“Calvário” dos concursos públicos leva municípios a pedir reunião urgente com o Governo

Luís Forra / Lusa

Manuel Machado, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses

A Associação Nacional de Municípios Portugueses, presidida por Manuel Machado, entende que é necessário um esforço de simplificação e de agilização dos procedimentos de contratação pública.

“Tendo em conta as primeiras análises da proposta de lei do OE, o Executivo governamental manifesta a intenção de cumprir a lei das finanças locais, o que o presidente da Associação considera positivo”, disse o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que está a analisar a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

No entanto, Manuel Machado realça que na proposta de lei do OE2021 continuam a existir aspetos que preocupam a ANMP. Como tal, a associação solicitou ao Governo uma reunião com carácter de urgência.

Um dos assuntos que mais preocupa a ANMP é a contratação pública, escreve o Expresso. “Há muito que vimos referindo ser necessário proceder a um esforço de simplificação e de agilização dos procedimentos de contratação pública e dos mecanismos previstos no Código dos Contratos Públicos e na legislação complementar, dado que os intervenientes no processo de contratação passam por um enorme calvário para conseguirem concretizar a realização de qualquer empreendimento”, disse Manuel Machado.

Face a este problema, a ANMP tem apresentado uma série de propostas para aperfeiçoar os concursos públicos.

A possibilidade de, no próximo ano, os municípios poderem recorrer a empréstimos junto do Fundo de Apoio Municipal devido à pandemia de covid-19 também preocupa o autarca de Coimbra. Embora considere a medida positiva, entende que pode ser perigosa para os municípios a médio e longo prazo.

Adicionalmente, Manuel Machado quer reunir com o Governo devido à necessidade de “ser revisto o programa de apoio à redução tarifária nos transportes públicos, cujo montante atribuído continua a privilegiar as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Não sei porquê! Mais valia ser tudo ajuste direto. Na prática é assim que funciona. Até podem fazer concursos públicos mas é só mesmo perda de tempo para todos.
      Acho que daqui para a frente deveria dizer-se:
      Montante: 1.000.0000,00 euros
      Adjudicante: Autarquia de Vila Nova do Galho
      Adjudicatário: Empresa Golpe, SA (do sobrinho do presidente da Autarquia de Vila Nova do Galho)
      Luvas: os tradicionais 10%, ie, 100.000,00 euros
      Total adjudicado no ano em curso à entidade: 10.000.000,00 euros
      Total encaixado em luvas: 1.000.000,00 euros

  1. Olha o Manuel Rotundas… Um belo incompetente. Do melhor que existe ao nível da incompetência. Devia mesmo ser um case study nas universidades um pouco por todo o mundo. O título até podia ser: O Incapaz.

RESPONDER

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal, disse a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. Em três semanas, chegaram 178 refugiados afegãos a Portugal. A secretária de …

Arranca hoje a conferência dos Trabalhistas - num clima de "guerra civil" entre Starmer e os Corbynistas

A proposta de Starmer de mudar a sistema de eleição do líder dos Trabalhistas tem suscitado muitas críticas, num partido que já estava profundamente dividido entre os membros mais conservadores e os membros leais a …

Multinacional oferece emprego qualificado em Portugal mas não tem candidatos

Um engenheiro de Mirandela regressou à terra para instalar na cidade transmontana o polo principal de uma nova multinacional na área da energia que está a recrutar, mas não consegue candidatos para emprego qualificado. Manuel Lemos …

Austrália, Japão, EUA e Índia reúnem-se "sem objetivos militares", mas China sente-se ameaçada

Estados Unidos, Austrália, Japão e Índia reuniram-se naquela que foi a primeira reunião do chamado Quad. A China sente-se ameaçada e avisa que o grupo está "fadado ao fracasso". Joe Biden liderou esta sexta-feira a primeira …

"Escândalo". FCSH acusada de abrir concurso à medida de Raquel Varela

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa está a ser acusada de abrir um concurso à medida da historiadora Raquel Varela. A polémica com a historiadora começou na segunda-feira, 20 de …

Descobertos cadáveres de guerreiros do século XIII. Podem ter sido enterrados pelo Rei Luís IX

Cientistas britânicos acreditam que os cadáveres dos guerreiros cristãos tenham sido enterrados por Luís IX, rei de França, no século XIII. Um grupo de arqueólogos internacionais encontrou no castelo de Sidon, no Líbano, valas comuns com …

Hidroavião de Sacadura Cabral e Gago Coutinho é único no mundo e está em Lisboa

Um dos hidroaviões que há quase 100 anos transportaram Sacadura Cabral e Gago Coutinho na primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul está exposto no Museu da Marinha, em Lisboa, e é o único aparelho original …

Programa da SIC Notícias comentou eleições em dia de reflexão. CNE deixou aviso

O "Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer", da SIC Notícias, falou sobre as eleições em dia de reflexão, porque "comentário não é propaganda eleitoral". As eleições autárquicas estão marcadas para este domingo e, como …

Os dentes das formigas-cortadeiras são tão resistentes como facas

Um novo estudo indica que as formigas-cortadeiras têm uma teia de átomos de zinco entrelaçados na estrutura biológica das mandíbulas, o que lhes dá a durabilidade de um conjunto de facas de aço inoxidável. De acordo …