PSD vai votar contra o Orçamento na generalidade

O presidente e líder parlamentar do PSD, Rui Rio, anunciou esta terça-feira que o partido votará contra a proposta de Orçamento do Estado para 2020 na generalidade.

“Naturalmente, a minha proposta é que PSD vote na generalidade contra o Orçamento do Estado”, anunciou Rui Rio, no encerramento das jornadas parlamentares de um dia que o PSD realizou na Assembleia da República.

De acordo com o jornal ECO, o líder do PSD explicou que olhou para sete pontos para decidir o voto. Rui Rio diz que a carga fiscal aumenta com este OE e que o Estado vai cobrar mais 1.740 milhões de euros do que previa em 2018 – e está “longe” de corresponder ao que o PSD considera necessário, que vai no sentido da redução, explicou.

Além da carga fiscal, Rui Rio olhou para o peso da despesa pública no PIB para decidir o voto. “Continua a subir”, disse. Quanto ao combate de endividamento externo, Rui Rio não fica satisfeito com o que encontra no OE. “Não um notório agravamento”, mas não há estímulos à poupança, avisa o líder do PSD, que fala de um agravamento do saldo externo.

Um dos pontos para os quais Rio também olhou foi o défice estrutural, que é eliminado neste Orçamento, tendo elogiado esta meta do Governo. Rio admitiu que nesta matéria tem diferenças face a Manuela Ferreira Leite que defendeu que é preciso ver as consequências da redução do défice, mas acusou o Governo de o conseguir “à boleia” de fatores conjunturais como os dividendos do Banco de Portugal e a redução dos juros.

Rui Rio referiu ainda que, da análise qualitativa e quantitativa do investimento público, não vê que 2020 vá ser diferente dos anos anteriores, quando a execução ficou abaixo da previsão inicial de investimento. A reforma da Administração Pública é outra das áreas analisadas para decidir o voto.

Rui Rio olhou ainda para o que vai ser executado e o que não vai, gerando uma margem de manobra para o ministro das Finanças.

“O discurso não mudou e esta parte correu mal. Foi mesmo a que correu pior”, declarou, acusando Mário Centeno de dizer “inverdades”. “Onde estão 590 milhões de euros?”, perguntou. E acusou o ministro das Finanças se faz “desentendido”. Rio refere-se ao facto de o saldo em contabilidade pública que serve para fazer a passagem para a contabilidade nacional ser inferior em 590 milhões de euros ao que é usado para apurar o saldo em contabilidade pública.

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 será votada na generalidade na sexta-feira – não tendo ainda viabilização garantida -, na véspera das eleições diretas para a liderança do PSD, que Rio disputa com o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o atual vice-presidente da Câmara de Cascais Miguel Pinto Luz.

Sabe-se que o Bloco de Esquerda não vai votar a favor, enquanto que o PCP se mantém em silêncio. O PAN anunciou que ia decidir o sentido de voto esta quinta-feira, bem como o Livre. O PSD/Madeira só revela o sentido de voto na sexta-feira.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. politica interna do próprio partido…
    Acho engraçado tomar uma opção por questão de sobrevivência dentro do próprio partido

  2. É um anedota, não mais se pode queixar de o Governo estar nas mãos dos Comunistas, a má desculpa de que foi por os argumentos do António Costa não pega, em politica isso não tem cabimento, claro que nem foi por as palabras do A. Costa, nem foi a vontade de Rui Rio, foi aquela ala de gamelas que querem o poder a todo o custo, mesmo á biqueirada.
    Assim roubaram milhares de votos ao PSD que tinham o Rui Rio como o homem superior á Politica, com o interesse Nacional acima do PSD, Perdeu a oportunidade de ser o superior, ser diferente dos outros, assim ganhar a toda a Esquerda, inclusivamente ao PS, e a toda a Direita, seria o único a ganhar, assim talvez seja o único a perder, não percebem nada de politica, ou é a fome de tacho.

  3. É um anedota, não precisava de votar contra, não mais se pode queixar de o Governo estar nas mãos dos Comunistas, a má desculpa de que foi por os argumentos do António Costa não pega, em politica isso não tem cabimento, claro que nem foi por as palabras do A. Costa, nem foi a vontade de Rui Rio, foi aquela ala de gamelas que querem o poder a todo o custo, mesmo á biqueirada.
    Assim roubaram milhares de votos ao PSD que tinham o Rui Rio como o homem superior á Politica, com o interesse Nacional acima do PSD, Perdeu a oportunidade de ser o superior, ser diferente dos outros, assim ganhar a toda a Esquerda, inclusivamente ao PS, e a toda a Direita, seria o único a ganhar, assim talvez seja o único a perder, não percebem nada de politica, ou é a fome de tacho.

RESPONDER

Príncipe Filipe “melhorou ligeiramente”, mas já há protocolo em caso de óbito real

Numa altura em que está prestes a completar 100 anos de idade, o marido da Rainha Isabel II encontra-se internado desde 16 de Fevereiro. Esta semana o duque de Edimburgo foi transferido de hospital devido …

Pedrógão Grande. Associação de Vítimas diz que relatório confirma que nada mudou na floresta

O relatório da comissão eventual de inquérito parlamentar sobre Pedrógão Grande confirma as preocupações da Associação de Vítimas relativamente à falta de ação na floresta da região. “[O relatório] confirma a evidência que já tínhamos de …

Nova Zelândia atingida por sismo de 7,2 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter abalou, esta quinta-feira, a costa nordeste da Nova Zelândia. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami, pedindo aos habitantes que se afastassem da costa, que …

Partido de extrema-direita alemão AfD colocado sob vigilância

A Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita alemão, foi colocado sob vigilância a 25 de fevereiro pelo serviço de segurança interna do país, revelou na quarta-feira o Süddeutsche Zeitung. De acordo com o Expresso, …

Caso BES está parado há 8 meses (por causa de uma tradução para francês)

O caso BES está parado há oito meses. O atraso deve-se a uma tradução para francês das quatro mil páginas do processo, necessária para notificar três arguidos suíços. De acordo com o Jornal de Notícias, que …

Lopetegui continua interessado em Corona

O treinador dos espanhóis do Sevilha, Julen Lopetegui, continua interessado na contratação de Tecatito Corona, que alinha pelo FC Porto.  De acordo com o jornal La Razón, o treinador espanhol continua interessado na contratação do jogador mexicano …

Tem de haver "solidariedade estratégica" na pervensão de fogos. Costa oferece bonsai a Marcelo

O Presidente da República foi convidado especial do último Conselho de Ministros do seu primeiro mandato, dedicado às florestas, onde se discutiu o Programa Nacional de Ação do Plano de Gestão Integrada de Fogos Rurais. …

Bolsonaro volta a criticar os media. "Para a imprensa o vírus sou eu"

O Presidente brasileiro voltou a criticar a imprensa e, num momento de descontrolo da pandemia no país, afirmou que para os jornalistas o vírus é o próprio chefe de Estado. "Estamos a fazer o dever de …

Miguel Duarte foi ilibado da acusação de auxílio à imigração ilegal, "mas não foi feita justiça"

Miguel Duarte que, juntamente com outros ativistas, estava a ser acusado pela justiça italiana de ajuda à imigração ilegal, foi "ilibado", mas "o caso segue para tribunal com uma acusação aos restantes membros". A revelação foi …

Parque das Nações recebe Comic Con em dezembro

Com o mote "A New Hope", a sétima edição da Comic Con terá lugar no Parque das Nações, em Lisboa, no mês de dezembro. A sétima edição da Comic Con Portugal, um evento dedicado à cultura …