Avião da Malásia estava “muito provavelmente” em piloto automático quando caiu

hugokernel / Flickr

-

O vice-primeiro-ministro da Austrália, Warren Truss, afirmou hoje que o avião da Malaysia Airlines, desaparecido a 8 de março, estaria “muito provavelmente” em piloto automático quando ficou sem combustível e se despenhou no Oceano Índico.

“Penso que podemos dizer que é muito, muito provável que o aparelho estivesse em piloto automático. Caso contrário, não teria efetuado a trajetória bastante ordenada que foi identificada através de satélites”, declarou Warren Truss, cujo país continua a coordenar as operações de busca no Oceano Índico.

O Boeing 777 da Malaysia Airlines desapareceu a 8 de março, 239 pessoas a bordo, após ter descolado de Kuala Lumpur rumo a Pequim, onde deveria ter aterrado cerca de seis horas depois.

Em conferência de imprensa, Warren Truss também revelou que foi definido um novo perímetro de buscas pelo avião a sul da zona inicialmente apontada como o destino final da aeronave, a cerca de 1.800 quilómetros da costa ocidental da Austrália.

“A nova zona de prioridade continua a concentrar-se na área onde foi localizada a última comunicação estabelecida com o satélite. Agora, estamos a centrar a nossa busca mais a sul ao longo de um arco delineado com base nestes cálculos”, disse Warren Truss.

Falando da nova fase de operações, o mesmo responsável indicou que será efetuado um rastreio, “em termos gerais, da área onde se iniciaram as buscas”, detalhando que as operações subaquáticas, que devem demorar um ano, vão ser retomadas em agosto.

O barco Fugro Equator, contratado pela Austrália, e o navio Zhu Kezhen da marinha chinesa estão há várias semanas a trabalhar na elaboração de um mapa do fundo marinho, recordou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vai "nascer" em Arouca a maior ponte suspensa do mundo. É a esperança para fazer renascer o turismo

O Turismo de Arouca está a enfrentar dificuldades devido à quebra gerada pela pandemia, mas os empresários aguardam com expectativa a abertura daquela que será a maior ponte suspensa do mundo, já descrita como "extraordinária". Ainda …

"Será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na região de Lisboa

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, considerou que "será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na Grande Lisboa, tendo em conta os números da região nos …

Atraso na partilha de informação. Responsáveis da OMS recusam responder a perguntas sobre China

Os mais altos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) recusaram-se esta quarta-feira a responder diretamente a perguntas sobre um atraso da China na partilha do mapa genético do novo coronavírus com a agência. Três perguntas …

Espanha reabre fronteiras a 22 de junho. Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada

Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a 22 de junho. O país tinha planeado abrir as fronteiras ao turismo estrangeiro a 1 de julho, mas decidiu adiantar a data. Porém, Portugal diz …

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Trabalhadores podem receber 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …

O próximo Wolves? Charlton pode tornar-se "português"

O consórcio português Corporate Football Organisation Portugal (CFO), liderado por Fernando Côrte-Real, está a estudar a compra do Charlton, clube que milita no Championship, o segundo escalão inglês. "A CFO Portugal já existe há pelo menos …

PJ prossegue investigação e confirma envolvimento de alemão no desaparecimento de Maddie

A Polícia Judiciária adiantou esta quarta-feira que prosseguem em Portugal diligências no âmbito da investigação ao desaparecimento da criança inglesa Madeleine McCann, no Algarve, em 2007, confirmando as suspeitas de envolvimento de um cidadão alemão …