Caso Sócrates: PJ faz buscas em casa de Bava e Granadeiro

(dr) telecom.pt

Zeinal Bava, ex-presidente da PT e da Oi

Zeinal Bava, ex-presidente da PT e da Oi

As autoridades fizeram esta quarta-feira buscas em instalações de diversas sociedades do grupo Portugal Telecom no âmbito da Operação Marquês, além de buscas domiciliárias nas residências de Henrique Granadeiro e Zeinal Bava. Em causa estão negócios que envolvem também o BES.

As buscas foram realizadas na quarta-feira, mas só esta quinta-feira foram confirmadas em comunicado da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A PGR anunciou que, no âmbito da Operação Marquês, realizaram-se na quarta-feira buscas domiciliárias e não domiciliárias “em instalações de diversas sociedades do grupo PT, em residências de antigos gestores da empresa e num escritório de advogados”, em vários pontos do país.

O Ministério Público não adianta nomes, mas a SIC Notícias refere que os ex-administradores da PT Zeinal Bava e Henrique Granadeiro estão entre os alvos das buscas para recolher provas complementares às que já se encontram reunida nos autos.

Contactado pelo Expresso, Granadeiro afirmou: “Não confirmo, não desminto nem comento.”

A PT Portugal já confirmou que “decorreram diligências por parte das autoridades judiciais nas suas instalações em Lisboa, relativamente a processos inteiramente ligados à gestão anterior e que em nada afetam a gestão corrente da PT Portugal”.

De acordo com a SIC, o escritório de advogados alvo de buscas terá sido o de João Abranges Serra, que apoiou a PT na compra da empresa brasileira Vivo.

Em causa, refere a PGR, estão “eventuais ligações entre circuitos financeiros” investigados no âmbito da Operação Marquês, em que o principal arguido é o ex-primeiro-ministro José Sócrates, e os grupos PT e Espírito Santo.

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a investigar factos susceptíveis de integrarem os crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

A investigação dura há quase três anos e tem como principal foco o antigo primeiro-ministro, José Sócrates, e o seu amigo Carlos Santos Silva. Está no terreno desde 2014 e deverá ficar concluída até 15 de Setembro, o prazo limite para a conclusão deste inquérito onde o antigo primeiro-ministro José Sócrates é arguido.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Será que vão conseguir obter quaisquer elementos incriminatórios após tanto tempo. Lembrem-se que eles não são amadores

  2. IMPORTANTE: A/C Sr.s investigadores.
    Desde já aviso que não vale a pena deter estes senhores para interrogatório, pois eles têm a muito má memória, e normalmente nunca ninguém os informa do que se passa na empresa que dirigem, acho até que os gabinetes deles não têm portas nem janelas, nem telefone, nem computador, e a única coisa que prova que eles estão empregados nessas empresas é só mesmo o ordenado e os prémios que recebem.

RESPONDER

Viagens expresso no Sistema Solar. Nave espacial pode chegar a Titã em apenas 2 anos

Uma equipa de cientistas está a trabalhar num propulsor de nave espacial que, segundo eles, poderia alcançar a misteriosa lua de Saturno, Titã, em menos da metade do tempo que o satélite Cassini demoraria. Apesar de …

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …