Bolsonaro infetado com covid-19. E tirou a máscara para mostrar que está “bem”

Joedson Alves / EPA

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19.

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, numa entrevista a vários jornalistas que está a ser emitida em direto na página de Facebook do Presidente.

“Estou bem, estou normal, em comparação a ontem [segunda-feira], estou muito bem. Estou até com vontade de fazer uma caminhada, mas, por recomendação médica, não farei”, disse Bolsonaro, adiantando também que já tomou hidroxicloroquina.

A confirmação já foi feita oficialmente pelo ministério da Comunicação Social. “O resultado do teste de covid-19 feito pelo presidente Jair Bolsonaro na noite dessa segunda-feira, 6, e disponibilizado na manhã de hoje, 7, apresentou diagnóstico positivo. O Presidente mantém bom estado de saúde e está, nesse momento, no Palácio da Alvorada”, lê-se no comunicado.

Em declarações aos jornalistas, Bolsonaro garantiu que estava bem. “Eu estou muito bem, estou até com vontade de dar uma caminhada. Não o vou fazer por recomendação médica, mas estou muito bem”, disse. Além disso, Bolsonaro disse que vai continuar a trabalhar. “Vou ficar despachando por videoconferência”, disse.

No final da conferência de imprensa, Bolsonaro deu alguns passos atrás, afastando-se dos jornalistas e tirou a máscara. “Eu estou bem tranquilo, graças a Deus, tudo em paz”, disse. “Aos que criticaram, não tem problema, podem continuar criticando à vontade. Afinal de contas, nós preservarmos a liberdade de expressão que entendemos como um dos pilares da nossa democracia”.

Bolsonaro fez ainda um apelo para que a população mais idosa tenha cuidado com o vírus e deixou uma mensagem de tranquilidade aos mais jovens. “Vamos tomar cuidado, em especial os mais idosos, que têm comorbilidade. Aos mais jovens: tomem cuidado, mas, se forem acometidos pelo vírus, fiquem tranquilos porque, para vocês, a possibilidade de algo mais grave é próxima de zero”, disse.

Esta segunda-feira, o governante afirmou ter sintomas da covid-19, tendo-se submetido a um novo exame para eventual deteção da doença e cancelado compromissos devido às suspeitas de infeção. A informação foi avançada pelo próprio chefe de Estado em declarações a apoiantes, em Brasília.

Jair Bolsonaro apresentou febre de 38ºC, tendo sido atendido no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, onde fez o teste à covid-19 e o exame ao pulmão. A CNN Brasil detalha que o Presidente brasileiro registou 96% de taxa de oxigenação no sangue.

Esta não é a primeira vez que Bolsonaro faz o teste à covid-19. Terá feito pelo menos três exames, usando os pseudónimos “Airton Guedes” e “Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz”, argumentando que o fez por questões de segurança, preservação da imagem e privacidade

Quanto à doença, Jair Bolsonaro já a rotulou como “gripezinha” e “histeria”. “Pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado com o vírus, não precisaria de me preocupar”, disse em meados de março, acrescentando que em caso de infeção “nada sentiria ou seria, quanto muito, uma gripezinha ou um resfriado”.

O Brasil totaliza esta segunda-feira 65.487 vítimas mortais e 1.623.284 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, informou o Governo brasileiro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

  1. Será apenas uma gripezinha e o homem corajoso como é, dá-lhe um pontapé e resolve o problema de uma virada! A ser verdade, a gripe bateu na porta certa para demonstrar quem é valente!

  2. Que maricas este homem. Basta um gripezinho para ele usar máscara em vez de deixar os outros também beneficiar de um constipaçãozinho.
    Quero ve-lo entubado

    • não deseje o mal aos outros pois pode acabar acometendo a vc. Ele erra no falar em algumas atitudes mais não esqueçamos de que estamos tratando de um ser humano..

      • Não são só atitudes e bobagems que destila este individuo, isso não mata !…. são as acções no sentido proprio do termo que enchem os cemitérios, por causa justamente das suas inacções !… Portanto de Humano, por min pouco tem !

      • Meteoro: eu já me interrogo se haverá por aí alguém à altura de assumir o cargo de presidente desse país, seja à esquerda seja à direita, o que vos poderá fazer sorrir um pouco é que este não é o único, pois o mundo parece cada vez mais infestado de políticos incompetentes e de coeficiente mental muito duvidoso. Pela minha parte lamento mais ainda por se tratar de um país irmão.

  3. A sério que a imprensa acredita mesmo que ele está infetado?
    Não defendo o PT e até acho que precisava de sair do poder, pelo que a eleição do Bolsonaro, face ao homicídio ao estilo Francisco Sá Carneiro do candidato mais aceitável, foi pelo menos mau mas…. vá é preciso não ter palas.
    Não alinho (mesmo) em teorias da conspiração mas até eu acho que isto foi tudo muito bem montado para provar o seu ponto de vista e o suporte à tese da hidroxicloroquina.
    Honestamente não acredito que esteja infetado e muito menos que esteja a tomar o que diz, mas que está a resultar e a levar o pessoal lá no Brasil, na certa… isso está. Mérito dele, cegueira dos outros.

      • E? Acha mesmo que é um documento apresentado à mídia (que nem vejo razão para o mostrar pois “quem não deve, não teme) que torna tudo real? Veremos… mas também lhe digo que se tiver razão e o documento até for verdadeiro (SE), a negligência grosseira dele para com os que trabalham ao lado dele e o povo, dispensam mais comentários…

    • Afirmar que não se “alinha” em teorias da conspiração é a alínea a) de qualquer teoria da conspiração. Como sempre, obedece a uma linha de raciocínio clara e inteligente partindo da efabulação de uma premissa.

      • Como queira… mantenho a minha posição de que é tudo muito conveniente. Se é teoria da conspiração (embora não tenha mesmo outras, sem efabulação de premissas), então seja, mas creio estar longe disso. E não, não são “documentos” apresentados de suposto teste que mudam rigorosamente nada.
        Boa sorte para quem dele depende, porque, com ou sem COVID, o exemplo que passa é miserável, nada mais.

    • Com certeza é uma bela jogada de marketing. Não esqueçamos que foi a facada que o elegeu. O mesmo já aconteceu por cá com a eleição de Mário Soares após uma agressão durante uma manifestação.

  4. Que atraso de vida esse ser humano.
    O vírus não merecia um hospedeiro desse nível. Coitado…
    Quem terá o neurónio maior? O troglodita do Bolsonaro ou o próprio vírus?!

  5. O pior de tudo isto é se no caso dele, como em muitos milhões, a coisa passa praticamente sem qualquer manifestação ou complicação… aí é que ninguém vai calar o homem. Não gosto dele, gosto ainda menos dos opositores mas também não lhe desejo mal nenhum. Acho apenas que o Brasil precisa de um novo Fernando Henrique Cardoso. PS: Sou Português

RESPONDER

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …