Bloco de Esquerda não vai desistir da taxa das renováveis

Manuel de Almeida / Lusa

João Semedo, Catarina Martins e José Manuel Pureza, Bloco de Esquerda

A taxa extraordinária para as empresas produtoras de energias renováveis foi uma medida apresentada pelo Bloco de Esquerda, inicialmente em 2016, que já foi chumbada duas vezes. O BE acusa o Governo de ceder à pressão da EDP.

A taxa para as empresas de energias renováveis previa uma receita anual de 250 milhões de euros. A medida apresentada pelo Bloco de Esquerda tinha como objetivo reduzir o défice tarifário.

O deputado bloquista Jorge Costa diz ter sido apanhado desprevenido e ter ficado surpreendido com o volte face de última hora da bancada do PS. Esta segunda-feira, o Partido Socialista chumbou a proposta do Bloco, reviravolta que os bloquistas consideraram “uma deslealdade”. Esta segunda-feira, em plenário, o PS votou contra.

No entanto, a proposta tinha já merecido o voto favorável do PS na sexta-feira-passada. Segundo fontes do grupo parlamentar e do governo, a razão que levou o PS a este volte face foi um “erro de coordenação” dentro da bancada. Na sexta-feira passada, o PS deveria ter votado contra, mas votou a favor.

“Fiquei surpreendido e penso que até os próprios deputados do PS ficaram“, disse ao Negócios Jorge Costa.

O deputado acredita ter havido pressão das empresas sobre o Governo. Jorge Costa garante que a taxa tinha sido consentida pelo ministério da Economia e que o ministério das Finanças a avaliou sem objeções. “A única explicação é mesmo a pressão dos acionistas, não há dúvida nenhuma”, justifica.

A medida foi negociada com o Governo e chegou a sofrer alterações com propostas adicionais dadas pelo Governo ao BE. O deputado explica que o Bloco obteve a informação que tinha sido dada orientação de voto ao grupo parlamentar do PS para aprovar a medida e, inclusive, “os deputados confirmaram que iriam votar a favor”.

“A decisão foi tomada de imediato na sexta-feira, assim que a informação chegou ao lobby da energia e do lobby a quem decide no Governo. Parece que é uma pessoa acima das outras”, afirmou, sem querer avançar com nomes.

Questionado sobre se considerava que o primeiro-ministro tinha mudado de ideias em relação à EDP, Jorge Costa lembrou o episódio em que António Costa insinuou que não era cliente da Meo, num momento de tensão com a Altice. “O primeiro-ministro até pode deixar de ser cliente da EDP, mas a renda paga pelas famílias vai ficar na EDP”, sustenta.

Depois de a taxa das renováveis ter sido proposta em 2016 e chumbada duas vezes no Parlamento, o Bloco de Esquerda garante que não irá desistir.

Novas propostas para taxar o setor das renováveis poderão mesmo surgir antes do Orçamento do Estado para 2019. “Nós vamos continuar a estar em cima do assunto. Não podem continuar a haver rendas inaceitáveis no setor das renováveis à conta do argumento ambiental”, concluiu o deputado bloquista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …