Caso Sócrates: PJ faz buscas em casa de Bava e Granadeiro

(dr) telecom.pt

Zeinal Bava, ex-presidente da PT e da Oi

Zeinal Bava, ex-presidente da PT e da Oi

As autoridades fizeram esta quarta-feira buscas em instalações de diversas sociedades do grupo Portugal Telecom no âmbito da Operação Marquês, além de buscas domiciliárias nas residências de Henrique Granadeiro e Zeinal Bava. Em causa estão negócios que envolvem também o BES.

As buscas foram realizadas na quarta-feira, mas só esta quinta-feira foram confirmadas em comunicado da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A PGR anunciou que, no âmbito da Operação Marquês, realizaram-se na quarta-feira buscas domiciliárias e não domiciliárias “em instalações de diversas sociedades do grupo PT, em residências de antigos gestores da empresa e num escritório de advogados”, em vários pontos do país.

O Ministério Público não adianta nomes, mas a SIC Notícias refere que os ex-administradores da PT Zeinal Bava e Henrique Granadeiro estão entre os alvos das buscas para recolher provas complementares às que já se encontram reunida nos autos.

Contactado pelo Expresso, Granadeiro afirmou: “Não confirmo, não desminto nem comento.”

A PT Portugal já confirmou que “decorreram diligências por parte das autoridades judiciais nas suas instalações em Lisboa, relativamente a processos inteiramente ligados à gestão anterior e que em nada afetam a gestão corrente da PT Portugal”.

De acordo com a SIC, o escritório de advogados alvo de buscas terá sido o de João Abranges Serra, que apoiou a PT na compra da empresa brasileira Vivo.

Em causa, refere a PGR, estão “eventuais ligações entre circuitos financeiros” investigados no âmbito da Operação Marquês, em que o principal arguido é o ex-primeiro-ministro José Sócrates, e os grupos PT e Espírito Santo.

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a investigar factos susceptíveis de integrarem os crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

A investigação dura há quase três anos e tem como principal foco o antigo primeiro-ministro, José Sócrates, e o seu amigo Carlos Santos Silva. Está no terreno desde 2014 e deverá ficar concluída até 15 de Setembro, o prazo limite para a conclusão deste inquérito onde o antigo primeiro-ministro José Sócrates é arguido.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Será que vão conseguir obter quaisquer elementos incriminatórios após tanto tempo. Lembrem-se que eles não são amadores

  2. IMPORTANTE: A/C Sr.s investigadores.
    Desde já aviso que não vale a pena deter estes senhores para interrogatório, pois eles têm a muito má memória, e normalmente nunca ninguém os informa do que se passa na empresa que dirigem, acho até que os gabinetes deles não têm portas nem janelas, nem telefone, nem computador, e a única coisa que prova que eles estão empregados nessas empresas é só mesmo o ordenado e os prémios que recebem.

RESPONDER

Noah, de apenas dois anos, está desaparecido desde quarta-feira. Cadela, peça de roupa e pegadas encontradas

Um menino de dois anos está desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã. A GNR e PJ estão no local a fazer buscas com auxílio de populares que se juntaram às autoridades. Ao …

Passos avisa que há reformas que se fazem em “confronto” e não vale a pena “ficar à espera” do PS

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho acusou esta quarta-feira a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e avisou que há reformas que só se fazem "em confronto", pedindo às forças políticas que "não …

Luzes cintilantes mostram potencial como novo tratamento para o Alzheimer

Uma equipa de investigadores usou som e luzes cintilantes para tratar ratos com a doença de Alzheimer, obtendo alguns resultados positivos. Agora, os cientistas testaram o mesmo tratamento em humanos, conseguindo mais uma vez resultados …

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …