Câmaras compram milhares de testes sem eficácia nesta fase. Governo pede a autarcas que não o façam

Massimo Percossi / EPA

Várias câmaras municipais estão a comprar, a laboratórios privados, testes serológicos à covid-19. O Governo tem pedido aos autarcas que não o façam, uma vez que são testes ineficazes nesta fase da pandemia.

De acordo com a edição desta quinta-feira do Jornal de Notícias, várias autarquias por todo o país estão a comprar testes serológicos a laboratórios privados. Estes testes são feitos ao sangue e permitem identificar a presença de anticorpos específicos para o vírus nas vias sanguíneas.

Ao contrário dos testes ao material biológico recolhido do nariz através de uma zaragatoa, chamados PCR, os testes serológicos não permitem identificar a presença do vírus nas vias aéreas.

Os anticorpos podem demorar, pelo menos, cinco dias a ser desenvolvidos após o contágio pelo vírus. Durante este período, a pessoa pode estar infetada e não ter desenvolvido os anticorpos. Por esse motivo, avisam os especialistas, um teste serológico pode dar resultado negativo, enquanto o teste PCR já indicaria a presença do vírus.

Ao JN, José Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro, disse que “numa reunião que tivemos, com os presidentes das comunidades intermunicipais da Região Centro, uma das coisas que o primeiro-ministro mais nos pediu foi para não comprar esses testes serológicos, porque nesta fase não servem de nada”.

Apesar de poderem a vir ser úteis para avaliar a imunidade ao vírus na população, estes testes não devem ser utilizados agora para estudar a disseminação do vírus. No entanto, os testes serológicos são mais baratos do que os PCR: um teste feito com recurso a zaragatoa custa cerca de 100 euros, enquanto que um teste ao sangue custa entre 20 e 40 euros.

O diário adianta que entre as câmaras que já compraram testes serológicos encontram-se Cascais, Belmonte, Mealhada e Vieira do Minho.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Por não serem eficazes nesta fase” é que a Holanda já fez há 2 – 3 semanas atrás testes de anti-corpos numa amostra de 10000 dadores de sangue, assim como o estado de Nova Iorque numa amostra de 3000 pessoas e também o estado da Califórnia, mais precisamente em Santa Clara, numa amostra cujos detalhes já se me varreram.

    Também por “não serem eficazes” é que a partir de 4/5/2020 o uso de máscara se vai tornar obrigatório nalgumas circunstâncias.

RESPONDER

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …

Desemprego sobe 52% entre jovens até aos 24 anos

O desemprego entre os jovens até aos 24 anos disparou à boleia da pandemia de covid-19, que já fez mais de 1.300 vítimas mortais em Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …

Orçamento Retificativo: entre um cocktail de propostas e os apoios que Costa prefere segurar

António Costa decidiu ouvir todos os partidos com assento parlamentar antes de desenhar o esboço final do Orçamento Retificativo. Os encontros decorrem entre segunda e terça-feira. O primeiro-ministro recebe, entre hoje a amanhã, todos os partidos …

Descobertos fósseis do maior canguru do mundo e lagarto com seis metros

Os fósseis do maior canguru do mundo e de um lagarto com 6 metros de comprimento foram alguns dos achados de uma equipa de paleontólogos na Austrália. Uma equipa de paleontólogos relatou a descoberta de uma …

"Resolvia metade dos problemas sociais". PCP critica verba para o Novo Banco

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) disse este domingo que os 850 milhões de euros transferidos recentemente para o Novo Banco davam para “resolver metade dos problemas sociais que neste momento existem”. “Tantas vezes nos …