PSD também vai propor redução do IVA da luz (mas “sem desvirtuar” o Orçamento)

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

Esta quarta-feira, o líder social-democrata, Rui Rio, anunciou que o partido irá propor a redução do IVA para a eletricidade, mas prometeu que o PSD não vai desvirtuar a proposta de Orçamento do Estado para 2020.

À margem de uma visita a uma Unidade de Saúde Familiar, em Lisboa, Rui Rio garantiu que a disputa interna do partido não vai atrasar as propostas orçamentais a especialidade, que estão a ser preparadas.

“Aquela que eu já referi que possa ter relevo político nacional é a questão da redução do IVA da eletricidade, essa faremos”, sublinhou o líder do PSD, avisando que a proposta não pode desvirtuar a proposta orçamental do Executivo.

O PSD junta-se ao Bloco de Esquerda e ao PCP, partidos que já apresentaram propostas para baixar a taxa do IVA sobre a eletricidade e gás natural. O Bloco apresentou, contudo, uma proposta mais moderada no impacto orçamental: em vez de baixar já o IVA para 6%, os bloquistas propõem uma descida faseada – primeiro para 13% em junho de 2020, e só para a taxa reduzida de 6% em 2022.

Segundo o Observador, as declarações de Rio dão a entender que o PSD deverá apresentar uma alternativa que limita também a perda de receita neste imposto. “Todas as propostas que viremos a fazer é com sentido de responsabilidade. Sentido de responsabilidade é perceber que este Orçamento é de um Governo que não é do PSD, é um Orçamento que aparece já construído”, disse ainda o recandidato à liderança.

“É lícito que a oposição faça algumas propostas emblemáticas que tentem marcar uma posição política, mas não é lícito que queira desvirtuar completamente o Orçamento a apresentar 1001 propostas”, acrescentou.

Na área da Saúde, Rui Rio apontou como principal problema “a otimização da gestão”, que classificou como “fraquíssima”. “Obviamente que, havendo mais dinheiro para a Saúde, é melhor, mas os problemas de funcionamento são um problema de gestão. Não adianta atirar com dinheiro para cima da Saúde se não se tomarem as medidas de gestão necessárias”, considerou.

Na próxima sexta-feira, véspera da segunda volta das eleições internas no PSD, Rui Rio irá reunir-se com a Ordem dos Médicos, no Porto, para fazer uma avaliação de problemas no setor.

Questionado ainda sobre os reparos feitos esta quarta-feira pela Comissão Europeia sobre a proposta de Orçamento – que aponta risco de incumprimento das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento – o líder dos sociais-democratas referiu que são semelhantes aos alertas que o PSD tem feito.

“Temos referido que a carga fiscal tem vindo permanentemente a aumentar. Podemos dizer de outra forma, que a despesa pública tem vindo a aumentar relativamente ao produto, que é o que preocupa a Comissão Europeia. Estados todos a dizer mais ou menos a mesma coisa”, atirou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E nas alterações apresentam onde ir buscar o dinheiro que se deixa de receber na baixa de impostos? Eu quero pagar menos de impostos mas quero saber também onde me vão cortar para poderem baixar os impostos, o dinheiro não é elástico, para cortar num lado algum lado terá de ser prejudicado sabendo todos nós que nas mordomias aos políticos, e cortar nas clientelas politicas não é o forte dos nossos políticos só resta cortarem nos mais fracos, propor baixa de impostos é bonito e populista, mas dizer onde ir buscar o dinheiro para as necessidades do País é que a porca torce o rabo .

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …