal. Em conferência de imprensa depois do Conselho de …

"Não podemos desvalorizar a democracia". No dia mais negro da pandemia, Marisa apela ao voto

A candidata do BE encontrou-se, no Porto, com Camila Gouveia, ama reformada e rosto da luta pela integração das amas da Segurança Social na Função Pública. Marisa Matias lembra que esta foi uma das …

Portugal regista mais 221 mortes (novo máximo) e 13.554 casos de covid-19

Portugal registou esta quinta-feira 221 mortes relacionadas com a covid-19, o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia, e 13.554 casos de infeção com o novo coronavirus, segundo a Direção-Geral …

Mayan defende que "a general Marta Temido, o general Cabrita, a general Van Dunem" já não deviam estar em funções

Entre críticas a Marcelo Rebelo de Sousa e ao Governo, ou a defesa de um liberalismo que considera uma oposição “moderada e humanista” a um “socialismo” , tem sido assim que Tiago Mayan Gonçalves se …

"Pobreza, precariedade e baixos salários têm rosto feminino", diz João Ferreira

Durante uma sessão sobre os direitos das mulheres, o candidato do PCP às Presidências, João Ferreira, afirmou que "a pobreza, a precariedade e os baixos salários têm rosto feminino". Durante o encontro no Museu da Chapelaria …

Portugal na lista de países com quarentena obrigatória na chegada à Suíça

A Suíça vai impor, a partir de fevereiro, uma quarentena obrigatória aos viajantes que regressem de Portugal, que passa a integrar a lista juntamente com mais dez países e cinco regiões de países vizinhos. Segundo a …