“Bazuca” do BCE deverá comprar toda a dívida de Portugal para cobrir impacto da pandemia

O Banco Central Europeu (BCE) deverá comprar até 15,8 mil milhões de euros em obrigações do Tesouro português esta ano, ficando, assim, com toda a dívida portuguesa emitida para cobrir o impacto económico da pandemia de covid-19, avança o ECO.

Apesar de o Governo ainda não ter dado a conhecer o impacto orçamental da covid-19, o ministro das Finanças, Mário Centeno, apontou, em março, para um “choque inimaginável” na economia portuguesa que cause uma deterioração do saldo orçamental na ordem dos seis a sete mil milhões de euros em 2020.

Tendo em conta as as estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o défice português de 7,1% de um PIB, o valor pode mesmo aproximar-se de 13,9 mil milhões de euros.

O Governo alargou a margem do Tesouro para se financiar a médio e longo prazo no mercado e a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou que iria reajustar as idas ao mercado.

De acordo com o ECO, Portugal está a aproveitar a “bazuca” do BCE, que lançou o Programa de Compras de Emergência Pandémica com 750 mil milhões de euros. Segundo o jornal económico, qualquer cenário de défice – do Governo ou do FMI – pode ser acomodado com emissões de dívida totalmente subscritas pelo BCE.

A chave indicativa para Portugal é 2,34% do total, o que representa entre 12,8 mil milhões e 15,8 mil milhões de euros. A este montante acresce o programa de dívida pública que pode dar mais 400 milhões de euros a Portugal.

BdP e BCE têm um quinto da dívida pública

De acordo com o Relatório da Implementação da Política Monetária de 2019, divulgado na terça-feira, o Banco de Portugal (BdP) tem cerca de 2,1% da dívida pública portuguesa. Segundo o Diário de Notícias, isso representa 46,2 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro nacionais.

Além disso, o BCE tem 3,9 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro portuguesas.

As duas parcelas somadas dão 50,1 mil milhões de euros (20% do endividamento). No final de 2019, a dívida portuguesa ia em 250 mil milhões de euros.

Com compras de dívida pública aos bancos comerciais de modo a fazer baixar as taxas de juro soberanas, o balanço do BdP cresceu de forma significativa e nunca o banco foi tão grande como hoje. Além disso, nunca houve tanta dívida pública detida pelo BdP como agora.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. BCE compra até 15 milhões ? Pechincha! – 15 mil milhões é um pouco mais, mas só um pouco, quase não se nota a diferença e é um abstracto que está fora da imaginação do jornalista comum

    • Frase batida: “somos um país pequeno”.
      Contudo, numa lista actual de países “Europeus”, temos 13 países com mais gente e 34 países com menos gente, numa tal de “europa”.
      Temos um PIB 2019 de 212 milhões. Por ex. os patifes dos holandeses (os sempre corsários) apresentam 812 milhões para 17 milhóes de sovinas no mesmo ano. Que belo modelo de negócio, túlipas e pirataria fiscal.
      A irlanda, 347 milhões de PIB para menos de 5 milhões de papistas.
      Será que dá para copiar?

  2. Outra: 212 mil milhões: ficas tu com os 212 milhões, e eu com o resto, ta bem? 🙂 Deve ser ainda por causa dos contos de reis

RESPONDER

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …