“Bazuca” do BCE deverá comprar toda a dívida de Portugal para cobrir impacto da pandemia

O Banco Central Europeu (BCE) deverá comprar até 15,8 mil milhões de euros em obrigações do Tesouro português esta ano, ficando, assim, com toda a dívida portuguesa emitida para cobrir o impacto económico da pandemia de covid-19, avança o ECO.

Apesar de o Governo ainda não ter dado a conhecer o impacto orçamental da covid-19, o ministro das Finanças, Mário Centeno, apontou, em março, para um “choque inimaginável” na economia portuguesa que cause uma deterioração do saldo orçamental na ordem dos seis a sete mil milhões de euros em 2020.

Tendo em conta as as estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o défice português de 7,1% de um PIB, o valor pode mesmo aproximar-se de 13,9 mil milhões de euros.

O Governo alargou a margem do Tesouro para se financiar a médio e longo prazo no mercado e a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou que iria reajustar as idas ao mercado.

De acordo com o ECO, Portugal está a aproveitar a “bazuca” do BCE, que lançou o Programa de Compras de Emergência Pandémica com 750 mil milhões de euros. Segundo o jornal económico, qualquer cenário de défice – do Governo ou do FMI – pode ser acomodado com emissões de dívida totalmente subscritas pelo BCE.

A chave indicativa para Portugal é 2,34% do total, o que representa entre 12,8 mil milhões e 15,8 mil milhões de euros. A este montante acresce o programa de dívida pública que pode dar mais 400 milhões de euros a Portugal.

BdP e BCE têm um quinto da dívida pública

De acordo com o Relatório da Implementação da Política Monetária de 2019, divulgado na terça-feira, o Banco de Portugal (BdP) tem cerca de 2,1% da dívida pública portuguesa. Segundo o Diário de Notícias, isso representa 46,2 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro nacionais.

Além disso, o BCE tem 3,9 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro portuguesas.

As duas parcelas somadas dão 50,1 mil milhões de euros (20% do endividamento). No final de 2019, a dívida portuguesa ia em 250 mil milhões de euros.

Com compras de dívida pública aos bancos comerciais de modo a fazer baixar as taxas de juro soberanas, o balanço do BdP cresceu de forma significativa e nunca o banco foi tão grande como hoje. Além disso, nunca houve tanta dívida pública detida pelo BdP como agora.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. BCE compra até 15 milhões ? Pechincha! – 15 mil milhões é um pouco mais, mas só um pouco, quase não se nota a diferença e é um abstracto que está fora da imaginação do jornalista comum

    • Frase batida: “somos um país pequeno”.
      Contudo, numa lista actual de países “Europeus”, temos 13 países com mais gente e 34 países com menos gente, numa tal de “europa”.
      Temos um PIB 2019 de 212 milhões. Por ex. os patifes dos holandeses (os sempre corsários) apresentam 812 milhões para 17 milhóes de sovinas no mesmo ano. Que belo modelo de negócio, túlipas e pirataria fiscal.
      A irlanda, 347 milhões de PIB para menos de 5 milhões de papistas.
      Será que dá para copiar?

  2. Outra: 212 mil milhões: ficas tu com os 212 milhões, e eu com o resto, ta bem? 🙂 Deve ser ainda por causa dos contos de reis

RESPONDER

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …