/

BCE está a tentar empurrar banco espanhol para o BCP

2

Eric Chan / Wikimedia

O Euro em frente ao edifício do BCE – Banco Central Europeu em Frankfurt

O ex-banqueiro João Salgueiro revela que o Banco Central Europeu (BCE) estará a tentar influenciar a entrada de um banco espanhol no capital do BCP.

A informação foi avançada pelo porta-voz do movimento anti-espanholização da banca durante a sua participação no programa “Negócios da Semana” da SIC.

João Salgueiro conta que o BCE ligou à administração do BCP para vincar o seu interesse em que seja um Banco espanhol a entrar no capital da instituição, em vez de investidores de Angola, como Isabel dos Santos.

Esta circunstância terá motivado António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa a intervirem contra a já chamada espanholização da Banca nacional.

João Salgueiro entende que as posturas do primeiro-ministro e do Presidente da República tiveram “a grande vantagem de se atravessarem em relação a uma decisão do BCE que achava que eram favas contadas”.

Foi notícia que António Costa intercedeu nas negociações entre o CaixaBank e Isabel dos Santos no BPI, no sentido de abrir eventuais portas à entrada da empresária angolana no BCP.

Marcelo Rebelo de Sousa também afirmou, perante o Rei de Espanha, que a banca espanhola não pode ter presença “exclusiva” em Portugal.

Aquando da polémica sobre a venda do banco madeirense, surgiram notícias de que a Comissão Europeia terá imposto a venda do Banif ao Santander, no âmbito daquilo que será uma estratégia para a banca portuguesa que passa pela consolidação com Bancos fortes de Espanha.

O Santander e o CaixaBank já foram também apontados como potenciais compradores do Novo Banco.

A venda do “banco bom” saído da resolução do BES vai ser lançada no próximo dia 31 de Março, conforme refere o Diário de Notícias, dando nota de que a instituição tem que ser vendida “até Agosto de 2017 por ordem da Direcção-Geral de Concorrência Europeia”.

Uma pressa que João Salgueiro não entende, defendendo que seria melhor procurar potenciais interessados noutros países que não Espanha ou partir para a nacionalização. “Nacionalizar para valorizar e vender”, salienta o ex-banqueiro no programa da SIC.

SV, ZAP

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.