“Só há coragem para Ovar?”. Malheiro sugere cerca sanitária em Lisboa

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro

O presidente da Câmara de Ovar afirmou, este domingo, que “Lisboa está a colocar em risco todo o país” relativamente à propagação da covid-19, deixando implícita a sugestão de uma cerca sanitária à capital.

Numa mensagem no Twitter, o autarca do PSD, Salvador Malheiro, começou por recordar que, a 17 de março, “percebeu-se o cerco em Ovar” porque “era o único município em contaminação comunitária”.

Depois, “todo o país passou a essa condição, não fazia sentido fazer cercos”, prosseguiu o presidente da Câmara de Ovar, acrescentando que, “entretanto, tudo melhorou”.

“Hoje, Lisboa está a colocar em risco todo o país. Não esperem mais. Ou só há coragem para Ovar?”, questionou Salvador Malheiro.

Este domingo, a região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) registou 77% dos novos casos de covid-19, concentrando 225 das 292 novas infeções, segundo o boletim da situação epidemiológica em Portugal divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O primeiro ministro, António Costa, reúne-se, esta segunda-feira, com os presidentes dos cinco municípios da Área Metropolitana de Lisboa que despertam maior preocupação devido ao elevado número de novos casos nas últimas semanas.

Entre os autarcas convocados para a reunião estão Fernando Medina (Lisboa), Basílio Horta (Sintra), Carla Tavares (Amadora), Hugo Martins (Odivelas) e Bernardino Soares (Loures), que devem discutir o eventual aprofundamento das medidas de contenção da pandemia.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assegurou que apoiará o que o Governo decidir depois desta reunião, naquilo “que for necessário fazer para impedir o descontrolo” do desconfinamento na região de Lisboa.

O líder do Governo vai estar nesta reunião acompanhado pela ministra da Saúde, Marta Temido, bem como pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, responsável pela gestão da crise sanitária na região.

Portugal regista 1530 mortes e 39.133 casos desde que foi reportado o primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus, no dia 2 de março.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

43 COMENTÁRIOS

    • Malheiro é um autarca de enorme experiência e um dos melhores do país. Ele sabe do que fala. O amiguismo da equipa governativa não permite a Costa fazer uma cerca sanitária, no núcleo da capital. Além do mais seria aceitar o retrocesso do processo pandémico e a consequente falha do governo pelo resvalar da situação.

    • Este senhor estava a aguardar algo para querer dar nas vistas.
      É com políticos desta envergadura, que o partido, infelizmente, não anda.
      Podia estar caladinho…mais um tiro no pé !!!

  1. E porque não? Com certeza seria preciso definir corretamente as áreas em causa e as limitações adequadas, mas enquanto nada se fizer está o resto de Portugal a sofrer consequências. A cerca iria servir de proteção ao resto do território e ao mesmo tempo facilitar e acelerar a identificação e tratamento das pessoas infetadas. É quase uma questão de bom senso.

    • Sim, claro e, como é óbvio, isso está a ser feito.
      O Trump de Ovar não sabe (nem quer saber!) o que está a ser feito na AM Lisboa… ele gosta é de atenção e de fazer ruído no Twitter…

      • Votei no Salvador Malheiro. Se pudesse dar-lhe 1000 votos, não hesitaria. É um dos mais activos e inteligentes autarcas do país.

        • Não tinha visto esta pérola!!
          1000 votos? Ironia ou estupidez?!
          Calha bem, até porque foi o Malheiro que andou a falsificar votos no PSD!!
          Até apareceram 17 votos de uma casa onde só havia 8 habitantes – e NENHUM era do PSD!…
          “Como os caciques de Ovar angariaram votos para Rio”
          observador.pt/especiais/video-como-os-caciques-de-ovar-angariaram-votos-para-rio/

  2. É melhor continuarem a espalhar a peste como aconteceu na minha terra onde a filha veio ver os pais e contaminou os aos dois…

  3. Se Ovar teve cerco porque não Lisboa quando os números estão acima já ha semanas? São tb diferentes? À pois são é q se fizer o cerco os srs politicos não podem sair de Lisboa né?? É sempre a mesma bosta.

    • Mas, Lisboa é Lisboa…, o resto é paisagem! Lá pode-se fazer o que for, mas nada que vai contra os potenciais votos!

    • Exactamente. Estes governantes não querem estar cercados nem dar parte de fracos. Adoptar a cerca sanitária era assumir oficialmente a sua falha e fracasso nesta fase da pandemia.

  4. Os Lisbueiros estão abertos e já não se pode com o cheiro… É fazer a cerca e, de preferência, depois encher de água até cima

  5. Pois, parece-me a mim que o Malheiro tem toda a razão. Aliás, do que pude ir acompanhando, pareceu-me uma pessoa bastante esclarecida no contexto da Covid19 e do que foi necessário fazer. Alguém que resolve e nem tanto alguém que gosta de palco, que no fundo é o tipo de pessoas que faz falta.
    Devia-se ponderar esta possibilidade rapidamente, pois a situação justifica-se.
    Em alguns concelhos nos quais tenho acompanhado mais a evolução dos casos, os casos novos são todos (ou na sua esmagadora maioria) provenientes da zona de Lisboa. E estou a falar de concelhos que se situam a várias centenas de quilómetros da região de Lisboa e Vale do Tejo.
    Que não venha a ser necessário correr atrás do prejuízo…

  6. Por acaso, o Presidente da Câmara de Ovar é a pessoa com mais autoridade moral para se queixar já que o seu município foi o único a ter cerca sanitária. E nem sequer foi o município com mais infetados! Os ovarenses foram, comparativamente com os outros portugueses, os mais duramente tratados.

