Marcelo avisa Filipe VI: banca espanhola não pode ter presença “exclusiva” em Portugal

Orlando Almeida / Instagram

O novo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O novo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República transmitiu ontem ao rei de Espanha que a presença espanhola na banca portuguesa é importante mas não pode ser “exclusiva”.

O encontro de ontem, em Madrid, entre Marcelo Rebelo de Sousa e o rei espanhol foi uma espécie de “visita de médico” mas que, pelos vistos, terá dado pano para mangas.

A começar pela situação da banca portuguesa, que ultimamente foi inundada por investimentos espanhóis, o Presidente da República terá recordado a Filipe VI que “uma presença significativa é diferente de ser exclusiva”.

“É conhecida a minha posição sobre essa matéria – segundo a qual é importante uma presença significativa espanhola em Portugal, o que é diferente de haver um exclusivo. Não é uma posição exclusiva a um país, é uma posição de fundo”, afirmou aos jornalistas depois do encontro, citado pelo Diário Económico.

No entanto, Marcelo insistiu, segundo o Observador, de que a presença espanhola em Portugal é também importante porque “é uma das formas de estreitamento das relações entre os dois países”.

Recentemente, o Santander Totta comprou o Banif por 150 milhões de euros e o Bankinter adquiriu o negócio a retalho do Barclays Portugal.

Nos últimos dias, o Caixabank – maior acionista do BPI – também deu a entender que pretende reforçar a sua presença no banco português, estando em negociações para comprar a parte da angolana Isabel dos Santos.

Ainda no mesmo encontro com o rei de Espanha, Marcelo Rebelo de Sousa garantiu o apoio do monarca à candidatura de Guterres às Nações Unidas.

“Tendo sido falado já em Lisboa, foi falada aqui a candidatura de António Guterres a secretário-geral da ONU. A posição espanhola é de apoio a essa candidatura”, assegurou, também citado pelo jornal online.

Segundo o Jornal de Notícias, o novo Presidente convidou também os reis para uma visita de Estado a Portugal, que poderá ficar marcada para o final deste ano ou início do próximo.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O facto de Marcelo avisar (!!!!) o rei de Espanha que não pode haver monopólio espanhol na banca portuguesa, não tem qualquer efeito prático. É uma palermice. Esses objetivos alcançam-se politicamente, criando regras nos processos de compra.
    Perguntem aos espanhóis e franceses como se faz isso…

RESPONDER

Em termos económicos estamos pior que "numa situação de guerra", diz Daniel Bessa

“Na recuperação da economia não podemos esperar uma fase ascendente tão rápida. Vamos ter uma recuperação mais lenta", alerta o economista Daniel Bessa. O economista Daniel Bessa considera que a atual situação económica, decorrente da pandemia, …

Escolas não devem reabrir em abril

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril. Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas …

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …

Ministros das finanças procuram entendimento. Itália ameaça consenso de Centeno

Os ministros das Finanças da zona euro voltam a reunir-se esta terça-feira, por videoconferência, com a responsabilidade de chegarem a um compromisso sobre uma resposta comum para minimizar os efeitos da pandemia covid-19, precisando para …

Empresas estão a cobrar às farmácias 150 euros por caixa de máscaras

Empresas, muitas das quais nem sequer são do ramo farmacêutico, estão a cobrar às farmácias 150 euros por uma caixa de máscaras. Antes, eram vendidas por cinco euros. A pandemia de covid-19 levou a que a …