/

Camião com mais de 20 anos pintado por Banksy pode render dois milhões de euros

(dr) Bonhams / Facebook

Um camião Volvo FL6 de 1998 vai a leilão dentro de alguns dias e pode render cerca de 1,8 milhões de euros. Está decorado com pinturas do artista Banksy.

O que torna este camião tão especial não está relacionado com qualquer questão mecânica, mas sim as suas pinturas exteriores. Este camião, que foi pintado por Banksy em 2000, é considerado a sua peça de arte única de maior dimensão e foi comprado pelo próprio artista nesse mesmo ano. Ainda assim, esta é a primeira vez que este veículo vai a leilão.

Este camião, chamado Turbo Zone Truck (Laugh Now But One Day We’ll Be In Charge), será leiloado pela Bonhams durante o Goodwood Revival, no próximo fim-de-semana de 14 e 15 de setembro.

A leiloeira Bonhams refere que esta é “a maior obra alguma vez criada por Banksy” e acrescentou que o artista começou a fazer os graffitis no camião durante a véspera de Ano Novo de 1999, numa festa em Espanha. O trabalho prolongou-se durante duas semanas, numa altura em que Banksy não era muito conhecido.

A Bonhams descreve os desenhos no camião como um “registo de fascinante de como os apelos do artista à anarquia e à mudança social já eram uma parte central do seu trabalho”.

Banksy, conhecido em todo o mundo pelos seus trabalhos contemporâneos, apesar da sua identidade ser desconhecida do público, já pintou uma carrinha de entregas em 2006, que foi vendida em 2016 por 238 mil euros.

A identidade de Banksy permanece um mistério, mas os seus trabalhos têm alcançado valores elevados em leilões. Em outubro de 2018, uma obra de Banksy destruiu-se depois de ser vendida por 1,04 milhões de libras (1,18 milhões de euros) na leiloeira londrina Sotheby’s. O próprio autor divulgou uma fotografia no momento em que o quadro “Girl with balloon” se desfazia em tiras ao passar por uma trituradora de papel instalada na parte inferior do quadro.

As obras de arte de Bansky refletem temas como a guerra, a pobreza infantil e o meio ambiente. Os seus trabalhos são satíricos – ratos, polícias a beijarem-se, polícias de choque com caras de ‘smileys’ amarelos – e apareceram inicialmente em paredes de Bristol, antes de se espalharem por Londres e depois pelo resto do mundo.

Recentemente, no Reino Unido, o trabalho de Banksy que representava uma crítica ao Brexit, com um homem a partir uma das estrelas da bandeira da União Europeia, desapareceu do edifício onde estava pintado.

Também em Paris, uma obra do artista Banksy que se encontrava junto ao Centro Pompidou, em Paris, foi roubada no início do mês. Não foi a primeira vez que um mural de Banksy é roubado em Paris. Em janeiro, foi roubada uma obra atribuída a Banksy na porta das traseiras do Bataclan, “Homenagem às vítimas do 13/11”. O mural tinha sido criado em memória às 90 vítimas do atentado terrorista que ocorreu em 2015.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.