Câmaras Municipais compraram dezenas de exemplares do livro de Sócrates

psalter2009 / Flickr

Ex-primeiro-Ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro-Ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O ensaio filosófico de José Sócrates, que foi um êxito de vendas, foi comprado às dezenas por várias Câmaras Municipais. É o que se revela numa reportagem do programa da RTP1 “Sexta às 9”, exibido esta sexta-feira.

De acordo com o trabalho de investigação feito pela jornalista Sandra Felgueiras, “várias pessoas compraram dezenas de exemplares do livro de José Sócrates” e houve inclusive “representantes de Câmaras Municipais do norte do país que vieram propositadamente a Lisboa comprar dezenas de exemplares”.

Na peça da RTP1 salienta-se que foi “impossível descobrir” quais as autarquias alegadamente envolvidas neste suposto esquema para inflaccionar as vendas do livro de José Sócrates.

A revista Sábado tinha já revelado que o Ministério Público suspeita que o antigo primeiro-ministro adquiriu mais de metade dos livros que vendeu, através do amigo Carlos Santos Silva. No “Sexta às 9” sustenta-se que este terá gasto cerca de 170 mil euros em 10 mil exemplares, dinheiro que a acusação acredita ser de facto de José Sócrates.

A reportagem evidencia ainda que várias outras pessoas próximas do ex-primeiro-ministro compraram também exemplares do livro.

O editor da obra, Vasco Silva, garante na peça que o ex-primeiro-ministro não encomendou livros à Editora. “Nem o engenheiro Sócrates, nem ninguém por intermédio do engenheiro Sócrates, comprou directamente livros à editora. Não houve essas vendas directas ao autor ou a interposta pessoa a mando do autor”, sublinha este elemento.

Verbo

A Confiança no Mundo, José Sócrates (capa)

A Confiança no Mundo, José Sócrates (capa)

A confiança no mundo – Sobre a tortura em Democracia” vendeu cerca de 18 mil cópias a 17 euros cada, o que permitiu a José Sócrates acumular, em direitos de autor, mais de 29 mil euros, dos quais 10 mil isentos de impostos, salienta-se no “Sexta às 9”.

Cerca de 98% dos exemplares do livro terão sido vendidos em apenas dois meses, de acordo o mesmo programa.

Na altura do lançamento da obra, a Editora Babel, que a publicou, reconheceu o sucesso “muito além do esperado”, conforme notícia do Diário de Notícias de Novembro de 2013.

O livro de José Sócrates, com prefácio do ex-presidente do Brasil Lula da Silva, conseguiu na altura ultrapassar “bestsellers” de autores como José Rodrigues dos Santos, Nicholas Sparks e Margarida Rebelo Pinto, sendo apenas ultrapassado pelo Astérix.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Estamos em Portugal.
    O lixo existe, aí mais uma prova deste Portugal com ideias e pessoas párias dizendo-se patriotas.
    NOTA: lixo é lixo

  2. Eu não conheço José Socrates pessoalmente, nem pertenço a nenhuma Câmara e comprei este livro na livraria , assim como conheço pelo menos 20 pessoas que também compraram.

  3. Eu não tenho para a defesa do ex. 1º Ministro- mas reconheço que já a 4 anos ele dizia que a culpa era da Europa como se vem agora a verificar

  4. Parece-me inacreditável esta mixórdia de confusões.
    Não bastavam as trafulhices e falsidades que o Sócrates por si só conseguiu criar à sua volta, tem-se vindo a rodear agora por um bando de parasitas prepotentes e mal educados que em nada têm contribuído para dignificar o seu nome. Veja-se a pouca vergonha que foram os comentários (e até ameaças aos juízes) feitas pelo Mário Soares, o ridículo que têm sido as baboseiras proferidas pelo João Araújo e por vários dirigentes socialistas que querem defender um estatuto de superioridade e de desresponsabilização da classe, e a fantochada a que constantemente temos vindo a assistir às portas da prisão de Évora.
    Menos mal que há ainda alguns poucos dirigentes do PS com algum bom senso que se têm vindo a obrigar a aguardar com serenidade o lento funcionamento da justiça.

RESPONDER

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …