Centeno mantém-se no Governo pelo menos até ao fim da crise

Stephanie Lecocq / EPA

Mário Centeno vai continuar no Governo, contrariando as notícias que afastavam esta possibilidade. Centeno disse que manteria as responsabilidades como ministro das Finanças e como presidente do Eurogrupo.

“Tenho essas responsabilidades, existem e esse é o foco, todos devemos gastar as energias apenas focados na resposta à crise e não a alimentar folhetins que só interessam aos que desenham”, disse o atual ministro das Finanças, citado pela TSF. Como presidente do Eurogrupo, Mário Centeno garante que a resposta europeia “não vai ter limites e vai ser muito solidária”.

“Nunca ninguém me ouviu enjeitar essas responsabilidades”, atirou Centeno, dizendo ainda que o foco deve estar na crise e não em “alimentar folhetins”. As declarações do político surgem após Marcelo Rebelo de Sousa ter promulgado o Orçamento do Estado para 2020, esta segunda-feira.

Presidente promulgou o Orçamento do Estado. E agradeceu “total enfoque” de Centeno

Centeno admitiu ainda a possibilidade de ser necessário um orçamento retificativo, mas não para já. “Perante estas circunstâncias, a necessidade de um retificativo existe e será avaliada a todo o momento pelo Governo”, explicou.

“Este orçamento tem um conjunto de normas que permitem acomodar boa parte das matérias que temos vindo a legislar. E tem um conjunto vastíssimo de outras normas que permitirá dar uma nova dinâmica”, acrescentou.

Em relação à pandemia de Covid-19, que levou o país o presidente da República a declarar estado de emergência, Centeno mantém uma visão otimista.

“Do comportamento desta semana, vai depender se atingimos ou o pico desta crise sanitária quando as autoridades o preveem entre 9 e 14 de abril. Se assim, for e o nosso comportamento responsável tiver sucesso, podemos a partir daí ver uma redução do número de casos e uma estabilização sanitária para que num prazo que se prevê possa consumir quase todo o segundo trimestre, uma nova possibilidade de retomar a normalidade”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais três mortos e 941 novos casos de covid nas últimas 24 horas

Portugal voltou a registar nas últimas 24 horas uma ligeira redução no número de infeções confirmadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, com 941 casos, e três mortes associadas à covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. O boletim epidemiológico …

"Cemitério verde". Estado de Oregon irá permitir (brevemente) a compostagem de corpos humanos

O estado de Oregon tornou-se o terceiro dos Estados Unidos a legalizar um novo processo de compostagem do corpo humano. A governadora do Oregon, Kate Brown, aprovou o projeto de lei que irá permitir o sepultamento …

Responsável pelo RGPD demitido por Medina trabalhava há 33 anos na Câmara de Lisboa

O encarregado de proteção de dados da Câmara Municipal de Lisboa, que o presidente Fernando Medina exonerou devido à polémica da partilha de dados de ativistas com a embaixada da Rússia, trabalhava na autarquia há …

Portugal quase a entrar na "zona vermelha de risco". Variante Delta prevalece em Lisboa e Vale do Tejo

A região de Lisboa está sobre pressão há algumas semanas, mas o resto do país também está prestes a entrar numa situação epidemiológica menos boa. A incidência nacional encontra-se próxima dos 120 casos por 100 …

Pandemia continua a "empurrar" reclusos para fora das grades. Já saíram 2850

As cadeias portuguesas continuam a soltar reclusos que ainda não cumpriram toda a pena, numa altura em que não existem praticamente casos de infecção por covid-19 no sistema prisional. O regime especial de perdão das penas, …

Condutor de carrinha atropela participantes em desfile LGBT (e faz um morto)

O condutor de uma carrinha atropelou pessoas que desfilavam numa marcha de "orgulho gay" em Wilton Manors, perto de Fort Lauderdale na Florida, causando pelo menos um morto e ferindo outra. As autoridades estão ainda a …

Descoberta "pequena Pompeia" no sótão de um antigo cinema em Verona

Arqueólogos descobriram uma "Pompeia em miniatura" no sótão de um antigo cinema no centro histórico da cidade italiana de Verona. Segundo a agência italiana Ansa, autoridades da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagismo de Verona, …

Colapso de escola na Bélgica matou afinal quatro portugueses

As autoridades belgas confirmaram este domingo a morte de cinco pessoas, entre as quais quatro portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia. No balanço de sábado, as autoridades belgas registaram mais …

Chega e IL dizem que cerco na AML é "inconstitucional". Ventura recorre ao Supremo Tribunal Administrativo

André Ventura, líder do Chega, contestou a decisão do Governo de limitar a circulação na AML. Considerando que a medida é inconstitucional, entregou uma "Intimação para proteção de direitos, liberdade e garantias" no Supremo Tribunal …

Há 50 mil anos, humanos e neandertais relacionaram-se no deserto de Negev

Uma recente descoberta no deserto do Negev, no centro de Israel, revelou detalhes importantes sobre o desenvolvimento da cultura humana na região, de acordo com um novo estudo publicado na revista PNAS. Por toda a Ásia, …