  7. Cansado de ver tantas reportagens de distúrbios e comportamentos que qualifico de criminosos, para não dizer “terroristas”, de ouvir tanta informação e desinformação, tantas sondagens e percentagens mais ou menos credíveis, de ler comentários apontando a culpa ao Norte ao Sul ao Oeste e Este, cada um defendendo a sua capelinha como se trata-se de clubes de futebol. Caros colegas comentadores, tomei como atitude quanto aos cuidados a ter em Sociedade, indiferentemente da Região, e considero que no Território Português temos 10 milhões de infectados incluindo Eu, provavelmente. Portanto é melhor deixarem-se de certas considerações mais ou menos abjetas. A virulência desta nova estirpe en ausência de tratamento e vacina, vai certamente causar baixas importantes na População, no equilíbrio da Economia e de modo geral afectar seriamente o nosso modo de viver para não dizer sobreviver. Claro que as acções provocatórias de alguns, a falta de meios humanos e materiais são a tempestade perfeita para causar uma catástrofe Nacional quasi incontrolável. Por este andar, virá a ser decretado novo estado de emergência com as piores consequências para o País. Portanto o mal maior não vem do Norte ou do Sul, o nosso pior inimigo viaja connosco !..bem haja a todos.

  8. O senhor Malheiro tem toda a razão, repare-se que inicialmente alguém logo apontou provocatória-mente como razão o Norte ser mais afectado por ser mais “pobre”, esqueceram as ligações industriais e comerciais dessa região com Itália e outros, no seu concelho foi tomada uma medida de fundo e resultou, mas agora como pelos vistos o vírus se virou para os ricos, e é interessante ver que ele é de origem comunista e logo de um comunismo que não nega nada a paixão pelo capital, possivelmente agora instalou-se numa zona mais rica e poderá não querer arredar pé, aqueles que por aqui teimam em fazer de conta que nada se passa, que se cuidem, pois o gajo poderá engraçar com eles e então certamente mudarão de opinião.

  9. Vota Malheiro, têm muita razão no que diz, e ninguém o pode contrariar, foi homem de coragem e agora esses saloios de Lisboa quem é que pensam que são a mais dos outros portugueses, sejam solidários para com o resto do pais, ou sejam assumam as vossas responsabilidades, que estão prestes a arrebentarem o resto do pais. fiquem descansados que vos enviamos comida senão morriam á fome sem a malta do centro e norte.

  10. Este pastor de ovelhas compara Ovar a Lisboa e afirma que Lisboa tem 500 mil habitantes.

    É demasiado para ele perceber que o problema não tem a ver com Lisboa, mas sim com a Grande Lisboa; o que é completamente diferente e, onde habitam cerca de 3 milhões de pessoas.

    É o que dá não sair da aldeia. Sabe que Lisboa existe, mas como nunca lá pôs os pés, emite opiniões só porque sim.

RESPONDER

GP de Portugal. Há 14 casos de covid-19 em equipas de Fórmula 1

Em conferência de imprensa, a Proteção Civil do Algarve revelou que foram identificados 14 casos de covid-19 entre pilotos e staff de equipas da Fórmula 1 que estiveram em Portimão. Foram identificados 14 casos de covid-19 …

Islâmicos "têm o direito" de matar franceses. Twitter retira comentário de ex-primeiro-ministro da Malásia

A rede social Twitter retirou um comentário controverso do antigo primeiro-ministro malaio ​​​​​​​Mahathir Mohamad, relativo ao debate desencadeado pelas palavras do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o islão. Numa série de mensagens, em que Mahathir Mohamad …

Governo pondera decretar recolher obrigatório e restrições em mais municípios

O Governo está a avaliar avançar com o recolhimento obrigatório e alargar as restrições impostas em Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada a mais municípios, recusando, no entanto, um novo confinamento geral, disse hoje o …

Gigante americana Walmart retira (temporariamente) armas e munições das prateleiras

A gigante de distribuição norte-americana Walmart decidiu retirar temporariamente armas e munições das prateleiras das suas lojas, anunciou na quinta-feira um porta-voz da cadeia. A medida preventiva foi tomada a cinco dias de uma eleição presidencial …

BE afasta para já estado de emergência e defende requisição civil na saúde

A coordenadora do BE afastou para já a necessidade de um novo estado de emergência e defendeu que o Governo utilize toda a capacidade instalada na saúde, se necessário recorrendo à requisição civil dos setores …

Sismo de magnitude 7 abala Turquia e Grécia e provoca mini-tsunami. Pelo menos 4 pessoas morreram

Quatro pessoas morreram no oeste da Turquia, depois de um forte terramoto de magnitude 7 atingir o Mar Egeu na tarde desta sexta-feira. O abalo derrubou edifícios em áreas costeiras e fez pelo menos 120 …

EDP desiste de processo contra o Estado, mas vai levar tarifa social a Bruxelas

A EDP desistiu da litigância judicial com o Estado sobre a contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE), mas vai pedir à Comissão Europeia uma análise sobre o mecanismo de financiamento da tarifa social a …

"Fora com os pretos". Universidades e escolas de Lisboa vandalizadas com mensagens racistas

Várias universidades e escolas secundárias da região de Lisboa foram vandalizadas com mensagens de teor racista e xenófobo. "Viva a Europa Branca" ou "Fora com os pretos" são algumas das frases escritas. Várias pessoas denunciaram esta …

Preços das casas não baixam porque há Fundos a comprar tudo

Apesar de estarmos em plena crise pandémica, os preços das casas não têm sofrido uma baixa significativa. Uma realidade que se pode explicar pelo interesse de alguns Fundos na aquisição de imóveis, com a perspectiva …

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …