Câmaras Municipais compraram dezenas de exemplares do livro de Sócrates

psalter2009 / Flickr

Ex-primeiro-Ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro-Ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O ensaio filosófico de José Sócrates, que foi um êxito de vendas, foi comprado às dezenas por várias Câmaras Municipais. É o que se revela numa reportagem do programa da RTP1 “Sexta às 9”, exibido esta sexta-feira.

De acordo com o trabalho de investigação feito pela jornalista Sandra Felgueiras, “várias pessoas compraram dezenas de exemplares do livro de José Sócrates” e houve inclusive “representantes de Câmaras Municipais do norte do país que vieram propositadamente a Lisboa comprar dezenas de exemplares”.

Na peça da RTP1 salienta-se que foi “impossível descobrir” quais as autarquias alegadamente envolvidas neste suposto esquema para inflaccionar as vendas do livro de José Sócrates.

A revista Sábado tinha já revelado que o Ministério Público suspeita que o antigo primeiro-ministro adquiriu mais de metade dos livros que vendeu, através do amigo Carlos Santos Silva. No “Sexta às 9” sustenta-se que este terá gasto cerca de 170 mil euros em 10 mil exemplares, dinheiro que a acusação acredita ser de facto de José Sócrates.

A reportagem evidencia ainda que várias outras pessoas próximas do ex-primeiro-ministro compraram também exemplares do livro.

O editor da obra, Vasco Silva, garante na peça que o ex-primeiro-ministro não encomendou livros à Editora. “Nem o engenheiro Sócrates, nem ninguém por intermédio do engenheiro Sócrates, comprou directamente livros à editora. Não houve essas vendas directas ao autor ou a interposta pessoa a mando do autor”, sublinha este elemento.

Verbo

A Confiança no Mundo, José Sócrates (capa)

A Confiança no Mundo, José Sócrates (capa)

A confiança no mundo – Sobre a tortura em Democracia” vendeu cerca de 18 mil cópias a 17 euros cada, o que permitiu a José Sócrates acumular, em direitos de autor, mais de 29 mil euros, dos quais 10 mil isentos de impostos, salienta-se no “Sexta às 9”.

Cerca de 98% dos exemplares do livro terão sido vendidos em apenas dois meses, de acordo o mesmo programa.

Na altura do lançamento da obra, a Editora Babel, que a publicou, reconheceu o sucesso “muito além do esperado”, conforme notícia do Diário de Notícias de Novembro de 2013.

O livro de José Sócrates, com prefácio do ex-presidente do Brasil Lula da Silva, conseguiu na altura ultrapassar “bestsellers” de autores como José Rodrigues dos Santos, Nicholas Sparks e Margarida Rebelo Pinto, sendo apenas ultrapassado pelo Astérix.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Estamos em Portugal.
    O lixo existe, aí mais uma prova deste Portugal com ideias e pessoas párias dizendo-se patriotas.
    NOTA: lixo é lixo

  2. Eu não conheço José Socrates pessoalmente, nem pertenço a nenhuma Câmara e comprei este livro na livraria , assim como conheço pelo menos 20 pessoas que também compraram.

  3. Eu não tenho para a defesa do ex. 1º Ministro- mas reconheço que já a 4 anos ele dizia que a culpa era da Europa como se vem agora a verificar

  4. Parece-me inacreditável esta mixórdia de confusões.
    Não bastavam as trafulhices e falsidades que o Sócrates por si só conseguiu criar à sua volta, tem-se vindo a rodear agora por um bando de parasitas prepotentes e mal educados que em nada têm contribuído para dignificar o seu nome. Veja-se a pouca vergonha que foram os comentários (e até ameaças aos juízes) feitas pelo Mário Soares, o ridículo que têm sido as baboseiras proferidas pelo João Araújo e por vários dirigentes socialistas que querem defender um estatuto de superioridade e de desresponsabilização da classe, e a fantochada a que constantemente temos vindo a assistir às portas da prisão de Évora.
    Menos mal que há ainda alguns poucos dirigentes do PS com algum bom senso que se têm vindo a obrigar a aguardar com serenidade o lento funcionamento da justiça.

RESPONDER

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …

Divulgados vídeos que sugerem como poderão ser os primeiros óculos de Realidade Aumentada da Samsung

A Samsung tem falado de óculos de Realidade Aumentada (RA) há anos, tendo recentemente lançado um conjunto básico de óculos de projeção de imagem no palco CES 2020. Porém, nunca tinha sido visto a empresa …