/

Bill Gates previu a pandemia, mas “gostava de ter feito mais”

O fundador da Microsoft afirma que se sente “terrível” com a pandemia de covid-19 e considera que devia “ter feito mais para chamar a atenção para o perigo”.

Em declarações ao jornal Wall Street Journal, Bill Gates disse que, ao olhar para trás, “gostava de ter feito mais para chamar a atenção para o perigo”, mesmo tendo em conta que, pouco tempo antes de o novo coronavírus ter surgido na cidade chinesa de Wuhan, ter previsto uma pandemia como aquela que agora enfrentamos.

“Sinto-me terrível. O principal objetivo de falar sobre esta questão era para que pudéssemos agir e minimizar os danos”, disse ainda o fundador da Microsoft, acrescentando que o novo coronavírus é a “coisa mais dramática” que já viu durante toda a sua vida.

De acordo com o jornal norte-americano, até agora, a fundação de Bill e Melinda Gates já investiu 305 milhões de dólares não só em investigação para vacinas e medicamentos contra a covid-19, mas também para fazer chegar medicamentos e suprimentos a países menos desenvolvidos. E, até a pandemia acabar, Gates prevê que “vão acabar a gastar muito mais”.

O Wall Street Journal revela ainda que o empresário e filantropo explicou os riscos de uma eventual pandemia aos candidatos à Casa Branca (Donald Trump e Hillary Clinton), em 2016, desafiando-os a fazer disso uma prioridade nacional.

Em dezembro do mesmo ano, já epois das Presidenciais, Bill Gates fez uma apresentação sobre este tema ao Presidente republicano, num encontro na Trump Tower. A Casa Branca recusou comentar esta informação, escreve o WSJ.

Recentemente, Bill Gates também estimou que o mundo irá precisar de um a dois anos para recuperar totalmente das consequências da pandemia.

Segundo o último balanço da agência AFP, o novo coronavírus já matou 294.199 pessoas e infetou mais de 4,3 milhões em todo o mundo desde dezembro do ano passado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.