CML contrata filho de blogger de Sócrates. Ajuste direto dá 3 mil euros mensais

A Câmara de Lisboa (CML) fez um ajuste direto com António Mega Peixoto, filho do blogger de José Sócrates, António Peixoto, no valor de 123 mil euros.

Segundo escreve o Correio da Manhã esta segunda-feira, o assessor de Fernando Medina vai receber uma avença mensal de 3752,50 euros durante quase três anos.

Mega Peixoto tinha já sido contratado pela CML em 2015 e 2017, tendo exercido funções como prestador de serviços na área da assessoria política, observa o diário, que dá conta que nesses anos o assessor recebeu avenças de 58 mil e 136 mil euros, respetivamente.

António Peixoto e o filho estão a ser investigados pelo Ministério Público por suspeitas de falsificação, no âmbito de uma certidão retirada do processo da Operação Marquês.

Durante dez anos, noticia o matutino, Mega Peixoto recebeu 3550 euros mensais do antigo ministro José Sócrates. De acordo com o Correio da Manhã, este dinheiro destinava-se ao pai do assessor que, entre 2005 e 2015, foi autor, sob o pseudónimo de Miguel Abrantes, do blogue Câmara Corporativa, no qual escrevia opiniões favoráveis sobre José Sócrates e atacava os seus opositores.

“[Abrantes] redigia e publicava nesse blogue textos nos quais veiculava as posições pessoais de José Sócrates, de acordo com os interesses políticos deste”, lê-se no despacho do Ministério Público.

Tal como recorda o Observador, António Peixoto era funcionário na Câmara Municipal de Oeiras quando, alegadamente, terá recebido dinheiro do antigo primeiro-ministro. Por isso, e tendo em conta que estava sob um regime de exclusividade na autarquia, terá recorrido a um contrato de prestação de serviços em nome do seu filho.

Na próxima sexta-feira, António Mega Peixoto e António Peixoto serão ouvidos em tribunal pelo juiz de instrução Ivo Rosa. Ambos foram arrolados como testemunhas de Rui Mão de Ferro, que é arguido no âmbito deste processo. Rui Mão de Ferro terá sido o intermediário entre José Sócrates e António Peixoto.

A Operação Marquês, cuja fase de instrução arrancou na última semana de janeiro, culminou na acusação a um total de 28 arguidos – 19 pessoas e 9 empresas – e está relacionado com a prática de quase 200 crimes de natureza económico-financeira.

O antigo ministro José Sócrates, que chegou a estar preso preventivamente durante dez meses e depois em prisão domiciliária, está acusado de três crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, 16 de branqueamento de capitais, nove de falsificação de documentos e três de fraude fiscal qualificada.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Pois, isto é fantástico, e o mais espantoso é que depois de sabermos isto nada irá acontecer!
    Ajuste direto??? Porquê??? Avença mensal de 3752,50 euros (3752,50!!!) durante quase três anos??? Porquê???
    O filho (Mega Peixoto) deve estar a seguir as pisadas do pai (António Peixoto) e o Medina as pisadas do Sócrates: nada com ser funcionário público, em regime de exclusividade, ter uma mesada do pai Estado (de todos nós) para na prática não fazer nada e depois ocupar o tempo com a agenda privada… e quem sabe ganhar mais uns trocos com isso… É o tal “matar 2 coelhos numa só cajadada”…
    Meu Portugal, quando irás endireitar-te?

  2. Infelizmente p/ os portugueses isto NUNCA irá endireitar. Salvo se o povo se encher de TANTO ROUBO, Vigarices, Malabarismos e afins, que saem dos bolsos dos portugueses p/ politicos, familiares de politicos e amigos de politicos, e não são centenas são MILHARES. Depois não há dinheiro p/ o Povo: educação, saúde e reformas… poderá a desviar dinheiros públicos p/ gente que NADA produz…

  3. como já disse, o que eu acho estranho é ainda não fazerem pior tendo em conta que o zé povinho continua a aplaudir indo às urnas legitimar tudo isto.

    pq parar?

