“Absolutamente determinantes.” Autárquicas de 2021 vão ser a prova de fogo de Rui Rio

Miguel A. Lopes / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

Rui Rio foi reeleito presidente do PSD este sábado, mas tem pela frente vários desafios. O maior deles todos serão as autárquicas de 2021 que vão ditar muito do seu futuro político. 

Rui Rio mostrou-se disponível para unir o partido, mas colocou em cima da mesa as suas condições: “seriedade e lealdade”. Além disso, avisou que, ao contrário de há dois anos, vai avançar com uma lista própria, sem apoiantes de Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz.

Os dois ex-candidatos poderão influenciar a maioria do Conselho Nacional, mas terão de mobilizar as suas tropas no congresso de 7 a 9 de fevereiro para eleger os seus representantes naquele órgão máximo entre congressos. Ainda assim, fontes próximas do líder disseram ao Diário de Notícias que é pouco provável que as tropas de Montenegro e Pinto Luz abram uma nova frente de guerra a Rio.

No mesmo congresso, poderá também ficar a saber-se quem Rui Rio escolhe para o substituir na direção do grupo parlamentar, sendo o nome mais falado o de Adão Silva, vice-presidente da bancada social-democrata.

Para já, o desafio que Rui Rio tem para frente é o debate do Orçamento do Estado para 2020, depois de ter anunciado o voto contra. Neste âmbito, o social-democrata prometeu que a sua bancada não irá desvirtuar a proposta de Orçamento e tem-se comprometido apenas com uma medida: a redução do IVA para eletricidade.

Mas “estes desafios são pequenos se comparados com os que terá pela frente nas urnas”, disse ao DN uma fonte social-democrata, referindo-se às regionais dos Açores desde ano,  cujo candidato do partido é o vice-presidente José Manuel Bolieiro.

No entanto, a verdadeira prova de fogo trava-se em 2021. Se perder nos Açores este ano, ninguém lhe levará a mal, dado que as eleições autárquicas têm um maior peso de responsabilidade.

Rui Rio estabeleceu como meta mais câmaras e mais mandatos autárquicos, sabendo que é quase impossível passar à frente do PS nessa corrida eleitoral. Em 2017, os socialistas conseguiram 159 municípios e os sociais-democratas apenas 98, e as duas maiores câmaras, Porto  Lisboa, não são do PSD.

Desta forma, uma das maiores metas apontadas pelo líder social-democrata é a conquista da Câmara de Lisboa. O nome de que se faça para encabeçar a lista do partido é a de Filipa Roseta, que liderou a lista de candidatos à Assembleia da República nas legislativas de outubro.

“As eleições autárquicas são absolutamente determinantes para o futuro político de Rio, mas também do PSD”, sublinha a mesma fonte, ouvida pelo matutino.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Estou satisfeito por si sr. Rui Rio e não é por gostar do PSD, mas sim por me rever de algum modo nos princípios que defende mas, principalmente, por detestar a arrogância e o cinismo daquele senhor Montenegro que foi o rosto parlamentar da política que desgraçou as famílias, arruinou as pequenas e médias empresas e lançou o caos nos serviços públicos.

  2. Se continuar com o mesmo pacifismo e comodismo certamente não irá longe, não bastam boas intenções, é preciso pô-las em prática!.

  3. Senhor Rui Rio é para convencer os eleitores das propostas para o País e como as vai pôr em prática, se é para continuar no dizer mal de tudo sem apresentar a sua alternativa não vai convencer os eleitores, pode é convencer que a abstenção suba mais, os portugueses precisam é de soluções de saber que soluções e como as vai pôr em prática, lavar roupa suja os eleitores lavam na máquina de lavar roupa ou no tanque.

RESPONDER

Enfermeiros que deixem de ser chefes regressam ao início da carreira

Há enfermeiros que regressaram ao início de carreira depois de terem abandonado as suas funções de chefia, revela o jornal Público. Tal como escreve o matutino, que avança a notícia esta quinta-feira, para que estes …

"Ronaldo foi abandonado pela equipa". Imprensa italiana arrasa Juve e elogia CR7

O Lyon tirou partido do fator casa e surpreendeu a octocampeã italiana, Juventus, em França, e ganhou esta quarta-feira uma vantagem importante - embora ténue - na eliminatória com os bianconeri para a Liga dos …

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O futebolista espanhol …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …

SC Braga eliminado da Liga Europa. FC Porto e Benfica obrigados a vencer

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição europeia. O …