Bolsonaro revela que tem sintomas da covid-19 e faz novo teste

Joedson Alves / EPA

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

Presidente brasileiro afirmou esta segunda-feira que tem sintomas da covid-19, como febre, tendo-se submetido a um novo exame para eventual deteção da doença e cancelado compromissos devido às suspeitas de infeção.

A informação foi avançada pelo próprio chefe de Estado, Jair Bolsonaro, em declarações a apoiantes, em Brasília, capital do país, tendo acrescentado que efetuou ainda uma radiografia ao pulmão, mas que “está tudo bem”.

Jair Bolsonaro apresentou febre de 38ºC, tendo sido atendido no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, onde fez o teste à covid-19 e o exame ao pulmão, segundo relata a a imprensa local. A CNN Brasil detalha ainda que o Presidente brasileiro registou 96% de 6% de taxa de oxigenação no sangue.

De acordo com o semanário Expresso, o resultado do novo teste de despiste à covid-19 deve ser conhecido por volta das 16h de Lisboa, meio-dia em Brasília.

O mesmo jornal recorda que esta não é a primeira vez que Bolsonaro faz o teste à covid-19. Terá feito pelo menos três exames, usando os pseudónimos “Airton Guedes” e “Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz”, argumentando que o fez por questões de segurança, preservação da imagem e privacidade

“Disse ao médico: ‘coloque um nome de fantasia porque (…) alguém pode fazer alguma coisa esquisita’. Em todo o exame que eu faço tem um código”, disse.

Quanto à doença, Jair Bolsonaro já a rotulou como “gripezinha” e “histeria”. “Pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado com o vírus, não precisaria de me preocupar”, disse em meados de março, acrescentando que em caso de infeção “nada sentiria ou seria, quanto muito, uma gripezinha ou um resfriado”.

O Brasil totaliza esta segunda-feira 65.487 vítimas mortais e 1.623.284 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, informou o Governo brasileiro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 535 mil mortos e infetou mais de 11,52 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela AFP.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do funeral do Príncipe Filipe, líder do Sinn Féin pede desculpas pelo assassinato de Lorde Mountbatten

Um dia depois do funeral do Príncipe Filipe, a presidente do Sinn Féin, Mary Lou McDonald, pediu desculpa pelo assassinato de Lorde Mountbatten, tio do duque de Edimburgo, pelo Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla …

Rússia expulsa 20 diplomatas checos

A Rússia anunciou a expulsão de 20 diplomatas checos, depois de o país ter expulsado 18 diplomatas russos, acusados de espionagem. A Rússia anunciou, este domingo, a expulsão de 20 diplomatas checos e deu-lhes até ao …

Após cinco anos de silêncio, sauditas e iranianos terão iniciado conversações

Cinco anos depois de terem rompido as relações diplomáticas, a Arábia Saudita e o Irão terão iniciado contactos no Iraque. Este mês, responsáveis sauditas e iranianos terão iniciado conversações numa tentativa de aliviar as tensões, principalmente …

Helicóptero Ingenuity faz voo histórico em Marte

O Ingenuity, helicóptero da NASA, fez o seu primeiro voo de teste, esta segunda-feira, em Marte. Foi a primeira vez na História que um aparelho construído por seres humanos fez um voo controlado noutro planeta. "Os …

Carreiras finta críticas a Rio (mas coloca-se "na primeira fila" se Passos voltar)

Na antecâmara do que pode ser o seu último mandato autárquico, o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, não quer prejudicar o PSD e, por isso, foge às críticas a Rio Rio. Mas suspira …

"Já se esperou tempo demais". Marcelo pede criminalização do enriquecimento injustificado

O Presidente da República pediu, esta segunda-feira, que se encontre o meio adequado para criminalizar o enriquecimento injustificado, defendendo que este passo já devia ter sido dado e que "há vários caminhos" para o fazer …

União Europeia vai receber mais 100 milhões de doses da Pfizer

A União Europeia (UE) vai receber mais 100 milhões de doses adicionais da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech. O anúncio foi feito através de um comunicado da farmacêutica citado pelo Jornal …

Portugal regista mais uma morte e 220 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais uma morte e 220 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 220 …

Há milhares de trabalhadores sem avaliação na Função Pública

Há milhares de trabalhadores sem avaliação na Função Pública. O Governo está em negociações com os sindicatos para rever o sistema. O Governo e sindicatos da Administração Pública começaram a negociar a revisão do Sistema Integrado …

Maioria dos cuidadores informais desconhecem que podem aceder a um estatuto

A maioria dos cuidadores informais inquiridos num estudo do movimento que lhes quer "dar voz" revela desconhecer o estatuto em vigor há um ano e queixa-se da falta de apoios para prestar cuidados, mas também …