“Absolutamente determinantes.” Autárquicas de 2021 vão ser a prova de fogo de Rui Rio

Miguel A. Lopes / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

Rui Rio foi reeleito presidente do PSD este sábado, mas tem pela frente vários desafios. O maior deles todos serão as autárquicas de 2021 que vão ditar muito do seu futuro político. 

Rui Rio mostrou-se disponível para unir o partido, mas colocou em cima da mesa as suas condições: “seriedade e lealdade”. Além disso, avisou que, ao contrário de há dois anos, vai avançar com uma lista própria, sem apoiantes de Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz.

Os dois ex-candidatos poderão influenciar a maioria do Conselho Nacional, mas terão de mobilizar as suas tropas no congresso de 7 a 9 de fevereiro para eleger os seus representantes naquele órgão máximo entre congressos. Ainda assim, fontes próximas do líder disseram ao Diário de Notícias que é pouco provável que as tropas de Montenegro e Pinto Luz abram uma nova frente de guerra a Rio.

No mesmo congresso, poderá também ficar a saber-se quem Rui Rio escolhe para o substituir na direção do grupo parlamentar, sendo o nome mais falado o de Adão Silva, vice-presidente da bancada social-democrata.

Para já, o desafio que Rui Rio tem para frente é o debate do Orçamento do Estado para 2020, depois de ter anunciado o voto contra. Neste âmbito, o social-democrata prometeu que a sua bancada não irá desvirtuar a proposta de Orçamento e tem-se comprometido apenas com uma medida: a redução do IVA para eletricidade.

Mas “estes desafios são pequenos se comparados com os que terá pela frente nas urnas”, disse ao DN uma fonte social-democrata, referindo-se às regionais dos Açores desde ano,  cujo candidato do partido é o vice-presidente José Manuel Bolieiro.

No entanto, a verdadeira prova de fogo trava-se em 2021. Se perder nos Açores este ano, ninguém lhe levará a mal, dado que as eleições autárquicas têm um maior peso de responsabilidade.

Rui Rio estabeleceu como meta mais câmaras e mais mandatos autárquicos, sabendo que é quase impossível passar à frente do PS nessa corrida eleitoral. Em 2017, os socialistas conseguiram 159 municípios e os sociais-democratas apenas 98, e as duas maiores câmaras, Porto  Lisboa, não são do PSD.

Desta forma, uma das maiores metas apontadas pelo líder social-democrata é a conquista da Câmara de Lisboa. O nome de que se faça para encabeçar a lista do partido é a de Filipa Roseta, que liderou a lista de candidatos à Assembleia da República nas legislativas de outubro.

“As eleições autárquicas são absolutamente determinantes para o futuro político de Rio, mas também do PSD”, sublinha a mesma fonte, ouvida pelo matutino.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Estou satisfeito por si sr. Rui Rio e não é por gostar do PSD, mas sim por me rever de algum modo nos princípios que defende mas, principalmente, por detestar a arrogância e o cinismo daquele senhor Montenegro que foi o rosto parlamentar da política que desgraçou as famílias, arruinou as pequenas e médias empresas e lançou o caos nos serviços públicos.

  2. Se continuar com o mesmo pacifismo e comodismo certamente não irá longe, não bastam boas intenções, é preciso pô-las em prática!.

  3. Senhor Rui Rio é para convencer os eleitores das propostas para o País e como as vai pôr em prática, se é para continuar no dizer mal de tudo sem apresentar a sua alternativa não vai convencer os eleitores, pode é convencer que a abstenção suba mais, os portugueses precisam é de soluções de saber que soluções e como as vai pôr em prática, lavar roupa suja os eleitores lavam na máquina de lavar roupa ou no tanque.

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …