CML contrata filho de blogger de Sócrates. Ajuste direto dá 3 mil euros mensais

A Câmara de Lisboa (CML) fez um ajuste direto com António Mega Peixoto, filho do blogger de José Sócrates, António Peixoto, no valor de 123 mil euros.

Segundo escreve o Correio da Manhã esta segunda-feira, o assessor de Fernando Medina vai receber uma avença mensal de 3752,50 euros durante quase três anos.

Mega Peixoto tinha já sido contratado pela CML em 2015 e 2017, tendo exercido funções como prestador de serviços na área da assessoria política, observa o diário, que dá conta que nesses anos o assessor recebeu avenças de 58 mil e 136 mil euros, respetivamente.

António Peixoto e o filho estão a ser investigados pelo Ministério Público por suspeitas de falsificação, no âmbito de uma certidão retirada do processo da Operação Marquês.

Durante dez anos, noticia o matutino, Mega Peixoto recebeu 3550 euros mensais do antigo ministro José Sócrates. De acordo com o Correio da Manhã, este dinheiro destinava-se ao pai do assessor que, entre 2005 e 2015, foi autor, sob o pseudónimo de Miguel Abrantes, do blogue Câmara Corporativa, no qual escrevia opiniões favoráveis sobre José Sócrates e atacava os seus opositores.

“[Abrantes] redigia e publicava nesse blogue textos nos quais veiculava as posições pessoais de José Sócrates, de acordo com os interesses políticos deste”, lê-se no despacho do Ministério Público.

Tal como recorda o Observador, António Peixoto era funcionário na Câmara Municipal de Oeiras quando, alegadamente, terá recebido dinheiro do antigo primeiro-ministro. Por isso, e tendo em conta que estava sob um regime de exclusividade na autarquia, terá recorrido a um contrato de prestação de serviços em nome do seu filho.

Na próxima sexta-feira, António Mega Peixoto e António Peixoto serão ouvidos em tribunal pelo juiz de instrução Ivo Rosa. Ambos foram arrolados como testemunhas de Rui Mão de Ferro, que é arguido no âmbito deste processo. Rui Mão de Ferro terá sido o intermediário entre José Sócrates e António Peixoto.

A Operação Marquês, cuja fase de instrução arrancou na última semana de janeiro, culminou na acusação a um total de 28 arguidos – 19 pessoas e 9 empresas – e está relacionado com a prática de quase 200 crimes de natureza económico-financeira.

O antigo ministro José Sócrates, que chegou a estar preso preventivamente durante dez meses e depois em prisão domiciliária, está acusado de três crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, 16 de branqueamento de capitais, nove de falsificação de documentos e três de fraude fiscal qualificada.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Pois, isto é fantástico, e o mais espantoso é que depois de sabermos isto nada irá acontecer!
    Ajuste direto??? Porquê??? Avença mensal de 3752,50 euros (3752,50!!!) durante quase três anos??? Porquê???
    O filho (Mega Peixoto) deve estar a seguir as pisadas do pai (António Peixoto) e o Medina as pisadas do Sócrates: nada com ser funcionário público, em regime de exclusividade, ter uma mesada do pai Estado (de todos nós) para na prática não fazer nada e depois ocupar o tempo com a agenda privada… e quem sabe ganhar mais uns trocos com isso… É o tal “matar 2 coelhos numa só cajadada”…
    Meu Portugal, quando irás endireitar-te?

  2. Infelizmente p/ os portugueses isto NUNCA irá endireitar. Salvo se o povo se encher de TANTO ROUBO, Vigarices, Malabarismos e afins, que saem dos bolsos dos portugueses p/ politicos, familiares de politicos e amigos de politicos, e não são centenas são MILHARES. Depois não há dinheiro p/ o Povo: educação, saúde e reformas… poderá a desviar dinheiros públicos p/ gente que NADA produz…

  3. como já disse, o que eu acho estranho é ainda não fazerem pior tendo em conta que o zé povinho continua a aplaudir indo às urnas legitimar tudo isto.

    pq parar?

  4. Este presidente da CML começa a estar metido em muita coisa estranha. Agora é isto mas no passado houve uma compra de um imóvel no mínimo muito estranha. O que comprou desvalorizou imenso e o que vendia, nesse mesmo período, valorizada imenso. E depois quem parece que lhe vendeu o apartamento era uma sócia de uma grande empresa de construção que imagine-se… passados alguns meses teve um ajuste direto na CML. Tudo isto, a ser verdade é no mínimo estranho. E nunca ouvi/li/vi nenhum desmentido.
    Depois há a história daquela associação de dinamização dos cemitérios onde era possível ver inúmeros colegas de partido. E ao que indica mamava forte na CML.
    Se tudo isto é estranho, tenho para mim que este Medina também é no mínimo estranho, só para não dizer outra coisa.

  5. O nosso dinheiro dá para tudo.
    É por estas e por outras que eu defendo incondicionalmente a descida dos impostos. Se estes ladrões não tivessem tanto do nosso dinheiro, muito disto iria necessariamente acabar.

  6. É de bradar aos céus! Mas como diz o Pois, é triste saber que ninguém, entenda-se “justiça popular” nada faz para modificar este rega-bofe do nepotismo.

  7. Governo e autarquias não são mais que “empresas familiares” falidas que todos nós financiamos…
    É o sistema que temos!

  8. Com tanta pouca vergonha a acontecer e as inúmeras “carecas” que se descobrem diariamente, será estratégia “DELES” para a ascensão do populismo??

  9. Parabéns Tugas… afinal sempre existe políticos honestos!!!…. Foi encontrado um e fotografado no Buraco Negro da Galáxia Messier 87, distante do planeta “terróide” apenas 53.49 milhões de anos-luz!!!!!!!!!!!!!!!! Se não faltar gasóleo pelo caminho chegará à velocidade de 120kms/hora… daqui a um par de anos!!! É só fazer as contas ( 53.490.000 x 365 x 24 x 60 x 60 x 300.000) : 120* = ???????? . Vai esperar até que chegue?!!!!! …. (* velocidade máxima na autoestrada……)

  10. Parabéns Tugas… afinal sempre existe políticos honestos!!!…. Foi encontrado um e fotografado no Buraco Negro da Galáxia Messier 87, distante do planeta “terróide” apenas 53.49 milhões de anos-luz!!!!!!!!!!!!!!!! Se não faltar gasóleo pelo caminho chegará à velocidade de 120kms/hora… daqui a um par de anos!!! É só fazer as contas ( 53.490.000 x 365 x 24 x 60 x 60 x 300.000) : 120* = ???????? . Vai esperar até que chegue?!!!!! …. (* velocidade máxima na autoestrada……)

RESPONDER

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados rebatizar dezenas de genes humanos por causa do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é parecida com fogo florestal, não com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …