Câmaras compram milhares de testes sem eficácia nesta fase. Governo pede a autarcas que não o façam

Massimo Percossi / EPA

Várias câmaras municipais estão a comprar, a laboratórios privados, testes serológicos à covid-19. O Governo tem pedido aos autarcas que não o façam, uma vez que são testes ineficazes nesta fase da pandemia.

De acordo com a edição desta quinta-feira do Jornal de Notícias, várias autarquias por todo o país estão a comprar testes serológicos a laboratórios privados. Estes testes são feitos ao sangue e permitem identificar a presença de anticorpos específicos para o vírus nas vias sanguíneas.

Ao contrário dos testes ao material biológico recolhido do nariz através de uma zaragatoa, chamados PCR, os testes serológicos não permitem identificar a presença do vírus nas vias aéreas.

Os anticorpos podem demorar, pelo menos, cinco dias a ser desenvolvidos após o contágio pelo vírus. Durante este período, a pessoa pode estar infetada e não ter desenvolvido os anticorpos. Por esse motivo, avisam os especialistas, um teste serológico pode dar resultado negativo, enquanto o teste PCR já indicaria a presença do vírus.

Ao JN, José Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro, disse que “numa reunião que tivemos, com os presidentes das comunidades intermunicipais da Região Centro, uma das coisas que o primeiro-ministro mais nos pediu foi para não comprar esses testes serológicos, porque nesta fase não servem de nada”.

Apesar de poderem a vir ser úteis para avaliar a imunidade ao vírus na população, estes testes não devem ser utilizados agora para estudar a disseminação do vírus. No entanto, os testes serológicos são mais baratos do que os PCR: um teste feito com recurso a zaragatoa custa cerca de 100 euros, enquanto que um teste ao sangue custa entre 20 e 40 euros.

O diário adianta que entre as câmaras que já compraram testes serológicos encontram-se Cascais, Belmonte, Mealhada e Vieira do Minho.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Por não serem eficazes nesta fase” é que a Holanda já fez há 2 – 3 semanas atrás testes de anti-corpos numa amostra de 10000 dadores de sangue, assim como o estado de Nova Iorque numa amostra de 3000 pessoas e também o estado da Califórnia, mais precisamente em Santa Clara, numa amostra cujos detalhes já se me varreram.

    Também por “não serem eficazes” é que a partir de 4/5/2020 o uso de máscara se vai tornar obrigatório nalgumas circunstâncias.

RESPONDER

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …

Reino Unido quer reconhecer animais como seres com sentimentos

O Governo britânico anunciou um amplo plano de defesa dos animais que inclui medidas como o reconhecimento dos animais como seres com sentimentos, a proibição da exportação de animais vivos e da importação de troféus …

PAN rejeita "via verde" para o Governo (e admite travar próximo Orçamento "se necessário")

O PAN não pretende oferecer “uma via verde para o Governo fazer o que bem entender” e admite mesmo travar o Orçamento de Estado "se for necessário". As palavras são da presidente do Grupo Parlamentar do …

Bloco quer administração da RTP nomeada pela Assembleia da República

O Bloco de Esquerda fez várias propostas à revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Do lado dos trabalhadores da RTP, a proposta foi arrasada. O Governo colocou em consulta pública, …

Decisão da insolvência da Groundforce pode demorar dois meses. Salários de maio em risco

Os salários de maio de 2400 trabalhadores da Groundforce devem ser pagos dentro de duas semanas, mas é grande a probabilidade de que isso não aconteça, à semelhança do que ocorreu em fevereiro, elevando as …