O senador socialista Bernie Sanders ganhou este sábado a votação no estado do Wyoming para a eleição de representantes à convenção que vai decidir a nomeação do democrata às eleições presidenciais norte-americanas.
Após as primeiras votações, em que Hillary Clinton ganhou vantagem, o senador do Vermont parece ter quebrado a dinâmica de vitória da sua rival.
Bernie Sanders venceu oito dos últimos nove escrutínios, e conseguiu no Wyoming a sua 7ª vitória consecutiva.
O Wyoming, que vota maioritariamente nos republicanos, é o estado que menos delegados elege, entregando apenas 14 delegados nas primárias democratas, o que deixa ainda a ex-vice-presidente Hillary Clinton na frente da corrida democrata, com uma margem confortável.
Clinton assegurou até agora 1756 representantes, contra 1068 delegados que apoiam Bernie Sanders.
Com 1959 representantes em disputa, a ex-vice-presidente precisa apenas de mais 627 para assegurar a nomeação democrata. A Sanders faltam 1315.
No próximo dia 19 realizam-se as primárias do estado de Nova Iorque, consideradas decisivas, nas quais estão em disputa 95 representantes republicanos e 291 representantes democratas.
Segundo alguns analistas, é previsível que Sanders possa vir a obter um bom resultado em Nova Iorque, reforçando a ideia de que pode vir a acontecer uma reviravolta no lado democrata.
ZAP
Eleições nos EUA
-
27 Novembro, 2016 Donald Trump considera “ridículo” pedido de recontagem dos votos
-
26 Novembro, 2016 Votos do Wisconsin vão ser recontados