“Bazuca” do BCE deverá comprar toda a dívida de Portugal para cobrir impacto da pandemia

O Banco Central Europeu (BCE) deverá comprar até 15,8 mil milhões de euros em obrigações do Tesouro português esta ano, ficando, assim, com toda a dívida portuguesa emitida para cobrir o impacto económico da pandemia de covid-19, avança o ECO.

Apesar de o Governo ainda não ter dado a conhecer o impacto orçamental da covid-19, o ministro das Finanças, Mário Centeno, apontou, em março, para um “choque inimaginável” na economia portuguesa que cause uma deterioração do saldo orçamental na ordem dos seis a sete mil milhões de euros em 2020.

Tendo em conta as as estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o défice português de 7,1% de um PIB, o valor pode mesmo aproximar-se de 13,9 mil milhões de euros.

O Governo alargou a margem do Tesouro para se financiar a médio e longo prazo no mercado e a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou que iria reajustar as idas ao mercado.

De acordo com o ECO, Portugal está a aproveitar a “bazuca” do BCE, que lançou o Programa de Compras de Emergência Pandémica com 750 mil milhões de euros. Segundo o jornal económico, qualquer cenário de défice – do Governo ou do FMI – pode ser acomodado com emissões de dívida totalmente subscritas pelo BCE.

A chave indicativa para Portugal é 2,34% do total, o que representa entre 12,8 mil milhões e 15,8 mil milhões de euros. A este montante acresce o programa de dívida pública que pode dar mais 400 milhões de euros a Portugal.

BdP e BCE têm um quinto da dívida pública

De acordo com o Relatório da Implementação da Política Monetária de 2019, divulgado na terça-feira, o Banco de Portugal (BdP) tem cerca de 2,1% da dívida pública portuguesa. Segundo o Diário de Notícias, isso representa 46,2 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro nacionais.

Além disso, o BCE tem 3,9 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro portuguesas.

As duas parcelas somadas dão 50,1 mil milhões de euros (20% do endividamento). No final de 2019, a dívida portuguesa ia em 250 mil milhões de euros.

Com compras de dívida pública aos bancos comerciais de modo a fazer baixar as taxas de juro soberanas, o balanço do BdP cresceu de forma significativa e nunca o banco foi tão grande como hoje. Além disso, nunca houve tanta dívida pública detida pelo BdP como agora.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. BCE compra até 15 milhões ? Pechincha! – 15 mil milhões é um pouco mais, mas só um pouco, quase não se nota a diferença e é um abstracto que está fora da imaginação do jornalista comum

    • Frase batida: “somos um país pequeno”.
      Contudo, numa lista actual de países “Europeus”, temos 13 países com mais gente e 34 países com menos gente, numa tal de “europa”.
      Temos um PIB 2019 de 212 milhões. Por ex. os patifes dos holandeses (os sempre corsários) apresentam 812 milhões para 17 milhóes de sovinas no mesmo ano. Que belo modelo de negócio, túlipas e pirataria fiscal.
      A irlanda, 347 milhões de PIB para menos de 5 milhões de papistas.
      Será que dá para copiar?

  2. Outra: 212 mil milhões: ficas tu com os 212 milhões, e eu com o resto, ta bem? 🙂 Deve ser ainda por causa dos contos de reis

RESPONDER

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …