/

Bolsonaro infetado com covid-19. E tirou a máscara para mostrar que está “bem”

23

Joedson Alves / EPA

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19.

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, numa entrevista a vários jornalistas que está a ser emitida em direto na página de Facebook do Presidente.

“Estou bem, estou normal, em comparação a ontem [segunda-feira], estou muito bem. Estou até com vontade de fazer uma caminhada, mas, por recomendação médica, não farei”, disse Bolsonaro, adiantando também que já tomou hidroxicloroquina.

A confirmação já foi feita oficialmente pelo ministério da Comunicação Social. “O resultado do teste de covid-19 feito pelo presidente Jair Bolsonaro na noite dessa segunda-feira, 6, e disponibilizado na manhã de hoje, 7, apresentou diagnóstico positivo. O Presidente mantém bom estado de saúde e está, nesse momento, no Palácio da Alvorada”, lê-se no comunicado.

Em declarações aos jornalistas, Bolsonaro garantiu que estava bem. “Eu estou muito bem, estou até com vontade de dar uma caminhada. Não o vou fazer por recomendação médica, mas estou muito bem”, disse. Além disso, Bolsonaro disse que vai continuar a trabalhar. “Vou ficar despachando por videoconferência”, disse.

No final da conferência de imprensa, Bolsonaro deu alguns passos atrás, afastando-se dos jornalistas e tirou a máscara. “Eu estou bem tranquilo, graças a Deus, tudo em paz”, disse. “Aos que criticaram, não tem problema, podem continuar criticando à vontade. Afinal de contas, nós preservarmos a liberdade de expressão que entendemos como um dos pilares da nossa democracia”.

Bolsonaro fez ainda um apelo para que a população mais idosa tenha cuidado com o vírus e deixou uma mensagem de tranquilidade aos mais jovens. “Vamos tomar cuidado, em especial os mais idosos, que têm comorbilidade. Aos mais jovens: tomem cuidado, mas, se forem acometidos pelo vírus, fiquem tranquilos porque, para vocês, a possibilidade de algo mais grave é próxima de zero”, disse.

Esta segunda-feira, o governante afirmou ter sintomas da covid-19, tendo-se submetido a um novo exame para eventual deteção da doença e cancelado compromissos devido às suspeitas de infeção. A informação foi avançada pelo próprio chefe de Estado em declarações a apoiantes, em Brasília.

Jair Bolsonaro apresentou febre de 38ºC, tendo sido atendido no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, onde fez o teste à covid-19 e o exame ao pulmão. A CNN Brasil detalha que o Presidente brasileiro registou 96% de taxa de oxigenação no sangue.

Esta não é a primeira vez que Bolsonaro faz o teste à covid-19. Terá feito pelo menos três exames, usando os pseudónimos “Airton Guedes” e “Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz”, argumentando que o fez por questões de segurança, preservação da imagem e privacidade

Quanto à doença, Jair Bolsonaro já a rotulou como “gripezinha” e “histeria”. “Pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado com o vírus, não precisaria de me preocupar”, disse em meados de março, acrescentando que em caso de infeção “nada sentiria ou seria, quanto muito, uma gripezinha ou um resfriado”.

O Brasil totaliza esta segunda-feira 65.487 vítimas mortais e 1.623.284 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, informou o Governo brasileiro.

ZAP //

23 Comments

  1. Será apenas uma gripezinha e o homem corajoso como é, dá-lhe um pontapé e resolve o problema de uma virada! A ser verdade, a gripe bateu na porta certa para demonstrar quem é valente!

  2. Que maricas este homem. Basta um gripezinho para ele usar máscara em vez de deixar os outros também beneficiar de um constipaçãozinho.
    Quero ve-lo entubado

    • não deseje o mal aos outros pois pode acabar acometendo a vc. Ele erra no falar em algumas atitudes mais não esqueçamos de que estamos tratando de um ser humano..

      • Não são só atitudes e bobagems que destila este individuo, isso não mata !…. são as acções no sentido proprio do termo que enchem os cemitérios, por causa justamente das suas inacções !… Portanto de Humano, por min pouco tem !

      • Meteoro: eu já me interrogo se haverá por aí alguém à altura de assumir o cargo de presidente desse país, seja à esquerda seja à direita, o que vos poderá fazer sorrir um pouco é que este não é o único, pois o mundo parece cada vez mais infestado de políticos incompetentes e de coeficiente mental muito duvidoso. Pela minha parte lamento mais ainda por se tratar de um país irmão.

  3. A sério que a imprensa acredita mesmo que ele está infetado?
    Não defendo o PT e até acho que precisava de sair do poder, pelo que a eleição do Bolsonaro, face ao homicídio ao estilo Francisco Sá Carneiro do candidato mais aceitável, foi pelo menos mau mas…. vá é preciso não ter palas.
    Não alinho (mesmo) em teorias da conspiração mas até eu acho que isto foi tudo muito bem montado para provar o seu ponto de vista e o suporte à tese da hidroxicloroquina.
    Honestamente não acredito que esteja infetado e muito menos que esteja a tomar o que diz, mas que está a resultar e a levar o pessoal lá no Brasil, na certa… isso está. Mérito dele, cegueira dos outros.

      • E? Acha mesmo que é um documento apresentado à mídia (que nem vejo razão para o mostrar pois “quem não deve, não teme) que torna tudo real? Veremos… mas também lhe digo que se tiver razão e o documento até for verdadeiro (SE), a negligência grosseira dele para com os que trabalham ao lado dele e o povo, dispensam mais comentários…

    • Afirmar que não se “alinha” em teorias da conspiração é a alínea a) de qualquer teoria da conspiração. Como sempre, obedece a uma linha de raciocínio clara e inteligente partindo da efabulação de uma premissa.

      • Como queira… mantenho a minha posição de que é tudo muito conveniente. Se é teoria da conspiração (embora não tenha mesmo outras, sem efabulação de premissas), então seja, mas creio estar longe disso. E não, não são “documentos” apresentados de suposto teste que mudam rigorosamente nada.
        Boa sorte para quem dele depende, porque, com ou sem COVID, o exemplo que passa é miserável, nada mais.

    • Com certeza é uma bela jogada de marketing. Não esqueçamos que foi a facada que o elegeu. O mesmo já aconteceu por cá com a eleição de Mário Soares após uma agressão durante uma manifestação.

      • Um marketing bastante conveniente com um crescendo de protestos contra ele na comunidade internacional.

  4. Que atraso de vida esse ser humano.
    O vírus não merecia um hospedeiro desse nível. Coitado…
    Quem terá o neurónio maior? O troglodita do Bolsonaro ou o próprio vírus?!

  5. O pior de tudo isto é se no caso dele, como em muitos milhões, a coisa passa praticamente sem qualquer manifestação ou complicação… aí é que ninguém vai calar o homem. Não gosto dele, gosto ainda menos dos opositores mas também não lhe desejo mal nenhum. Acho apenas que o Brasil precisa de um novo Fernando Henrique Cardoso. PS: Sou Português

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.