  4. Este presidente da CML começa a estar metido em muita coisa estranha. Agora é isto mas no passado houve uma compra de um imóvel no mínimo muito estranha. O que comprou desvalorizou imenso e o que vendia, nesse mesmo período, valorizada imenso. E depois quem parece que lhe vendeu o apartamento era uma sócia de uma grande empresa de construção que imagine-se… passados alguns meses teve um ajuste direto na CML. Tudo isto, a ser verdade é no mínimo estranho. E nunca ouvi/li/vi nenhum desmentido.
    Depois há a história daquela associação de dinamização dos cemitérios onde era possível ver inúmeros colegas de partido. E ao que indica mamava forte na CML.
    Se tudo isto é estranho, tenho para mim que este Medina também é no mínimo estranho, só para não dizer outra coisa.

  5. O nosso dinheiro dá para tudo.
    É por estas e por outras que eu defendo incondicionalmente a descida dos impostos. Se estes ladrões não tivessem tanto do nosso dinheiro, muito disto iria necessariamente acabar.

  6. É de bradar aos céus! Mas como diz o Pois, é triste saber que ninguém, entenda-se “justiça popular” nada faz para modificar este rega-bofe do nepotismo.

  7. Governo e autarquias não são mais que “empresas familiares” falidas que todos nós financiamos…
    É o sistema que temos!

  8. Com tanta pouca vergonha a acontecer e as inúmeras “carecas” que se descobrem diariamente, será estratégia “DELES” para a ascensão do populismo??

  9. Parabéns Tugas… afinal sempre existe políticos honestos!!!…. Foi encontrado um e fotografado no Buraco Negro da Galáxia Messier 87, distante do planeta “terróide” apenas 53.49 milhões de anos-luz!!!!!!!!!!!!!!!! Se não faltar gasóleo pelo caminho chegará à velocidade de 120kms/hora… daqui a um par de anos!!! É só fazer as contas ( 53.490.000 x 365 x 24 x 60 x 60 x 300.000) : 120* = ???????? . Vai esperar até que chegue?!!!!! …. (* velocidade máxima na autoestrada……)

  10. Parabéns Tugas… afinal sempre existe políticos honestos!!!…. Foi encontrado um e fotografado no Buraco Negro da Galáxia Messier 87, distante do planeta “terróide” apenas 53.49 milhões de anos-luz!!!!!!!!!!!!!!!! Se não faltar gasóleo pelo caminho chegará à velocidade de 120kms/hora… daqui a um par de anos!!! É só fazer as contas ( 53.490.000 x 365 x 24 x 60 x 60 x 300.000) : 120* = ???????? . Vai esperar até que chegue?!!!!! …. (* velocidade máxima na autoestrada……)

RESPONDER

Simeone reitera confiança em João Félix. "Acreditamos totalmente nele"

O técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone, voltou a falar de João Félix esta sexta-feira, reiterando toda a confiança no avançado de 20 anos. "A Supertaça foi mais um passo de experiência para um rapaz …

Ensino Superior com mais concursos para professores em 2019

As instituições de Ensino Superior abriram, em 2019, mais 948 concursos para a carreira docente do que em 2018, anunciou, esta quinta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com uma nota do …

Paulo Gonçalves. Seguradoras atrasam autópsia e trasladação do corpo para Portugal

Paulo Gonçalves faleceu no domingo, aos 40 anos, na sequência de uma queda sofrida ao quilómetro 273 da sétima de 12 etapas do Rali Dakar. Exigências das seguradoras quanto a despistes toxicológicos ao corpo de Paulo …

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …

Países "lutam" por fundos europeus para neutralizar emissões de carbono

Um novo fundo de 100 mil milhões destinado a neutralizar as emissões de dióxido de carbono na Europa até 2050 está em disputa por vários países. A Comissão Europeia quer implementar um fundo de 100 mil …

Tribunal japonês suspende atividade de reator nuclear que tinha recebido luz verde

Um tribunal no Japão ordenou esta sexta-feira que o reator nuclear da central de Ikata (oeste do país) pare por razões de segurança, numa decisão que revoga uma anterior que deu luz verde ao seu …