Hillary e Trump ganham Nova Iorque e aumentam vantagem

Donkey Hotey / Flickr

Hillary Clinton e Donald Trump por Donkey Hotey

A democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump venceram as eleições primárias dos seus respectivos partidos realizadas esta terça-feira em Nova Iorque.

Segundo estimativas da CNN, Clinton conseguiu 60,5% dos votos contra os 39,5% de Sanders.

Já no campo republicano, as televisões norte-americanas dão a vitória a Donald Trump, com 68,6% dos votos, à frente do seu principal rival Ted Cruz, com 13,6%, e do governador de Ohio, John Kasich, com 17,8%.

Com estas vitórias, ambas as candidaturas consolidam a liderança na corrida para representar, respectivamente, os partidos Democrata e Republicano nas eleições presidenciais de novembro deste ano.

As sondagens já apontavam os dois candidatos como vencedores, mas poderiam haver possíveis surpresas.

Pelo lado dos democratas, o candidato Bernie Sanders, que tem vindo a adotar um discurso contrário à hegemonia do sistema financeiro, encontra-se agora diante do dilema de prosseguir na corrida eleitoral ou abandonar a candidatura, uma vez que a distância entre Sanders e Hillary Clinton tem-se alargado.

O candidato Donald Trump, ao vencer em Nova Iorque, reforça a possibilidade de ser nomeado pelo Partido Republicano antes da convenção partidária marcada para julho.

Durante a campanha, Trump falou muitas vezes das suas raízes em Nova Iorque, o que aumentou a identificação entre o candidato e a população do estado.

Com a derrota, os outros dois candidatos – o governador de Ohio John Kasich e o senador do Texas Ted Cruz – também ficam a uma distância ainda maior atrás de Trump, o que leva muitos analistas a indagar se não será já a altura de Trump ficar sozinho na campanha.

Agência Brasil

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Good News Welcome to digital India आइये digital india से जुड़िये….. और घर बैठे लाखो कमाये……. और दूसरे को भी कमाने का मौका दीजिए… कोई इनवेस्टमेन्ट नहीं है…… आईये बेरोजगारी को भारत से उखाड़ फेकने मे हमारी मदद कीजिये…

RESPONDER

Jorge Jesus vence prémio "Bola de Prata" para melhor treinador do Brasileirão

Jorge Jesus volta a fazer história. O treinador recebeu, esta segunda-feira, o prémio Bola de Prata da ESPN Brasil para melhor treinador. Jorge Jesus, o técnico português que se sagrou campeão da liga brasileira de futebol …

Denunciantes são "essenciais para combater a corrupção", mas em Portugal há "falta de sensibilidade"

Esta segunda-feira, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que em Portugal "existem falhas de sensibilidade" face aos denunciantes, que "não são protegidos", apesar de serem "absolutamente essenciais para combater a corrupção", frisando o exemplo de Rui …

Produtores de vinagre italiano perdem batalha pela exclusividade do termo "balsâmico"

Os produtores de vinagre italiano de Modena reclamavam a exclusividade do termo "balsâmico". O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) não lhes deu razão. Segundo a BBC, o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) …

Catarina Martins desvaloriza críticas internas. BE "é o partido mais plural da sociedade portuguesa"

Catarina Martins disse ser natural que sejam apresentadas várias moções à convenção do partido. Alguns membros apontam falta de debate interno, críticas relativizadas pela coordenadora. Catarina Martins considerou natural que se apresentem várias moções à convenção …

Homens e mulheres já podem entrar juntos em restaurantes na Arábia Saudita

A Arábia Saudita acabou com a exigência de entradas separadas em restaurantes para homens e mulheres e com a separação entre sexos à mesa. Até agora era obrigatório ter uma entrada para famílias e mulheres …

Exército japonês pediu uma escrava sexual para cada 70 soldados na II Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército do Japão pediu ao Governo que fornecesse uma escrava sexual para cada 70 soldados, de acordo com documentos históricos analisados pela agência de notícias nipónica Kyodo News. Os 23 …

Centeno apresenta linhas gerais do Orçamento aos partidos na terça-feira

Mário Centeno apresenta aos partidos, esta terça-feira, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado. Só o Livre fica de fora por "impedimento de agenda". O Governo apresenta amanhã, dia 10 de dezembro, as linhas …

Amianto. Fenprof vai apresentar queixa em Bruxelas

A Fenprof acusa o Governo português de não cumprir a diretiva comunitária que impõe a retirada de amianto de edifícios públicos, incluindo escolas. A Federação Nacional de Professores (Fenprof) vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia …

Luís Maximiano: "Battaglia levou com o garrafão de água e o Misic com um cinto na cara"

O guarda-redes do Sporting disse esta segunda-feira que ficou “bloqueado e sem reação” durante o ataque à Academia de Alcochete, descrevendo as agressões aos colegas de equipa, após a entrada no balneário de mais de …

Peritos da Ordem admitem práticas ilícitas na venda de produtos no BES e Banif

Os peritos da Ordem dos Advogados que analisaram as reclamações de lesados do BES e do Banif disseram esta segunda-feira aos jornalistas que encontraram indícios de práticas ilícitas na venda de produtos financeiros por aqueles …