BCE aprova compras de ativos de 750 mil milhões de euros

Stephen Jaffe / IMF / Flickr

A presidente do BCE, Christine Lagarde

O Banco Central Europeu (BCE) aprovou, esta quarta-feira, compras de ativos no valor de 750 mil milhões de euros para tentar conter as graves consequências económicas da Covid-19.

O Banco Central Europeu (BCE) reuniu-se, esta quarta-feira, de emergência depois de a habitual reunião de política monetária da semana passada ter aprovado medidas, como compras adicionais este ano de 120 mil milhões de euros de dívida pública e privada, que não foram consideradas suficientemente ambiciosas.

“Tempos extraordinários exigem ações extraordinárias. Não há limites para o nosso compromisso com o euro. Estamos determinados em usar todo o potencial das nossas ferramentas, dentro do nosso mandato”, afirmou Christine Lagarde, presidente do BCE, na sua conta do Twitter.

O programa de intervenção, chamado Pandemic Emergency Purchase Programme (PEPP), consiste em compras de ativos no valor de 750 mil milhões de euros.

“O Conselho do BCE irá concluir as compras ao abrigo deste PEPP quando considerar que a fase de crise do coronavírus terminou, mas, em todo o caso, nunca antes do final deste ano”, pode ler-se no comunicado divulgado esta quarta-feira.

“O Conselho do BCE está comprometido em cumprir o seu papel de apoiar todos os cidadãos da zona euro neste momento extremamente difícil. Para esse fim, o BCE vai assegurar-se de que todos os setores da economia podem beneficiar de condições financeiras, que lhes permitam absorver este choque. O que se aplica às famílias, empresas, bancos e Governos.”

Bolsas europeias em alta depois da intervenção do BCE

As principais bolsas europeias estavam hoje em alta, depois do anúncio do Banco Central Europeu. Cerca das 09h00, em Lisboa, o EuroStoxx 600 subia 1,24% para 283,13 pontos.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt subiam 0,55%, 3,28% e 1,59%, respetivamente, bem como as de Madrid e Milão que valorizavam-se 2,57% e 3,99%.

Depois de ter aberto em alta, a bolsa de Lisboa mantinha a tendência e, cerca das 09h00, o principal índice, o PSI20, subia 1,86% para 3.709,50 pontos.

A intervenção do BCE também se refletia hoje de manhã no mercado da dívida soberana, cujos juros recuavam em todos os prazos depois de terem atingido valores máximos na quarta-feira.

Na quarta-feira, a bolsa de Nova Iorque terminou com o Dow Jones a cair 6,30% para 19.898,92 pontos, contra 29.551,42% em 12 de fevereiro, atual máximo desde que foi criado em 1896.

No mesmo sentido, o Nasdaq fechou a recuar 4,7% para 6.989,92 pontos, contra o atual máximo de 9.817,18 pontos em 19 de fevereiro. Wall Street registou na segunda-feira a pior sessão desde 1987.

A nível cambial, o euro abriu hoje em alta no mercado de câmbios de Frankfurt, a cotar-se a 1,0854 dólares, contra 1,0848 dólares na quarta-feira e 1,0792 dólares em 19 de fevereiro, atual mínimo desde abril de 2017.

O barril de petróleo Brent para entrega em maio de 2020 abriu hoje em alta, a cotar-se a 26,60 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, contra 24,88 dólares na quarta-feira, um mínimo pelo menos desde março de 2004.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificam pela primeira vez expressões faciais emocionais em ratos

Pela primeira vez, cientistas de Neurobiologia do Instituto Max Planck, na Alemanha, identificaram expressões faciais emocionais em ratos. À semelhança dos seres humanos, as expressões faciais dos ratos mudam quando estes animais provam algo doce …

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …