Bagagem de mão nos aviões pode acabar (por causa da pandemia)

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA) recomenda que todas as malas sejam despachadas para o porão para limitar o transporte de bagagem de mão dentro do avião, de forma a reduzir o contacto entre passageiros, staff e infraestruturas.

De acordo com o Observador, a pandemia de covid-19 obrigou à tomada de medidas mais restritivas nos aeroportos para evitar a propagação do vírus e a prática de transportar bagagem de mão dentro do avião está a ser limitada e pode mesmo acabar.

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA) e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças aconselham, no último protocolo de segurança na aviação publicado, que a bagagem de mão permitida na cabine do avião seja encaminhada diretamente para o porão ou que os passageiros evitem levar esse tipo de bagagem.

A agência recomenda que os passageiros façam o check-in online, levem o cartão de embarque no telemóvel e façam a etiquetagem da bagagem fora do aeroporto, para que o processo de controlo no aeroporto seja agilizado e mais seguro.

O protocolo sublinha ainda a importância de manter o distanciamento social nas instalações dos aeroportos, bem como a higienização das mãos e o uso de máscara de proteção.

Já algumas companhias aéreas aderiram a estas recomendações, como é o caso da Vueling, Air Europa e Ryanair. Cada país e cada empresa terão de decidir se também as vão seguir e que medidas irão aplicar.

Em Itália, a bagagem de mão nos aeroportos nacionais e nos voos internacionais para o país vai estar proibida a partir de 26 de julho por “razões de saúde”. Só são permitidos malas de mão pequenas e objetos que possam ser colocados debaixo do assento no avião.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …

Veto da Índia ao TikTok pode custar mais de 5 mil milhões de euros à ByteDance

O executivo indiano anunciou o bloqueio de 59 aplicações móveis chinesas, assegurando que as aplicações roubam dados dos utilizadores e partilham informações com o governo chinês. O grupo chinês de tecnologia ByteDance, que desenvolveu o TikTok, …

Covid-19. “Exemplo de Portugal mostra muito claramente como a situação é frágil”

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, considerou que a situação pandémica é ainda "frágil", dando o exemplo da evolução da covid-19 em Portugal para sustentar que é necessário continuarmos vigilantes. “Penso que o exemplo de …

Catarina Martins diz que há neste momento um acordo entre PS e PSD

A líder do BE, Catarina Martins, considerou hoje que "o Orçamento Suplementar não é uma primeira parte do Orçamento do Estado", mas avisou que o que está a acontecer neste momento no país "é um …

Quase 40% dos restaurantes tenciona avançar para insolvência

Quase 40% das empresas de restauração e bebidas e 18% do alojamento turístico tencionam avançar para insolvência. Os números são resultado de um inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) esta …