Em busca de acordo, Governo envia normas e artigos escritos à esquerda. BE e PCP não fazem caso

António Cotrim / Lusa

Ainda antes de o Orçamento do Estado para 2021 ser aprovado em Conselho de Ministros, o Governo enviou propostas de artigos que vão constar do documento e do Código de Trabalho para o PCP e Bloco de Esquerda. Tudo por um acordo.

O Expresso avança que, na madrugada desta quarta-feira, o Governo enviou ao Bloco de Esquerda e ao PCP vários documentos com normas e artigos do Orçamento do Estado, Código de Trabalho e outras passíveis de compromisso para chegar a um acordo com a esquerda.

O objetivo do Executivo de António Costa é passar a imagem de que se está a esforçar para chegar a bom porto, nesta ronda negocial que dura já desde o verão.

Fonte da equipa de Costa garantiu ao Expresso que foram enviadas ideias gerais e normas legais onde está vertido o compromisso que o Governo está disposto a ir, tanto no OE2021 como na legislação laboral ou no Plano Plurianual de Investimentos.

O Governo enviou artigos da proposta de lei do OE e propostas de lei para mexer no Código do Trabalho, que ficariam inscritas de forma duradoura, mesmo antes de o documento ser discutido pelos ministros. Daí que, mesmo com o documento aprovado em Conselho de Ministros, haja “temas por fechar“.

O Bloco de Esquerda já recebeu o documento e prepara-se para responder ponto por ponto. Já fonte oficial do PCP diz que o partido “não faz quaisquer comentários” ao assunto.

Depois da maratona no Conselho de Ministros, a mensagem que está a ser passada pelo Governo é a de “tranquilidade” porque “procuraram responder aos problemas que os partidos levantaram” e, acrescenta a mesma fonte, tentaram ir ao encontro de pretensões novas que foram sendo acrescentadas durante a negociação.

Os maiores impasses continuam a ser a nova prestação social, o aumento de rendimentos, a legislação laboral (nomeadamente a proibição de despedimentos e as normas de indemnização) e as condições do Serviço Nacional de Saúde.

O Governo espera que o OE2021 seja viabilizado na primeira votação, mas para isso tem de convencer o PCP a votar a favor ou o Bloco de Esquerda a se abster.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …