“Encontros em Cascais”. Balsemão cria Clube Bilderberg à portuguesa

PSD / Flickr

Francisco Pinto Balsemão

Francisco Pinto Balsemão, antigo primeiro ministro e fundador do grupo Impresa, vai criar em Portugal um grupo semelhante ao Clube Bilderberg, que vai juntar banqueiros, milionários e empresários.

Depois de ter deixado o conselho director do grupo de Bilderberg em 2015 passando a sua pasta a Durão Barroso, Francisco Pinto Balsemão decidiu agora criar um clube restrito, que terá a sua sessão fundadora ainda este mês.

De Paula Amorim a Vasco de Mello, do presidente do Novo Banco ao da Galp, sem esquecer as líderes das Fundações Gulbenkian e Champalimaud. O grupo de debate vai chamar-se “Encontros em Cascais” e arrancará ainda este mês na presença de 50 pessoas.

A direção vai ser constituída por 11 pessoas, entre as quais Francisco Pinto Balsemão e o filho, além de Paula Amorim, Leonor Beleza, Carlos Carreiras e António Ramalho, de acordo com o Público. A missão vai ser discutir e encontrar soluções para os problemas de Portugal e da Europa.

O grupo vai seguir as mesmas regras que o Clube Bilderberg, uma conferência anual privada que acontece desde 1954 num hotel homónimo na Holanda e que reúne parte da elite política e económica do mundo ocidental. Todos os membros têm de obedecer à Chatham House Rule, uma norma que diz que quem assistir aos encontros pode falar das ideias partilhadas nas reuniões, desde que não desvende quem é que as expressou.

A direção é composta por Francisco Pinto Balsemão e Francisco Pedro Balsemão, da Impresa; Paula Amorim, do Grupo Amorim; Isabel Mota, da Fundação Gulbenkian; Leonor Beleza, da Fundação Champalimaud; o autarca Carlos Carreiras, da Câmara de Cascais; António Lagartixo, da Deloitte Portugal & Angola; Vasco de Mello, do Grupo Mello; Pedro Penalva, da AON; António Ramalho, do Novo Banco; e Carlos Gomes da Silva, da Galp.

Carlos Carreiras é o único político no ativo a integrar a direção dos Encontros em Cascais. Todos os outros são empresários e executivos nas áreas das finanças, social e educação.

Juntos vão funcionar de forma semelhante ao comité diretor de Bilderberg, onde Francisco Pinto Balsemão foi o único português membro permanente e se assumiu como um dos membros mais célebres durante 32 anos. Cada um dos membros pode permanecer na direção do grupo durante um mandato de três anos, que só pode ser renovado uma vez.

O grupo vai convidar ainda quatro pessoas, portuguesas ou não, para assistir às reuniões, mas não será permitida a presença de jornalistas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. …lol…lol… mais uma palermice !!! devia chamar-se “encontros na Q. Marinha”… isto é, mas é um Comité Central do PSD… Direcção sombra do partido do Rui Rio… há! há!! há!!!

  2. Devem achar que pertencem à fila de trás … no tabuleiro do xadrez!
    .
    Sim, porque na fila da frente alinham os políticos – os fantoches e as marionetas tais como PR’s, PM’s, Ministros, Secretários e todo o elenco menor de deputados e autarcas corruptos.
    .
    O povo, esse nem existe!
    .
    O povo é a bicharada ululante que se contorce na plateia e nas bancadas da vida. É a populaça, o gado pró matadouro.
    .
    Sim, o resto somos nós os idiotas que debitamos umas baboseiras nestes espaços e já nos sentimos muito importantes por termos opinião.
    .
    Não temos opinião e sequer vale alguma coisa o que vamos balbuciando. Somos apenas os idiotas e os números dum jogo que não é nosso, que não não participamos e sequer compreendemos os seus meandros.
    .
    Somos apenas um número de consumidor e de contribuinte amestrados por políticos invertebrados e sem escrúpulos, que garantem a prevalência, o sustento e a avidez desses animais capitalistas que se julgam os protagonistas fazedores da história e donos do mundo e da mudança.
    .
    Qualquer coisa que seja “…à portuguesa…” só poder ser um arremedo medíocre!

  3. Esta gente oculta e manipuladora representa a máxima “o poder é uma coisa importante demais para estar nas mãos dos políticos”, ou seja querem, e conseguem, manipular as escolhas eleitorais populares pelo “amestramento” do poder político que mais não são que os seus representantes. A atual democracia é uma farsa, uma falsidade completa, cá, na UE e em todo o mundo dominado pelo poder financeiro.

RESPONDER

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …

A Terra está a comer os seus próprios oceanos

À medida que as placas tectónicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam 3 vezes mais água para o interior do planeta do que se pensava. Estes são os resultados de um novo artigo publicado a …

Portugal sob risco de "chuvas de lama"

Portugal corre neste sábado o risco de chuvas de lama, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que avisa também para a fraca qualidade do ar durante o fim-de-semana. A APA prevê que as regiões de …

CIA concluiu que príncipe saudita ordenou morte de Jamal Khashoggi

O jornal Washington Post noticiou na sexta-feira que a Agência Central de Informações, CIA, concluiu que o príncipe herdeiro saudita ordenou o homicídio do jornalista Jamal Khashoggi em Istambul, citando fontes anónimas. A informação veiculada pelo …

Novas imagens mostram momentos de terror em Alcochete

Foram divulgadas novas imagens captadas pelo sistema de video-vigilância da Academia do Sporting, em Alcochete, que revelam como decorreu a invasão de 15 de Maio de 2018, que culminou com a agressão de jogadores e equipa …