“Absolutamente determinantes.” Autárquicas de 2021 vão ser a prova de fogo de Rui Rio

Miguel A. Lopes / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

Rui Rio foi reeleito presidente do PSD este sábado, mas tem pela frente vários desafios. O maior deles todos serão as autárquicas de 2021 que vão ditar muito do seu futuro político. 

Rui Rio mostrou-se disponível para unir o partido, mas colocou em cima da mesa as suas condições: “seriedade e lealdade”. Além disso, avisou que, ao contrário de há dois anos, vai avançar com uma lista própria, sem apoiantes de Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz.

Os dois ex-candidatos poderão influenciar a maioria do Conselho Nacional, mas terão de mobilizar as suas tropas no congresso de 7 a 9 de fevereiro para eleger os seus representantes naquele órgão máximo entre congressos. Ainda assim, fontes próximas do líder disseram ao Diário de Notícias que é pouco provável que as tropas de Montenegro e Pinto Luz abram uma nova frente de guerra a Rio.

No mesmo congresso, poderá também ficar a saber-se quem Rui Rio escolhe para o substituir na direção do grupo parlamentar, sendo o nome mais falado o de Adão Silva, vice-presidente da bancada social-democrata.

Para já, o desafio que Rui Rio tem para frente é o debate do Orçamento do Estado para 2020, depois de ter anunciado o voto contra. Neste âmbito, o social-democrata prometeu que a sua bancada não irá desvirtuar a proposta de Orçamento e tem-se comprometido apenas com uma medida: a redução do IVA para eletricidade.

Mas “estes desafios são pequenos se comparados com os que terá pela frente nas urnas”, disse ao DN uma fonte social-democrata, referindo-se às regionais dos Açores desde ano,  cujo candidato do partido é o vice-presidente José Manuel Bolieiro.

No entanto, a verdadeira prova de fogo trava-se em 2021. Se perder nos Açores este ano, ninguém lhe levará a mal, dado que as eleições autárquicas têm um maior peso de responsabilidade.

Rui Rio estabeleceu como meta mais câmaras e mais mandatos autárquicos, sabendo que é quase impossível passar à frente do PS nessa corrida eleitoral. Em 2017, os socialistas conseguiram 159 municípios e os sociais-democratas apenas 98, e as duas maiores câmaras, Porto  Lisboa, não são do PSD.

Desta forma, uma das maiores metas apontadas pelo líder social-democrata é a conquista da Câmara de Lisboa. O nome de que se faça para encabeçar a lista do partido é a de Filipa Roseta, que liderou a lista de candidatos à Assembleia da República nas legislativas de outubro.

“As eleições autárquicas são absolutamente determinantes para o futuro político de Rio, mas também do PSD”, sublinha a mesma fonte, ouvida pelo matutino.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Estou satisfeito por si sr. Rui Rio e não é por gostar do PSD, mas sim por me rever de algum modo nos princípios que defende mas, principalmente, por detestar a arrogância e o cinismo daquele senhor Montenegro que foi o rosto parlamentar da política que desgraçou as famílias, arruinou as pequenas e médias empresas e lançou o caos nos serviços públicos.

  2. Se continuar com o mesmo pacifismo e comodismo certamente não irá longe, não bastam boas intenções, é preciso pô-las em prática!.

  3. Senhor Rui Rio é para convencer os eleitores das propostas para o País e como as vai pôr em prática, se é para continuar no dizer mal de tudo sem apresentar a sua alternativa não vai convencer os eleitores, pode é convencer que a abstenção suba mais, os portugueses precisam é de soluções de saber que soluções e como as vai pôr em prática, lavar roupa suja os eleitores lavam na máquina de lavar roupa ou no tanque.

RESPONDER

Mutação do coronavírus pode ter tido origem em Espanha (e isso pode explicar a segunda vaga)

Análises realizadas pela Universidade de Basileia, a Escola Politécnica Federal de Zurique e o consórcio espanhol SeqCovid-Spain, liderado pelo Conselho Superior de Investigação Científica, mostram que a nova variante se espalhou pela Europa e outras …

Arqueólogos encontraram lamas sacrificadas pelos Incas no Peru

Arqueólogos encontraram, no Peru, restos mortais mumificados de cinco lamas que foram sacrificadas pelos deuses Incas há cerca de 500 anos. De acordo com o site Live Science, as lamas mumificadas ainda estão adornadas com os cordões …

"Nunca vi nada assim." Ameaça terrorista é mais intensa do que nunca em França (e mais difícil de travar)

O ataque terrorista dentro de uma Igreja em Nice, com a morte de 3 pessoas, veio reforçar a ameaça do terrorismo islâmico em França. Já havia sinais e alertas oficiais de perigo numa altura em …

Costa recebe partidos esta sexta-feira. "Nenhuma medida está excluída", garante Costa

O primeiro-ministro recebe esta sexta-feira, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de covid-19. Além disso, o Governo vai auscultar …

Ratos-toupeira-nus foram apanhados a raptar bebés de outras colónias

Cientistas descobriram dois casos em que ratos-toupeira-nus foram raptados da sua colónia, tendo sido transformados em escravos. De acordo com o site Science Alert, embora os ratos-toupeira-nus (Heterocephalus glaber) sejam pequenos, têm grandes colónias compostas por …

Não houve multas por falta de máscaras (e o Canhão da Nazaré não desiludiu)

Milhares de pessoas juntaram-se, algumas das quais sem máscaras, para ver as ondas gigantes da Nazaré, nesta quinta-feira, mas nenhuma delas foi multada, apesar de violarem as regras da Direcção-Geral da Saúde (DGS). No mar, …

Bolsonaro afirma que vai "erradicar o comunismo" do Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira, num evento público, que "se Deus quiser, poderá comemorar-se em breve a erradicação do comunismo" no país. "Vamos, num curto espaço de tempo, expulsar o comunismo do país", …

Deslocações entre concelhos proibidas a partir de hoje. Marcelo desautoriza juridicamente o Governo

A circulação de pessoas para fora do concelho de residência está limitada em Portugal a partir das 0h desta sexta-feira até às 6h de terça-feira, no âmbito das medidas para conter a pandemia de covid-19. A …

Afinal, os bioplásticos não são mais seguros do que os plásticos tradicionais

Nos últimos anos, os bioplásticos surgiram no mercado como uma alternativa ao plástico convencional. O bioplástico tem algumas vantagens aparentes pois geralmente é feito de material reciclado ou celulose vegetal. Contudo, um novo estudo mostra …

Cristais do tempo poderiam permitir simular toda a Internet com poucos qubit

Uma equipa de cientistas japoneses propôs um método que usa cristais do tempo para simular redes massivas com muito pouco poder de computação. Os cristais do tempo podem ser o próximo grande salto na pesquisa de …