//

Conselho de Ministros aprova Orçamento do Estado para 2021 (mas ainda há “temas por fechar”)

Rodrigo Antunes / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) “na generalidade”, mas há “ainda há alguns temas por fechar” pelo executivo.

O Conselho de Ministros estava reunido desde as 09:30, tendo a reunião terminado já perto das 20:00. Fonte oficial do Conselho de Ministros adiantou à agência Lusa que a proposta do OE2021 foi aprovada “na generalidade”, mas “ainda há alguns temas por fechar”.

O documento ainda pode estar sujeito a alterações antes de dar entrada no Parlamento, na segunda-feira.

De momento, não há garantias que o diploma venha a ser aprova em Parlamento, após os partidos encontrarem algumas divergências. Tanto o Bloco de Esquerda como o PCP são os principais causadores de atrito.

“O nosso propósito é aprovar o orçamento nas condições que consideramos serem as que vão ao encontro do desafio que o país tem e que nomeadamente tem quem procura responder à crise com políticas distintas do que aconteceu no passado”, disse a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na tarde desta quinta-feira, durante o briefing do Conselho de Ministros.

Mariana Vieira da Silva recusou comentar, na altura, eventuais medidas que figuram na proposta de OE2021.

“Não faremos quaisquer comentários sobre medidas incluídas ou não no Orçamento do Estado. O trabalho de aprovação do OE é um trabalho complexo, demora o tempo que demorar para ficar um orçamento que responda às dificuldades do país num contexto difícil que o país e o mundo vivem, procurando sempre ter um orçamento que responda à crise e que não a agrave”, salientou.

No documento que o Governo apresentará dia 12 no Parlamento ficar-se-ão a conhecer as novas estimativas do executivo para 2021, mas também as novas estimativas de execução do exercício orçamental de 2020, escreve o Correio da Manhã.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.