Bloco quer explicações de Durão Barroso sobre envolvimento no caso BES

Partido Social Democrata / Flickr

Durão Barroso

Durão Barroso

O BE quer que Durão Barroso explique exatamente qual o seu envolvimento no caso BES por não parecer “compreensível nem natural” que Ricardo Salgado tenha falado com o presidente da Comissão Europeia sobre a crise no grupo português.

Em Braga, para uma homenagem ao ex-deputado da UDP, Gonçalves da Silva, a porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, confirmou a intenção dos bloquistas, noticiada pelo Expresso, em que o ex-presidente da comissão Europeia e ex-primeiro-ministro seja ouvido na comissão parlamentar de inquérito ao caso BES.

O antigo presidente do BES, Ricardo Salgado, afirmou na referida comissão que contactou o então presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, para o avisar sobre os problemas do GES, garantindo, no entanto, que não lhe solicitou qualquer ajuda para o grupo empresarial.

“Se Durão Barroso, enquanto era presidente da Comissão Europeia, e uma vez que foi primeiro-ministro português, esteve ligado ao BES há vários anos, foi envolvido por Ricardo Salgado, se teve reuniões, se teve conversas, tem que explicar exatamente qual foi o seu envolvimento neste caso”, afirmou Catarina Martins.

Segundo a porta-voz do BE, “há em todo o caso explicações a dar”, até porque não é explicito o porquê do envolvimento de Barroso no caso BES.

“Não nos parece compreensível nem natural que Ricardo Salgado tenha ido falar com o presidente da Comissão Europeia”, apontou.

O Bloco quer, assim, “saber o que se passou” entre o ex-líder do PSD e o grupo GES.

“Aparece o nome dele [Durão Barroso] citado em atas como uma das possibilidades de influência para tentar salvar o Grupo Espirito Santo e, portanto, perceber porque falou com Ricardo Salgado, o que falou e se tomou alguma diligência”.

Na audição no parlamento, Ricardo Salgado assegurou que não pediu nenhum favor a Durão Barroso, nomeadamente, sobre uma eventual atuação do responsável junto do Governo português acerca do pedido feito pelo GES para receber um financiamento público, tendo explicado aos deputados as ligações entre o ex-presidente da Comissão Europeia e o GES.

José Durão Barroso “foi de facto conselheiro do grupo enquanto esteve em Washington e depois voltou para Portugal e deixou de ser conselheiro do grupo”, revelou Salgado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …