Bloco de Esquerda lança cartazes com “gente de verdade”

Depois dos cartazes do PS e do PSD, chegou a vez do Bloco de Esquerda entrar na polémica. O partido lançou dois novos outdoors com “gente de verdade”.

O Bloco de Esquerda lançou, esta sexta feira, dois novos cartazes sob o mote “Não falsifiquem o desemprego. Levem as pessoas a sério”.

De acordo com o site do partido, os bloquistas recusam a “falsificação do desemprego e pretendem devolver a voz aos desempregados e às desempregadas reais; gente de verdade que dá a cara e conta o seu caso, único mas próximo dos de milhares de pessoas”.

Os cartazes personalizam dois casos de desemprego em Portugal: António Baião Costa, 60 anos, e Sofia Luna de 34 anos.

Para além dos cartazes, a campanha apresenta vídeos nos quais as duas pessoas contam o seu percurso e o porquê de estarem desempregadas.

Ainda na página oficial, o Bloco aproveita para atacar os dois partidos envolvidos na polémica dos últimos dias dizendo que, apesar de o desemprego ser um facto real, “o debate pré-eleitoral refletiu esse facto da pior maneira”.

“A ação do governo faz a campanha da coligação PSD/CDS, optando pela falsificação e pela manipulação das estatísticas. Pelo seu lado, o PS enredou-se numa campanha que só não é anedota porque evidencia o resultado da falta de alternativas reais e diferenças de fundo com a direita”.

O partido de esquerda promete uma “resposta ao desemprego e aos desempregados reais” e afirma que isso se refletirá “nos comícios de campanha, no confronto político e nos desafios que vai lançar às forças políticas e sociais”.

O episódio dos cartazes começou na semana passada, depois de a campanha ser alvo de chacota nas redes sociais por apresentar desempregados que perderam o emprego durante o tempo de Sócrates.

Posteriormente, o PS foi também alvo de críticas porque as pessoas dos cartazes eram figurantes que, para além de não terem dado autorização para o uso das fotografias, não estariam desempregados. Um caso que levou à demissão de Ascenso Simões, diretor da campanha.

Os socialistas contra-atacaram e denunciaram a coligação de usar fotografias de bancos de imagens e, segundo a agência Lusa, sem autorização.

FM, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Expedientes com a desgraça dos outros com publicidade a moradia ponto net… Esquerda tricéfala do caviar de aviário das tias porque os velhos tios arrepiaram…

RESPONDER

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …