Caso Sócrates: PJ faz buscas em casa de Bava e Granadeiro

(dr) telecom.pt

Zeinal Bava, ex-presidente da PT e da Oi

Zeinal Bava, ex-presidente da PT e da Oi

As autoridades fizeram esta quarta-feira buscas em instalações de diversas sociedades do grupo Portugal Telecom no âmbito da Operação Marquês, além de buscas domiciliárias nas residências de Henrique Granadeiro e Zeinal Bava. Em causa estão negócios que envolvem também o BES.

As buscas foram realizadas na quarta-feira, mas só esta quinta-feira foram confirmadas em comunicado da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A PGR anunciou que, no âmbito da Operação Marquês, realizaram-se na quarta-feira buscas domiciliárias e não domiciliárias “em instalações de diversas sociedades do grupo PT, em residências de antigos gestores da empresa e num escritório de advogados”, em vários pontos do país.

O Ministério Público não adianta nomes, mas a SIC Notícias refere que os ex-administradores da PT Zeinal Bava e Henrique Granadeiro estão entre os alvos das buscas para recolher provas complementares às que já se encontram reunida nos autos.

Contactado pelo Expresso, Granadeiro afirmou: “Não confirmo, não desminto nem comento.”

A PT Portugal já confirmou que “decorreram diligências por parte das autoridades judiciais nas suas instalações em Lisboa, relativamente a processos inteiramente ligados à gestão anterior e que em nada afetam a gestão corrente da PT Portugal”.

De acordo com a SIC, o escritório de advogados alvo de buscas terá sido o de João Abranges Serra, que apoiou a PT na compra da empresa brasileira Vivo.

Em causa, refere a PGR, estão “eventuais ligações entre circuitos financeiros” investigados no âmbito da Operação Marquês, em que o principal arguido é o ex-primeiro-ministro José Sócrates, e os grupos PT e Espírito Santo.

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a investigar factos susceptíveis de integrarem os crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

A investigação dura há quase três anos e tem como principal foco o antigo primeiro-ministro, José Sócrates, e o seu amigo Carlos Santos Silva. Está no terreno desde 2014 e deverá ficar concluída até 15 de Setembro, o prazo limite para a conclusão deste inquérito onde o antigo primeiro-ministro José Sócrates é arguido.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Será que vão conseguir obter quaisquer elementos incriminatórios após tanto tempo. Lembrem-se que eles não são amadores

  2. IMPORTANTE: A/C Sr.s investigadores.
    Desde já aviso que não vale a pena deter estes senhores para interrogatório, pois eles têm a muito má memória, e normalmente nunca ninguém os informa do que se passa na empresa que dirigem, acho até que os gabinetes deles não têm portas nem janelas, nem telefone, nem computador, e a única coisa que prova que eles estão empregados nessas empresas é só mesmo o ordenado e os prémios que recebem.

RESPONDER

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …