/

BES perdeu quase mil milhões em bolsa em 15 dias

(dr) BES.pt

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

As ações do Banco Espírito Santo (BES) desvalorizaram 19% desde que a saída de Ricardo Salgado da presidência executiva do banco foi oficialmente anunciada, o que se traduz numa redução de 934 milhões de euros da sua capitalização bolsista.

A 20 de junho, quando o principal acionista do BES, o Espírito Santo Financial Group (ESFG) emitiu um comunicado oficial dando conta do agendamento de uma assembleia-geral extraordinária do banco para dia 31 de julho, para votar a sucessão da equipa de gestão do banco, a cotação de fecho do BES foi de 0,879 euros, valor que compara com os 0,713 euros do final da sessão de hoje, a primeira em que o título foi negociado com a nova proposta de Vítor Bento para assumir o cargo de Ricardo Salgado.

Assim, em cerca de 15 dias, o valor de mercado do BES baixou 934 milhões de euros para cerca de 4 mil milhões de euros.

Porém, até houve uma correção da tendência de queda das ações do BES nas últimas sessões, já que, dentro deste período específico, os papéis do banco chegaram a negociar nos 0,602 euros (30 de junho).

Nessa altura, o recuo da capitalização bolsista da entidade ultrapassava os 1,5 mil milhões de euros.

Quanto aos títulos do ESFG, entre 20 de junho (2,597 euros) e hoje (1,60 euros) perderam 38%, correspondentes a 193 milhões de euros.

O atual valor de mercado da ‘holding’ está fixado na ordem dos 309 milhões de euros.

O ESFG anunciou no sábado que vai propor Vítor Bento para presidente executivo do BES e João Moreira Rato para administrador financeiro.

O principal acionista do BES aponta ainda o deputado social-democrata e ex-juiz do Tribunal Constitucional, Paulo Mota Pinto, para o cargo de presidente do Conselho de Administração do banco.

No primeiro dia de negociação bolsista após este anúncio (que deixou cair a primeira proposta de Amílcar Morais Pires para a liderança do BES, um nome que não reunia consenso entre os maiores acionistas, para dar lugar à entrada de Vítor Bento), os títulos do BES regrediram 5,20% para 0,713 euros. Já as ações do ESFG avançaram hoje quase 2% para 1,60 euros.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.